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quarta-feira, 27 de setembro de 2017

De moto no Himalaia: como é rodar no topo do mundo

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G1 andou 1.000 km pela região de Ladakh, na Índia, a mais de 5 mil metros de altitude. No caminho, belas paisagens e um roteiro ao lado de precipícios.

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Por Rafael Miotto, G1, Leh, na Índia - o jornalista viajou a convite da Royal Enfield



De moto no Himalaia: como é rodar em algumas das estradas mais altas do mundo
De moto no Himalaia: como é rodar em algumas das estradas mais altas do mundo

Com a 2ª maior população do planeta e a economia emergente que mais cresce, a Índia também é uma miscelânea de culturas e etnias. Mas você sabia que o país também possui algumas das estradas mais altas e perigosas do mundo para rodar de moto?
O G1 percorreu 1.000 km pelo Himalaia, a famosa cordilheira que passa por 5 países e onde está a montanha mais alta do mundo, o Everest, localizado entre o Nepal e a China. A jornada foi em outra parte da cadeia de montanhas, a indiana, cruzando estradas da região de Ladakh, com mais de 5 mil metros de altitude, belas paisagens e beirando precipícios.
Foram:
  • 7 dias na estrada, 1 dia de aclimatação à altitude
  • 18 localidades percorridas
  • Média de 138 km rodados em 8 horas por dia
  • Velocidade média em torno de 40 km/h
Não é uma jornada para se ter pressa e nem para quem é inexperiente. As estradas são bem difíceis, por isso pode levar até 8 horas para percorrer apenas 200 km. Mas pressa nem combinaria com a proposta: é preciso apreciar com calma aqueles cenários.

Caso não tenha tanto tempo disponível, uma opção é fazer um roteiro um pouco mais curto, de 5 dias, tirando as duas localidades que exigem mais tempo para visita: Tso Moriri e Tso Kar. Veja mais dicas fundamentais para a viagem ao fim da reportagem.
Veja as etapas da jornada pelo Himalaia (Foto:  G1)Veja as etapas da jornada pelo Himalaia (Foto: G1)

A 'outra' Índia
Ladakh, o coração deste roteiro, faz parte da histórica e disputada região da Caxemira. Ao contrário da maior parte do país, onde o hinduísmo é dominante, ali a maioria é budista. A região é fortemente influenciada pela cultura tibetana e um dos idiomas locais é o ladakhi.

Outra diferença do restante do país é o trânsito menos caótico. Apenas nas partes mais centrais de Leh existe grande tráfego de veículos. As motos, que parecem "brotar" do chão em Nova Déli, a capital indiana, ali são mais usadas pelos viajantes que querem conhecer as montanhas. Então, você pode passar muitos quilômetros sem encontrar uma.
"O pico de turismo em Ladakh é nos meses de junho, julho e agosto. Para os motociclistas, os melhores meses são julho e agosto. Durante o inverno, a região fica isolada via terrestre do resto do mundo devido à neve e as estradas são bloqueadas, só descongelando nos meses de abril e maio do ano seguinte", explica Jigmet Singyean, guia local.
Estradas mais próximas a Leh estão em boas condições  (Foto: Divulgação / Royal Enfield)Estradas mais próximas a Leh estão em boas condições (Foto: Divulgação / Royal Enfield)

Emoção já no voo
A viagem do Brasil à Índia leva ao menos 20 horas de voo, então há ao menos uma escala, geralmente no país-sede da companhia aérea. A nossa foi em Dubai: partindo de São Paulo foram cerca de 14 horas até os Emirados Árabes e, depois de algumas horas de espera no aeroporto, mais 3 horas e meia até Nova Déli.

