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segunda-feira, 14 de abril de 2014

G1 testou: Brasileiro 'North Wind' é criativo quebra-cabeça de cenários


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Jogador precisa combinar partes da tela do jogo para avançar na aventura.
Título foi lançado para iPad em março por US$ 1.

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14/04/2014 13h49 - Atualizado em 14/04/2014 13h49
Postado às 16h45m
Bruno Araujo Do G1, em São Paulo
Publicitário por formação, o paulista Henry Gosuen percebeu um dia que, como tantas outras pessoas, estava na profissão errada. Apaixonado por games, estudou por conta própria o ofício e no último ano se dedicou sozinho – programação, arte e trilha sonora – à produção de "North Wind: Trilo da Consciência", lançado em março para iPad (clique aqui).

O resultado é um jogo que alia uma mecânica criativa de reorganização de cenários com uma particular sensação de estranheza. Assista ao vídeo acima.

"North Wind" mistura elementos de plataforma e RPG, mas com a adição de um recurso que se assemelha a um quebra-cabeça de cenários. Ao invés de avançar lateralmente por fases, digamos, "prontas", você precisa combinar partes de oito mundos diferentes na mesma tela para criar um caminho pelo mapa.

O game divide a tela do iPad horizontalmente em três. Com uma "arrastada" em uma dessas áreas, a floresta que levava a uma sala sem saída é substituída por um mundo de gelo com um botão para apertar, por exemplo.
Em 'North Wind', jogador precisa combinar partes de cenários para avançar no game (Foto: Divulgação/Henry Goulsen)
Em 'North Wind', jogador precisa combinar partes de cenários para avançar no game (Foto: Divulgação/Henry Gosuen)

Essa mecânica dispensa a linearidade excessiva de muitos games 2D e dá uma sensação de liberdade revigorante ao jogador, permitindo que ele descubra sozinho o trajeto certo para continuar a aventura.

É claro que, no fim das contas, nem todos os caminhos levam a algum lugar e existe uma ordem correta para completar o jogo. Mas isso só é constatado após rearranjar e percorrer os vários cenários em uma busca constante pela luz no fim do túnel, fato que se encaixa bem à narrativa fragmentada e surreal do jogo. É um princípio simples, mas que traz sofisticação.

Surreal, aliás, é o nome do meio de "North Wind". Tudo no jogo tem uma nuance de bizarro. Das texturas que parecem ter sido emprestadas de um "Alex Kidd" obscuro ao fato de o protagonista, em alguns momentos, se assemelhar a um homem nu de salto alto, o game é uma verborragia de estranhezas que, em conjunto, tornam a experiência instigante e ainda mais única.

Pegue o enredo, por exemplo. Você assume o papel de Dir, um guerreiro em busca de sua mentora, a amazona Makayla. Logo no início do jogo, no entanto, ela é destruída por uma mandrágora e sua comparsa, mas Dir não se recorda disso. Óbvio, pois ele perdeu a memória durante o combate enquanto virava um homem-raposa.

O jogo tem seus problemas técnicos. A movimentação de pulo de Dir não é o que podemos chamar de "precisa" e o uso de "encostadas", e não golpes de verdade, para derrotar os adversários pode soar aleatório ou improvisado demais.

Mas isso não atrapalha a excitante sensação de ponto de interrogação causada por "North Wind", que tem também uma trilha sonora "chiptune" sombria e empolgante. 

Com pouca lógica e explicações, o game se torna uma experiência bem particular e diferente do que geralmente vemos em jogos de smartphones e tablets. Por que não temos mais coisas assim?
'North Wind: Trilo da Consciência' (Foto: Divulgação/Henry Gosuen)
'North Wind: Trilo da Consciência'
(Foto: Divulgação/ Henry Gosuen)

"North Wind: Trilo da Consciência"
Plataformas:
iOS (versão testada)
Produção:
Henry Gosuen
Gênero: plataforma, RPG e quebra-cabeça
Lançamento: 26 de março de 2014 nos Estados Unidos
Jogadores: 1
Classificação indicativa: 9 anos
Preço: US$ 1 (R$ 2,20)

Prós: mecânica de combinação de cenários é criativa e dá liberdade ao jogador; jogo tem clima de estranheza único e instigante;
Contras: movimentação de pulo é imprecisa; sistema de microtransações para reviver com mais energia é um pouco injusto.


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Google compra start-up de drones aeroespaciais


Aviões não tripulados vão integrar o projeto Loon, para oferecer internet em lugares sem conexão por terra
MOUNTAIN VIEW – O Google anunciou nesta segunda-feira a compra da Titan Aerospace, start-up que desenvolve projeto de drones para voar em altitudes elevadas. Os valores da negociação não foram divulgados. 

Em comunicado, a gigante de buscas informou que a equipe da Titan vai atuar junto ao projeto Loon, que pretende levar internet a recantos do mundo com o uso de balões e, a partir de agora, aviões não tripulados.

A Titan continua sob o comando de Vern Raburn, ex-diretor executivo da Symantec. Os cerca de 20 funcionários da empresa serão mantidos na sede atual, no Novo México. 

Além do projeto Loon, a equipe da Titan vai participar do Makani, projeto do Google para o desenvolvimento de turbinas de ar para a geração de energia.

“Ainda é cedo, mas satélites atmosféricos podem levar a internet a milhões de pessoas e ajudar a resolver outros problemas, como auxílio em desastres e controle de danos ambientais”, afirmou o Google, em comunicado.

A Titan está desenvolvendo dois modelos de drone, ambos alimentados por painéis solares colocados nas asas. O modelo menor, chamado Solara 50, tem envergadura de 50 metros, um pouco maior que o Boeing 767. 

Segundo a empresa, os aviões poderão coletar imagens do planeta em alta resolução e em tempo real, carregar sensores atmosféricos e dar suporte a serviços de voz e dados. A tecnologia pode ser usada em serviços do Google como o Maps.

No seu site na internet, a Titan afirma que seus drones podem oferecer acesso à internet com velocidade de até 1 Gbps, significativamente mais rápida que as velocidades disponíveis nos países desenvolvidos. A companhia espera iniciar as operações comerciais em 2015.

O Facebook também esteve na disputa pela compra da Titan, mas resolveu investir US$ 20 milhões na aquisição da Ascenta, start-up britânica que também desenvolve projetos de drones alimentados por energia solar.

Tanto o Facebook como o Google desenvolvem projetos paralelos com o intuito de conectar a parte da população mundial sem acesso à internet, principalmente nos países em desenvolvimento. O Google aposta no projeto Loon, que distribui sinal de internet por veículos não tripulados em altitudes elevadas.

Já a rede social aposta em dois projetos: o “Facebook for Every Phone”, versão do aplicativo da rede social para telefones simples; e Facebook Zero, que oferece acesso gratuito à rede social via parceria com operadoras locais.

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