Caos
INTERNACIONAL -- -- NOTÍCIAS
[!=!![*]!!=] LONDRES - No segunda dia de conflitos, Londres viveu um tipo de violência diferente da ocorrida em Tottenham no sábado, fruto de indignação diante da morte de um jovem morador, Mark Duggan, de 29 anos, baleado numa troca de tiros com policiais na quinta-feira passada. Neste domingo a noite, a violência se espalhou pela periferia da cidade, no que a Scotland Yard classificou de "atos de vandalismo". A polícia informou nesta segunda-feira que 160 pessoas foram presas durante o final de semana.
Grupos de jovens saquearam lojas de eletrodomésticos, de celulares e de roupa em Enfield, ao norte, em Walthamstow, ao leste, e em Brixton, ao sul da capital inglesa. Também foram registrados problemas em Islington, também ao norte, e em Oxford Circus, no centro comercial londrino. O vice-primeiro-ministro britânico, Nick Clegg, condenou os ataques deste domingo, classificando-os de "atos oportunistas de violência e roubo, que não têm nada tem a ver com a morte de Marl Duggan".
Ainda que os incidentes de domingo não tenham alcançado o nível de violência que a cidade viveu
no sábado em Tottenham, o anúncio de centenas de prisões é visto como uma estratégia da Scotland Yard, que espera que as numerosas detenções inibam novos atos de vandalismo. Segundo a polícia londrina, nove policiais ficaram feridos no domingo. Desde sábado, 35 agentes ficaram feridos.
Com os Jogos Olímpicos marcados para o ano que vem, Londres vive os piores conflitos sociais dos últimos 30 anos, e o medo da falta de segurança assombra a cidade sede das Olímpiadas. Em comunicado divulgado neste domingo, o prefeito de Londres, Boris Johnson, afirmou ter "total confiança na polícia e no fato de que Londres continua sendo uma das cidades mais seguras do mundo".
Os primeiros incidentes de domingo começaram ainda na tarde de ontem em Edmonton. Mas, segundo a BBC, os piores conflitos aconteceram em Brixton, onde a falta de policiamento deu liberdade a vários grupos que assaltassem diversas lojas, entre elas a cadeia H&M e restaurantes do Mc Donald's. Ainda não foi esclarecido se foi um problema de estratégia da Scotland Yard ou se a corporação está sem homens para cobrir a periferia de Londres, já que parte do efetivo está de férias. Policiais de várias partes do país foram deslocados para a capital inglesa.
---------_____-------_____________________________________--------_____---------
Nenhum comentário:
Postar um comentário