De lá existem voos regulares para Leh, a principal localidade de Ladakh e ponto de partida da jornada com a moto. Eles são bem concorridos, principalmente entre julho e agosto, meses mais quentes e com mais atrações para turistas.
Leh, na Índia, fica a 3.500 metros de altitude (Foto: Rafael Miotto / G1)Leh, na Índia, fica a 3.500 metros de altitude (Foto: Rafael Miotto / G1)

A ida, em si, foi a primeira emoção da viagem. O avião foi subindo, subindo e praticamente não desceu para pousar na cidade que fica a 3.500 m de altitude. Da janela, era possível ver as cordilheiras ao lado, uma paisagem estonteante, mas também assustadora.
Quando se avista o aeroporto, também um dos mais altos do mundo, o primeiro pensamento é:Não vai dar pra pousar aí!.
Depois de dar uma voltinha beirando as montanhas, o avião tocou o solo e não teve nenhum problema. O aeroporto é extremamente pequeno e um ônibus bem antigo nos levou até a retirada de bagagens.

Onde arrumar uma moto?
Existem diversas empresas que alugam motos em Leh e também que guiam os turistas pelas montanhas. Há viagens organizadas a partir do Brasil também. Vale procurar por essas informações antes de chegar à cidade e já deixar todo o passeio programado.
No trecho do Lago Pangong Tso existem muitos alagamentos (Foto: Divulgação / Royal Enfield)No trecho do Lago Pangong Tso existem muitos alagamentos (Foto: Divulgação / Royal Enfield)

Viagem ao Himalaia indiano
preço médio (R$)
Voo SP-Nova Déli-SP5.000
Voo Nova Déli-Leh-Nova Déli600
Estadia em Ladakh (diária)200
Aluguel de moto (diário)80
Visto para Índia (1 ano)315
Taxas pagas com visto70
Autorização para ir a Ladakh40
Existe a opção de fazer a viagem sem guias, mas, em alguns locais, como os lagos Pangong Tso, na fronteira com a China, e Tso Moriri, na direção do Tibete, só é permitido circular acompanhado deles e é necessária uma autorização especial da Justiça local para ir até lá.

Outro empecilho de ir sozinho é que precisará estudar bem a região, principalmente pela falta de postos de gasolina, para não correr o risco de ter uma pane seca no meio do nada. Assim, levar gasolina extra na moto pode ser uma boa ideia.

A maioria das motos para aluguel na região são da montadora inglesa Royal Enfield, especializada em modelos de média cilindrada. Na viagem foi usada uma Bullet 500, mas muitos viajantes também se aventuram com motos de menor cilindrada. O aluguel pode variar de 800 a 2 mil rúpias por dia, o equivalente a uma faixa de R$ 40 a R$ 100 por dia, sem contar as taxas de câmbio.

Para os mais aventureiros, também é possível sair de moto de Nova Déli. O caminho mais feito pelos motociclistas é passando por Manali e pelo belo Vale de Spiti. Por essa rota, são mais de 1.000 km e uma previsão de ao menos 30 horas rodando para chegar a Leh.

Preparo para o rolê
Além da diferença de pressão atmosférica, por causa da altitude, rodar de moto no Himalaia exige um bom preparo físico devido às condições difíceis das estradas, além das grandes variações de temperatura. Durante a viagem, fomos de 30°C em Leh e até quase 0°C no alto das estradas.
As chamadassegunda pele, roupas térmicas, são essenciais para suportar o frio na moto, além de também ajudarem caso sua opção for acampar nas proximidades de alguns dos lagos.
Uma capinha de chuva e botas de moto resistentes à agua também são importantes, não só pela chuva, mas porque você vai encontrar muitos riachos e alagamentos no caminho devido ao degelo.
Passando pelo exame médico antes de começar a viagem (Foto: G1 )Passando pelo exame médico antes de começar a viagem (Foto: G1 )

Além disso, é claro, é fundamental contar com o equipamento de moto completo com capacete, jaqueta, calça e luvas, pois pequenas quedas são esperadas no caminho.

No primeiro dia em Leh, o ideal é descansar e não fazer nenhum tipo de atividade física pesada. "É sempre importante estar bem hidratado e, se começar a se sentir mal, ter dor de cabeça, sensação de desmaio, você deve parar sua moto", afirma o médico Tsering Wangchuk.

Esses podem ser sintomas do chamado "mal da montanha". Causado pela falta de oxigênio em altitudes elevadas, ele aumenta a frequência cardíaca e pode causar edema pulmonar e cerebral.
Um teste bem utilizado para saber como você está é ver o tempo necessário para fazer 50 flexões e correr 5 km. Se fizer em menos de 30 minutos, está bem preparado; em 50 minutos ou mais, será necessário mais preparo físico.
Também é preciso se acostumar com a mão inglesa, que é a utilizada na Índia, antiga colônia britânica. Você deve sempre rodar do esquerdo da pista e ultrapassar pela direita. É importante ficar bem atento, principalmente nas rotatórias. No começo, a cabeça fica confusa.

'Estrada mais alta do mundo' (5.602 m)
Os indianos chamam Khardung La de a estrada mais alta do mundo para veículos motorizados, mas existem dados contraditórios sobre o assunto.
Khardung La, na Índia, é uma das estradas mais altas do mundo (Foto:  Rafael Miotto/G1)Khardung La, na Índia, é uma das estradas mais altas do mundo (Foto: Rafael Miotto/G1)

As autoridades locais dizem que a altitude na rota é de 5.602 metros, porém, o Instituto Cartográfico da Catalunha afirma que a estrada chegaria a "apenas" 5.359 metros, perdendo o título para outra via chinesa, de 5.565 m. A explicação para a confusão seria os indianos considerarem uma antiga trilha do local para a altitude indicada.
Independente da medida exata, rodar acima de 5.000 metros é uma grande aventura. Para se ter uma ideia, o Pico da Neblina, ponto mais alto do Brasil, tem 2.993 metros.
Logo nos primeiros minutos, você olha para baixo e já vê os precipícios ao seu lado. Apesar disso, o começo da subida para o topo até que é tranquilo, com o piso asfaltado. Mas, em determinado momento, o asfalto some e é aí que a dificuldade começa.
Motociclista fica exposto aos precipícios de Khardung La (Foto: Rafael Miotto / G1)Motociclista fica exposto aos precipícios de Khardung La (Foto: Rafael Miotto / G1)

O solo é bem deteriorado, com pedras e, muitas vezes, riachos que brotam do degelo das montanhas. De acordo com os guias, pegamos um dia extremamente bom em Khardung La, sem chuva, e com o degelo já mais para o fim.

Então, a maior parte da terra estava seca. Mesmo assim emoção não faltou. O problema maior é que a estrada é bem movimentada. Além de carros, há muitos caminhões, sobretudo do exército indiano.

Muitas vezes você será espremido entre um caminhão e o precipício, e sempre é bom buzinar, porque, às vezes, quem vem do outro lado usa bem o meio da pista.

À medida que a altitude aumenta, o frio chega e as geleiras aparecem. Mais um motivo para não se distrair muito com as belas paisagens em cima da moto. Se achar algum ponto legal, pare para apreciar, só não faça isso em curvas em locais muito estreitos, para evitar um atropelamento.
No topo de Khardung La (Foto: G1 )No topo de Khardung La (Foto: G1 )
A chegada ao topo foi emocionante: o visual mudou completamente e deu até para escorregar na montanha de gelo. Só tome cuidado para não se empolgar demais, porque o ar rarefeito pode causar até a sensação de desmaio; faça tudo devagar.
Uma boa pedida é comer uns momos, bolinho cozido de legumes, e tomar um chá na lanchonete do local para recuperar as energias.

Também não é indicado ficar mais do que 15, 20 minutos nessa altitude, para o corpo não sentir muito os efeitos, já que você precisará seguir viagem.

Mas o ponto turístico é bem concorrido, então se prepare para fazer fila para tirar uma foto com a placa oficial de Khardung La: você não terá mais do que alguns segundos para isso.

Se seguir em frente, poderá conhecer o Vale do Nubra, onde está a vila de Diskit e o Buddah Maytreia, uma estátua de 33 metros de altura. Se optar por isso, terá que dormir por lá.
Maitreya Buddha, estátua de 33 metros de altura no Vale do Nubra (Foto: Indian Holiday / Divulgação)Maitreya Buddha, estátua de 33 metros de altura no Vale do Nubra (Foto: Indian Holiday / Divulgação)

Durante nossa viagem, uma estrada estava intransitável devido às cheias dos rios, então tivemos que voltar para Leh e não seguir para o Nubra, que seria nossa rota esperada. Muitas vezes, deslizamentos e inundações tornam os locais em Ladakh inacessíveis.

A região do lago sagrado (5.391 m)
O derretimento das geleiras forma verdadeiros oásis no clima desértico do Himalaia, os grandes lagos. Um dos mais famosos e bonitos deles é o Pangong Tso. Além da extrema beleza, o local também é alvo de discórdia, já que parte dele está na Índia e outra na China.

A divisão atual começou na época da independência da Índia, em 1947, quando a Caxemira acabou sendo disputada por Índia e Paquistão. Em 1962, a China conquistou a região chamada de Aksai Chin, justamente onde começa a parte chinesa do Pangong Tso.
Ladakh fica na região da Caxemira, na Índia (Foto:  G1)
Ladakh fica na região da Caxemira, na Índia (Foto: G1)

No mês passado, houve um momento de tensão entre soldados indianos e chineses, alguns dias depois de passarmos pela região.

Saindo de Leh, são 165 km para chegar ao lago, mas, não se engane: poucos quilômetros na região do Himalaia podem levar horas e horas. Durante o trajeto, houve quedas de pedras na estrada, o que provocou uma parada não esperada de 1 hora.

Para chegar ao Pangong Tso, é preciso passar pela estrada de Chang La (5.391 m), considerada a segunda mais alta de região e também do mundo.

As condições da passagem são bem parecidas com a de Khardung La, mas sem tanto tráfego de veículos, ao menos no dia em que passamos.
Depois de descer, ainda há um longo caminho até o Pangong Tso, em meios a serras escarpadas, com uma paisagem mais deslumbrante que a outra, passando pelo vilarejo de Dubrok.
Quando o primeiro sinal do lago aparece ao longe da montanha, dá a impressão de ser algo impossível. O azul turquesa se ressalta em meio à paisagem árida e, à medida que se aproxima, o pequeno ponto se torna quase que como um oceano no meio das montanhas.
Pangong Tso está a 4.200 metros de altitude (Foto: Rafael Miotto / G1)Pangong Tso está a 4.200 metros de altitude (Foto: Rafael Miotto / G1)

Depois de uma longa viagem, é uma boa ideia comer em algum dos restaurantes próximos ao lago e apreciar a vista.
De acordo com os moradores, o Pangong Tso é sagrado, como que um presente dos deuses para os humanos, por isso, não se pode nadar nos lagos, apesar de alguns aventureiros fazerem isso.
Outros motivos para não nadar são a água extremamente fria e também para não causar um incidente internacional entre Índia e China, que disputam as águas do lago.

'Banho de gato' e céu estrelado (5.328 m)
Talvez um dos trechos mais difíceis da região é de Leh para o lago de Tso Moriri, outro local extremamente vigiado pelo exército e que vai em direção à fronteira com o Tibete. Pegamos a estrada em direção a Manali e, para nossa surpresa, ela é uma das mais bem conservadas da região.

Chegamos ao belíssimo passo de Taglang La, o 3º em altitude (5.328 m), mas, sem dúvida, o mais bem cuidado. Existe asfalto em perfeito estado até o topo e até proteções de segurança, em curvas mais perigosas. Isso, sem dúvida, é bem-vindo, porque a via seguinte era um grande desafio.

Passando pelo vilarejo de Debring, você tem que virar à esquerda em uma pequena estradinha ainda asfaltada, mas com o piso totalmente irregular.

E, então, chega o trecho de terra, com muitas "costelas" e "bumps" que começam a exigir muito da pilotagem até chegar ao primeiro logo da região, o Tso Kar.
Depois, o caminho para o Tso Moriri é um dos mais divertidos. Ainda de terra, está em melhor situação e com bastante cascalho, mas curvas inclinadas para cima nas laterais ajudam na pilotagem off-road.
Na chegada a Tso Moriri, um bloqueio do exército nos barrou por quase 1 hora, até verem toda a papelada e nos liberarem.
Amanhecer no Tso Moriri, em Ladakh, na Índia (Foto: Rafael Miotto / G1)Amanhecer no Tso Moriri, em Ladakh, na Índia (Foto: Rafael Miotto / G1)

