Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Economia cresce 0,2% no primeiro trimestre, aponta IBGE


GIPOPE - MERCADO.
NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
BRASIL --\\-- ECONOMIA & MERCADOS -.- PODER & POLÍTICA MONETÁRIA -|-  { Estatística & Levantamento }


*.*.*. PUBLICIDADE || Gipope® - Gariba's. 2.012 - Logística & solutions.












Rodovia BA 120 , Km 28 - Valente - Bahia.

||-----------------------XX-----------------------------------XX------------------------||


         *** 16 anos de bom atendimento e qualidade de combustível shell ***
Xx._______ _._________..____________.......____________.._________ _________.xX

PEDRO SOARES
DO RIO

01/06/2012-09h00
Atualizado às 09h41.

Diante de uma freada do investimento e da desaceleração da indústria, o PIB (Produto Interno Bruto) fechou o primeiro trimestre do ano com alta de 0,2% ante os três últimos meses de 2011, na comparação livre de influência sazonais, divulgou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (1º).


De janeiro a março, a economia do país produziu R$ 1,03 trilhão em bens e serviços. Na comparação com o primeiro trimestre de 2011, a economia brasileira cresceu 0,8%. E no acumulado dos últimos quatro trimestres encerrados em março, o PIB subiu 1,9%.


Resultado do PIB mostra recuo acentuado de investimento
Veja comparação do PIB brasileiro e outros países do mundo
Entenda o que é PIB e como é feito seu cálculo

Prévia do Banco Central sobre a atividade da economia (o índice IBC-BR) já apontava um PIB fraco, com crescimento de 0,15% no primeiro trimestre. Pesquisa da autoridade monetária com as principais instituições financeiras do país aponta alta do PIB inferior a 3% neste ano, enquanto alguns bancos e consultorias já projetam expansão de 2,8%.


O PIB, que reflete a soma das riquezas produzidas por um país, é composto pelos dados da indústria, agropecuária e setor de serviços. Também é analisado a partir do consumo, ou seja, pelo ponto de vista de quem se apropriou do que foi produzido. Neste caso, é dividido pelo consumo das famílias, pelo consumo do governo, pelos investimentos feitos pelo governo e empresas privadas e pelas exportações.


PRODUÇÃO
Do lado da produção, o destaque negativo foi a agropecuária. O PIB do setor encolheu 7,3% em relação ao último trimestre de 2011 e 8,5% na comparação com igual período de 2011.
A indústria cresceu 1,7% em relação ao último trimestre de 2011, mas teve alta de apenas 0,1% na comparação com mesmo trimestre do ano anterior.


O setor sofreu com a maior competição externa (que não refluiu ainda a alta recente do dólar), a perda de ritmo do consumo interno diante dos maiores níveis de endividamento e inadimplência e estoques elevados.
Já os serviços, sob impacto do bom desempenho do mercado de trabalho (renda em alta e baixa taxa de desemprego), tiveram alta de 0,6% frente ao último trimestre de 2011 e de 1,6% na comparação anual.


CONSUMO
Sob a óptica dos componentes da demanda, o destaque negativo foi o investimento, que caiu 1,8% na comparação com o último trimestre de 2011 e 2,1% na comparação com o mesmo trimestre de 2011.


O resultado, influenciado pelo ambiente de crise e perspectivas mais negativas para o futuro, mostra que as empresas pisaram no freio em seus planos de investimento. Este foi o pior desempenho no PIB desde o primeiro trimestre de 2009, quando o país sofria com a crise global.


Apesar de um maior endividamento e da alta da inadimplência, o consumo das famílias manteve o mesmo ritmo de expansão do último trimestre de 2011 (1%). Foi sustentado pelo emprego e pela renda em alta, que impulsiona a aquisição de serviços e bens de menor valor.
O consumo das famílias cresce há 34 trimestres consecutivos na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior.


O consumo do governo, por sua vez, avançou 1,5% entre janeiro a março frente ao período de outubro a dezembro. Na comparação anual, a alta foi de 3,4%.
As exportações, em volume, avançaram 0,2% frente aos três últimos meses de 2011.


Já as importações (que contribuem negativamente para o PIB por consistirem em bens feitos fora do país) tiveram expansão de 1,1% na comparação trimestre ante trimestre e 6,3% quando comparado com o primeiro trimestre do ano passado.
-->>_________________________________________________________________<<--
*.*.*. PUBLICIDADE || Gipope - Gariba's. 2.012 - Logística & Solutions.



Novo endereço:

Rua Pedro Manoel da Cunha, 50 - Dionísio Mota  Valente - Bahia.





  Gipope Marketing - Logística & Solutions.
  ***  Visibilidade com Credibilidade em Branding  *** 
.__________________________________________________________________________________________________________.
Gipope 
  ®
  
 
  ---------- -----------_---------_----------------2.012 -- 2.012----------------__------------- -----------
  
 
  -s'abiraG

Nenhum comentário:

Postar um comentário