Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de março de 2011

Japão eleva para 5 nível do acidente nuclear em Fukushima

.
VIENA - O Japão elevou para 5, numa escala de 1 a 7, o nível do acidente nuclear no complexo de Fukushima, informou nesta sexta-feira a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). A mudança caracteriza os problemas na usina como acidente, já que, até o nível 4, a definição é de incidente; e equipara a gravidade do que está acontecendo no Japão ao ocorrido em Three Mile Island, nos Estados Unidos, em 1979. A Autoridade de Segurança Nuclear (ANS) da França já havia elevado o nível do acidente japonês de 4 para 6. O 7 só foi usado para o acidente de Chernobyl, em 1986.

Autoridades japonesas reiniciaram as operações para resfriar o reator 3 utilizando caminhões equipados com canhões de água. Ao menos sete veículos do Exército se revezarão na operação para evitar que as barras de combustível derretam e provoquem um desastre nuclear.
No próximo sábado, a eletricidade pode ser restabelecida nos reatores 1 e 2, informou a agência de segurança nuclear do país. Na última quinta-feira, o Japão informou à AIEA que engenheiros conseguiram colocar um cabo de energia da rede externa no reator número 2 da usina nuclear de Fukushima . O cabo de mil metros de extensão ligará a rede principal de energia ao reator, para reativar o funcionamento das bombas de água responsáveis pelo seu resfriamento. A instalação está sem luz desde o terremoto da semana passada.

O Japão parou durante um minuto nesta sexta-feira para lembrar as milhares de vítimas do terremoto e da tsunami que aconteceram há uma semana
A polícia do Japão disse que mais de 6.500 pessoas foram mortas e mais de 10 mil estão desaparecidas. As autoridades que acreditam que alguns deles deviam estar fora da região no momento do desastre, mas a força da tsunami pode ter levado muitas pessoas para o mar. Na tsunami que atingiu a Indonésia em 2004, a maior parte dos corpos não foi encontrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário