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sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Produção de veículos no Brasil cai 30% em outubro, diz Anfavea

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Comparação é com o total produzido no mesmo mês do ano passado. 
Volume acumulado de janeiro a outubro é o menor desde 2007.

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Rafael Miotto Do G1, em São Paulo
06/11/2015 11h29 - Atualizado em 06/11/2015 15h54
Postado às 15h10m
Gipope-Marketing
A produção brasileira de automóveis, comerciais leves (picapes e furgões), caminhões e ônibus caiu 30,1% em outubro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, informou nesta sexta-feira (6) a associação das fabricantes de veículos (Anfavea).

As montadoras também divulgaram que 34% dos empregados da indústria automobilística estão com alguma restrição na atividade. Um total de 45 mil.

Esse montante inclui 35.600 funcionários que tiveram redução de jornada e salário ao aderirem ao Plano de Proteção ao Emprego (PPE) e os que estão afastados (em férias, licença ou suspensão temporária de contrato, o chamado lay-off).
Anfavea empregos outubro (Foto: Arte/G1)
Além disso, cerca de 14,3 mil vagas diretas foram fechadas nos últimos 12 meses - 900 apenas no mês passado. Em outubro de 2014, o setor empregava 147 mil pessoas, mas, no mês passado, o número foi de 132,7 mil, o que representa queda de 9,7%.

O nível continua sendo o mais baixo desde 2012, que é até quando a Anfavea disponiliza dados de emprego.

Comparação
Foram montadas 205.020 unidades, ante 293.328 em outubro de 2014. "Nesse mesmo período do ano passado, muitas compras foram antecipadas pela expectativa de aumento do IPI", explicou o presidente da Anfavea, Luiz Moan.
Anfavea empregos outubro (Foto: Arte/G1)
Até o final de 2014, o governo incentivou a compra de carros novos com a desoneração do tributo. O benefício acabou em 1º de janeiro, com o retorno das alíquotas normais de IPI.
O desempenho aponta uma melhora de 17,4% sobre o registrado em setembro deste ano, que viu apenas 174,6 mil unidades saindo das plantas no país.

Para Moan, a alta indica apenas que setembro teve mais funcionários afastados do trabalho, para ajustar a produção.

Já o resultado acumulado em 2015 apresenta recuo de 21,1%, na comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro a outubro, 2,11 milhões de veículos saíram das unidades instaladas no Brasil. Este é o menor volume desde 2007, que registrou 2,34 milhões de unidades nos primeiros 10 meses do ano.
Vendas em queda
O tombo na produção reflete o baixo volume de vendas no mercado brasileiro. Os licenciamentos caíram 37,4% em outubro, na comparação anual, o que já havia sido adiantado pela Fenabrave na última terça-feira (3º). Em relação a setembro, a queda foi de 3,96%.


No acumulado no ano, os emplacamentos têm queda de 24,25%. Nos dez primeiros meses deste ano, foram vendidos 2.146.069 carros, comerciais leves, caminhões e ônibus, contra 2.833.168, no mesmo período de 2014.

Caminhões: 45% de queda
Os segmentos de carga e transporte sentem mais os efeitos da situação econômica e cortaram a produção praticamente pela metade. Em outubro, o número de caminhões feitos por aqui foi 45,1% menor do que no mesmo mês de 2014. Já a produção de ônibus encolheu 54,3%, na mesma comparação.


Exportações sobem
Pelo menos as vendas para os países vizinhos estão se recuperando, com alta de 16,9%, para 333 mil unidades de janeiro a outubro. "Exportação é a única área em que estamos no positivo. Parte disso se deve à recuperação da Argentina", disse Moan. As exportações para o México aumentaram 73%, para o Peru, 66%, e para o Chile, 64%.


O governo brasileiro assinou no mês passado um acordo com a Colômbia para zerar o imposto de importação. Agora o foco da Anfavea é a Europa. "Queremos avançar, juntamente com o governo brasileiro, em um acordo com a União Europeia", afirmou o executivo.

Projeções
A Anfavea manteve a projeção de queda de 23,2% na produção e de 27,4% nos emplacamentos em 2015. "Acreditamos em uma recuperação a partir do terceiro trimestre do ano que vem", disse Moan. "Se não fosse a crise política, a queda seria menor."


Operação da PF
O presidente da Anfavea comentou sobre a Operação Zelotes, da Polícia Federal, que investiga suposto pagamento de propina a funcionários do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), ligado ao Ministério da Fazenda. Há suspeita de que empresas de automóveis tenham pago por benefícios fiscais.


No último dia 26, o vice-presidente da Anfavea, Mauro Marcondes Machado, foi preso e acabou suspenso da entidade. Ele é da MMC Automotores, representante da Mitsubishi no Brasil. Carlos Alberto de Oliveira Andrade, presidente do grupo Caoa, que produz e importa carros da Hyundai e possui concessionárias dessa marca e da Ford, foi levado para prestar depoimento.
"O prejuízo à imagem (da Anfavea) existe porque, quando a gente vê as notícias, vemos uma apresentação generalizada, e não específica, desse fato. Se coloca de uma maneira generalizada e a Anfavea nunca trabalhou em legislações regionais, somente nacional", disse Moan.

De acordo com a PF, as suspeitas de compra de benefícios para o setor automotivo envolvem 3 medidas provisórias, entre elas duas voltadas a empresas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Em nota divulgada no dia da prisão de Machado, a MMC afirmou que já vinha colaborando com as investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, pois "tem todo o interesse em esclarecer os fatos". E a Caoa informou que Andrade depos na qualidade de testemunha-informante e negou irregularidades.

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