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segunda-feira, 28 de abril de 2014

Dívida pública sobe 0,6% em março, para R$ 2,08 trilhões, diz Tesouro


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Despesa com juros elevou dívida em março.
Dívida pode chegar ao patamar de R$ 2,3 trilhões no fim deste ano.

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28/04/2014 15h00 - Atualizado em 28/04/2014 15h16
Postado às 15h55m
Alexandro Martello Do G1, em Brasília
A dívida pública federal, que inclui os endividamentos interno e externo do governo, cresceu 0,64% em março, para R$ 2,08 trilhões, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (28) pela Secretaria do Tesouro Nacional. Em fevereiro, o endividamento público estava em R$ 2,06 trilhões.

No último mês, ainda segundo informações do governo, ocorreu resgate líquido (vencimentos acima do valor das emissões) no valor de R$ 3,3 bilhões na dívida pública federal. Entretanto, também foi contabilizada despesa com juros no valor de R$ 18,5 bilhões – impactando para cima o endividamento público.

Programação para 2014
De acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional, a dívida pública pode chegar ao patamar máximo de R$ 2,32 trilhões no fim deste ano – R$ 198 bilhões a mais em relação ao fechamento de 2013.


O Plano Anual de Financiamento (PAF) da dívida pública, feito pelo Tesouro Nacional, também estabelece um piso de R$ 2,17 trilhões para o débito público no fim deste ano, o que representaria uma alta de R$ 48 bilhões em comparação com dezembro do ano passado.

Em 2014, os vencimentos de títulos públicos previstos somam R$ 544 bilhões, ao mesmo tempo em que os encargos da dívida pública totalizam R$ 54 bilhões. O governo prevê, entretanto, o uso de R$ 121,8 bilhões em recursos orçamentários para pagar os vencimentos neste ano.

Perfil da dívida
Os números do governo federal, calculados após a contabilização dos contratos de "swap cambial", mostram que o estoque de títulos prefixados (papéis que têm a correção determinada no momento do leilão) somou R$ 836 bilhões em março, ou 42% do total, contra R$ 794 bilhões, ou 40,2% do total, em fevereiro.


Os títulos atrelados aos juros básicos da economia (os pós-fixados), por sua vez, tiveram sua participação diminuída em março. No fim do mês passado, estes títulos públicos representavam 9,5% do estoque total da dívida interna, ou R$ 189 bilhões, contra 11,77% do total (R$ 232 bilhões) em fevereiro.

A parcela da dívida atrelada aos índices de preços (inflação) somou 37,97% em março deste ano, ou R$ 755 bilhões, contra 37,6% do total em fevereiro de 2014 – o equivalente a R$ 742 bilhões.

Os ativos indexados à variação da taxa de câmbio, por sua vez, somaram 10,49% do total (R$ 208,8 bilhões) em março, contra R$ 205 bilhões, ou 10,42% do total, em fevereiro deste ano. 

O aumento da dívida atrelada ao dólar se deve à emissão de contratos de swap cambial – que equivalem a uma venda de dólares no mercado futuro.


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Mantega confirma pacote de estímulo ao setor automotivo


Ministro da Fazenda afirma que governo está 'viabilizando financiamento privado' ao segmento
Trabalhador na fábrica da General Motors (GM), em São José dos Campos Foto: Marcos Issa / Bloomberg
Trabalhador na fábrica da General Motors (GM), em São José dos Campos Marcos Issa / Bloomberg
SÃO PAULO - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, confirmou nesta segunda-feira que o governo prepara um novo pacote para estimular o setor automotivo. Mantega sinalizou que novas linhas de financiamento para a compra de carros poderão ser liberadas. 

O setor automotivo enfrenta queda nas vendas, aumento no estoque e ameaça demitir trabalhadores.
— Nós estamos viabilizando financiamento, que será privado, com algumas condições — afirmou ele, após palestra em seminário nesta segunda-feira em São Paulo.

Na última quinta-feira, O GLOBO revelou que o governo prepara um conjunto de medidas para destravar o crédito e estimular as vendas de veículos, com redução do valor de entrada, atualmente em 40% e alongamento do prazo de pagamento, em 48 meses em média.

Para isso será criado um fundo garantidor, com aporte de recursos das próprias instituições financeiras, para cobrir eventuais calotes de clientes. O fundo seria semelhante ao Fundo de Garantia de Operações (FGO), que cobre a inadimplência dos empréstimos concedidos às pequenas empresas. Em contrapartida, as montadoras teriam que reduzir suas margens de lucro.

Com a queda das vendas internas e nas exportações, as montadoras de veículos estão alternando medidas para adequar a produção e evitar excesso de estoques. Antecipação de férias coletivas, suspensão temporária de contratos de trabalho (o chamado lay off), antecipação de folgas, há uma espécie de rodízio nas medidas para evitar demissões. 

Já há cerca de 19.800 trabalhadores nessa situação. O quadro preocupa e gera apreensão no governo, que já avalia medidas para evitar uma onda cortes em massa no setor.
O governo também não descarta prorrogar o incentivo do IPI reduzido para automóveis, previsto para terminar no fim de junho, caso a conjuntura piore.

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), os bancos estão “extremamente seletivos”, o que tem contribuído para o acúmulo de veículos nas montadoras. Segundo fontes do governo, as restrições são maiores nos bancos privados.

Mantega também atribuiu o problema das montadoras à redução das importações de automóveis e peças por parte da Argentina.
— Nós estamos trabalhando para viabilizar o aumento da exportação à Argentina — limitou-se a dizer.

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