Ficamos hospedados em Karzok, um belíssimo vilarejo que esconde o um mosteiro de mais de 300 anos. Vale a pena também subir na montanha para poder avistar o lago.
No dia seguinte, um pequeno trecho apenas para voltarmos ao Tso Kar e lá dormir num acampamento. Foram dois dias seguidos apenas com "banho de gato" na água fria.
Ao contrário de Karzok, que fica em uma encosta, o acampamento no Tso Kar está no meio de uma planície. Durante a noite, o vento bateu forte e a temperatura baixou a 0 ºC, mas a recompensa veio em ver o maravilhoso céu estrelado da região.
Céu estrelado próximo ao Tso Moriri, em Ladakh (Foto: Divulgação / Royal Enfield)Céu estrelado próximo ao Tso Moriri, em Ladakh (Foto: Divulgação / Royal Enfield)

É preciso experiência
No último dia, do retorno para Leh e, após 6 dias rodando de moto, o cansaço é visível. Nem tanto pela distância de 1.000 km 7 dias, mas pela dificuldade do terreno.
Cercada de belas paisagens, Ladakh pode ser perigosa para quem não tem muita experiência com moto. Tem curvas "cegas", desfiladeiros e o espaço é pouco para caminhões, carros e motos dividirem a pista. Assim, o lema principal é "devagar e sempre".
Simplesmente é impossível alcançar uma velocidade média alta. Não adianta ter pressa, mesmo porque o legal é curtir paisagens ao máximo.

A recompensa é muito prazerosa: você consegue ir a locais onde não existe um ser humano por quilômetros, conhecer pequenos vilarejos de refugiados tibetanos e cenários realmente incríveis.

Apesar de poucos falarem inglês na região, o povo é muito simpático e as pessoas sempre estão dispostas a ajudar. Julley (Obrigado, no idioma ladakhi)!
Viagem de moto pelo Himalaia tem travessias difíceis (Foto: Divulgação / Royal Enfield)Viagem de moto pelo Himalaia tem travessias difíceis (Foto: Divulgação / Royal Enfield)

15 dicas fundamentais para viagem de moto pela Índia:

  • É necessário visto para a entrada na Índia.
  • Também é preciso ter uma autorização especial para se locomover em Ladakh, que deve ser solicitada na chegada à cidade ou providenciada por alguma agência de turismo. Os valores dependem dos locais de acesso e dos dias que passará por lá, mas os valores começam em 800 rúpias (cerca de R$ 40).
  • Não é permitido despachar nenhum tipo de bateria em voos na Índia, então, pilhas, câmeras, celulares e carregadores portáteis devem ser levados a bordo.
  • No voo de volta de Leh para Déli, as autoridades praticamente não deixam as pessoas levarem bagagens de mão, fazendo levar apenas laptops e câmeras fotográficas na mão e despachando bolsas e mochilas.
  • O sinal de celular e internet na região é fraco e, em alguns lugares, inexistente. Ficamos 2 dias sem comunicação. Se prepare para ficar sem contato com familiares.
  • Assim, salve o mapa da região de Ladakh no modo off-line no celular.
  • No trânsito da Índia é usada a mão inglesa.
  • Carregue sempre seu passaporte e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Brasil.
  • Em Leh, é possível trocar dólares por rúpias, mas não são tantas opções. É mais fácil fazer a troca de moeda em Nova Déli.
  • Esqueça o cartão de crédito. No centro de Leh você pode utilizá-lo, mas, nas estradas, os pagamentos são feitos apenas em dinheiro.
  • Levar carregadores portáteis é uma boa, porque a energia elétrica é limitada ou inexistente em alguns lugares.
  • Protetor solar e labial são essenciais, tanto pelo forte sol da região, como pelo frio.
  • Leve álcool gel para ajudar na limpeza nas mãos, muitas vezes você vai comer e não encontra lugar para lavá-las.
  • Tome água apenas de garrafas, porque a origem da água servida diretamente em copos ou jarras nem sempre é confiável.
  • Evite comer alimentos frescos, como frutas e legumes, dando preferência a comidas cozidas, assadas ou fritas, para evitar contaminação de algum tipo.

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