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Carro do 'tiozão' moderno, novo XF ficou mais leve e tecnológico.
Meta ousada é de superar os alemães Série 5 e Classe E em 2015.
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- FOTOS: Veja detalhes do novo Jaguar XF
A segunda geração do Jaguar XF entendeu essa mudança e chegou ao Brasil com foco nestes novos desejos para alcançar um objetivo: superar as vendas de BMW Série 5 e Mercedes-Benz Classe E, que lideram o segmento.
Prestige - R$ 264,7 mil
Itens de série: faróis de xenônio, teto solar panorâmico, rodas de liga leve de 18 polegadas, bancos de couro, ar-condicionado digital de 2 zonas, central multimídia com GPS, sistema de som Meridian, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e câmera de ré. O motor é um 2.0 de 240 cavalos, com câmbio automático de oito marchas.
R-Sport - R$ 288,6 mil
Mesmo conjunto mecânico e itens de série do Prestige, mais elementos estéticos e ajustes esportivos, como para-choque dianteiro com grade em preto brilhante, aerofólio traseiro e saias laterais. Internamente, o R-Sport conta com bancos de couro de duas cores, pedaleiras esportivas e emblema R-Sport.
S - R$ 381,1 mil
Versão topo de linha, com motor 3.0 V6 de 380 cv. Esta versão possui acabamentos no painel em fibra de carbono, soleiras de metal, pedaleira esportiva, rodas de liga leve de 19 polegadas com pinças de freio vermelhas, head-up display, assistente de estacionamento 360°, monitor de ponto cego, acesso e partida sem a necessidade de chave, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), fechamento das portas com sistema de sucção e som Meridian com mais alto-falantes.
Detalhe da lanterna do XF, com desenho do F-Type (Foto: Divulgação)
O novo XF ficou até 190 kg mais leve que a primeira geração, principalmente pelo uso de alumínio, que chega a 75% da estrutura e dá rigidez até 28% maior, segundo a Jaguar.
O restante em aço serve para balancear melhor o ‘corpinho’ de mais de 1.600 kg, com distribuição de peso perto de 50% na dianteira e 50% na traseira.
Já o comprimento foi levemente reduzido (de 4,96 para 4,95 metros), mas a distância entre eixos ficou maior (de 2,90 para 2,96 metros), abrindo espaço para os passageiros da segunda fileira de bancos.
Estética
O "regime" deixou a silhueta do XF mais definida, com redução de 0,29 para 0,26 no coeficiente aerodinâmico, o que representa menor resistência do ar em movimento (quanto mais perto de zero, melhor).
O “tapa” no visual deu ares de cupê ao sedã e emprestou elementos que deram certo no verdadeiro esportivo da marca, o F-Type. O parentesco é confirmado principalmente pelo desenho das lanternas traseiras.
Jaguar está até 190 kg mais leve que a geração anterior (Foto: Divulgação)
As versões de entrada do XF (Prestige e R-Sport) mantiveram o motor 2.0 turbo de 4 cilindros, que rende até 240 cavalos de potência e produz 34,6 kgfm de torque. Nesta configuração, o sedã acelera de zero a 100 km/h em 7 segundos. Nada mal para impressionar o "cardiologista" no teste ergométrico.
Desempenho melhor ainda tem o modelo topo de linha, empurrado por motor V6 supercharged de 3.0 litros. Com 380 cavalos e 45,8 kgfm de torque, o "médico" nem vai pedir o exame e não será preciso mostrar que chega a 100 km/h em apenas 5,3 segundos.
Tecnológico
Para acompanhar o smartphone, smart watch e o tablete do “tiozão”, o XF ganhou diversos itens tecnológicos, que ajudam na segurança e no conforto a bordo.
Começando pelos itens “invisíveis”, o XF vem com vetorização de torque em todas as versões. Mais um aliado para fazer curvas perfeitas, o sistema emprestado do F-Type é parecido com o controle de estabilidade, mas atua apenas na distribuição de força para as rodas, não no freio.
De série no modelo mais caro, o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) permite relaxar as pernas do motorista, com aceleração e frenagem automática, mantendo distância segura do carro da frente.
Outro item que é um prenúncio dos carros autônomos, o assistente de faixa percebe se o carro está perdendo o rumo e corrige automaticamente a trajetória, quando é possível ver claramente as faixas na pista.
Já no interior, o head-up display usa tecnologia laser para projetar informações no para-brisa, como velocidade e marcha, com objetivo de não tirar os olhos do motorista da estrada.
Head-up display projeta informações no para-brisa (Foto: Divulgação)
A experiência ao volante do XF começa com um bom ajuste para garantir a melhor a posição de dirigir por meio de alavanca eletrônica na lateral direita, onde haveria o lugar da chave, se já não tivessem inventado a partida por botão - item presente já na versão R-Sport, que foi testada por cerca de 60 km em trecho de estrada no interior paulista.
Uma das novidades do XF é a direção elétrica, que era alvo de preconceito da Jaguar, mas foi desenvolvida ao gosto dos britânicos e agora equipa todos os novos modelos. Ela é precisa, leve nas manobras e pesada em velocidades maiores, com mudanças sensíveis conforme o modo de direção escolhido (Standard, Eco ou Dynamic).
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O R-Sport testado tinha o assistente de faixa (opcional), que mantém o carro dentro das faixas na pista, caso o motorista solte o volante. O sistema é apenas auxiliar, longe dos modelos que dirigem sozinhos em baixas velocidades, então não é possível ficar muito tempo sem agir na direção.
Em algumas situações, ele demorou para ler a faixa de segurança e, quando isso ocorria, a ação para corrigir a trajetória foi um tanto bruta, sem transmitir muita confiança. Pode ser um bom aliado em casos de cansaço ou desatenção, mas nada de soltar o volante para ele ir sozinho.
Motor 2.0 turbo é mais que suficiente na estrada (Foto: Divulgação)
No autódromo Velo Cittá, em Mogi Guaçu, foi a vez do XF S, com motor V6 de 380 cv. Mesmo com porte de sedã médio e tração traseira, o XF se sai muito bem nas curvas, valendo-se dos sistemas eletrônicos para manter a trajetória.
Neste ambiente, destacam-se os equipamentos emprestados do F-Type, principalmente o V6 e a suspensão. Para quem gosta de um pouco mais de emoção, no modo Sport, o XF deixa o motorista se divertir sem trocar automaticamente a marcha, mesmo chegando ao limite de rotações.
Conclusão
O novo XF possui tecnologia, conforto e certa dose de esportividade para ser uma opção aos sedãs alemães. Neste momento, a vantagem da Jaguar é ter o mais moderno entre os principais rivais.
Em 2015, a liderança ficou com o Série 5, que tem mais emoção ao volante, seguido de perto pelo Classe E, que é tradicionalmente o mais refinado e terá também uma nova geração no Brasil até o final do ano.
As vendas da marca britânica no Brasil vêm crescendo, em movimento contrário ao segmento mais popular, que despencou nos últimos anos. Em meio a um nicho bem restrito, o novo XF deve ajudar a manter essa tendência.
Na pista, equipamentos herdados do F-Type se destacam (Foto: Divulgação)
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