De novo a Crise!...
GIPOPE - ESTRATÉGIA.
NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
INTERNACIONAL --\\-- GRÉCIA -´.`- [[ ZONA DO EURO ]]
Cerca de 1,1 milhão de pessoas estavam sem emprego em fevereiro
A falta de desemprego atinge mais a parcela de gregos com idade de 15 a 24 anos, faixa em que 54% da população está sem trabalho.
Os dados do governo mostraram que cerca de 1,1 milhão de pessoas estão desocupadas no país, mais de 42% do que a quantidade registrada um ano atrás.
O altíssimo desemprego explica o resultado das eleições parlamentares do último domingo, quando os dois partidos que participavam da coalizão que governava o país — o socialista Pasok e o conservador Nova Democracia — saíram prejudicados. São as únicas agremiações que se comprometeram a manter os cortes orçamentários e medidas de austeridade em andamento. Esse rigor fiscal foi imposto pela União Europeia (UE) e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) para a liberação do empréstimo de € 130 bilhões de socorro ao país. A população mostrou a insatisfação com as medidas nas urnas.
Depois do resultado do pleito, tanto o partido conservador Nova Democracia, mais votado, quanto a Coalizão de Esquerda Radical (Syriza), o segundo mais votado, falharam nas tentativas de formar uma nova coalizão para governar o país. Se o socialista Pasok também não conseguir apoio de outros partidos para formar uma base parlamentar de apoio majoritário, analistas consideram inevitável que o país tenha de definir um governo interino e realizar novas eleições em junho.
“O desemprego em alta deve estimular gregos a votar em partidos contrários à austeridade”, disse Alastair Newton, analista político do banco japonês Nomura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário