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quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Brasileiros tentam se manter na Indy enquanto Barrichello flerta

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RODOLFO STIPP MARTINO
DE SÃO PAULO


Velocidade *|X-0-X|* Enquanto Rubens Barrichello faz testes na Indy e estuda qual rumo dará para a carreira, os pilotos brasileiros da categoria tentam não ficar sem carro.


Para o início da temporada de 2012, em março, só Hélio Castro Neves, da Penske, e Tony Kanaan, da KV, são os pilotos do país garantidos na competição.


Mas apenas Castro Neves tem a confirmação de que participará do campeonato inteiro. Ele tem contrato até o final desta temporada.


Já Kanaan tem um acordo para participar de, pelo menos, dez corridas e busca patrocínios para as outras cinco restantes.
Bia Figueiredo e Vitor Meira, que foram os pilotos regulares de suas equipes, estão agora sem vaga.
Fabio Braga - 02.mai.2011/Folhapress
Vitor Meira e Tony Kanaan andam no Anhembi
Vitor Meira e Tony Kanaan andam no Anhembi
Além deles, em 2011, Raphael Matos participou de quatro provas, e João Paulo de Oliveira, de uma.
Na corrida para conseguir patrocinadores, Castro Neves disse viver uma situação privilegiada. Ele contou que na sua equipe, a Penske, time mais tradicional da Indy, os pilotos não precisam levar investimentos para ficarem com as vagas.
"Algumas equipes não precisam de dinheiro e têm a disponibilidade de contratar os pilotos que elas querem, como foi o meu caso. A Penske trabalha para poder escolher os seus pilotos, como a Ganassi e outras equipes", afirmou.


Só que ele apontou que a sua situação é muito diferente da grande maioria dos pilotos que estão na categoria.
"Hoje 80% ou 70% das equipes precisam de um certo dinheiro [com patrocínio levado por pilotos]", declarou
Marcia Ribeiro - 05.dez.2011/Folhapress
Castro Neves participa de evento em Ribeirão Preto
Castro Neves participa de evento em Ribeirão Preto

Castro Neves destacou que este ano será o seu 13º dentro da Penske e que já ajudou a atrair investimento.
"No ano passado, consegui que uma empresa brasileira participasse patrocinando a equipe. Eu procuro ajudar. Eu me sinto como em uma família. Mas, não é o meu foco [conseguir patrocínio]."


Sobre a sua situação para a temporada do ano que vem, que está indefinida, Castro Neves não quis fazer muitas previsões e nem falar das suas expectativas.


"Muita coisa vai ter para 2013. Tem o ano inteiro. Vamos ver o que vai acontecer. Estou focado para que seja um ano bacana, lutar por vitórias e ser competitivo", disse.
Já Kanaan lembrou que no ano passado ele só acertou para correr na equipe KV faltando poucos dias para o começo da temporada.


"Depois do ano passado, aprendi a ter mais calma. A ansiedade é mesmo para sentar no carro e correr. Essas coisas [negociação] não atrapalham na hora de se concentrar para guiar o carro", declarou.


Ele comentou que os patrocínios ganham importância devido aos altos investimentos que as equipes precisam fazer. Revelou que, além de seu estafe, ele mesmo tenta conseguir investidores.


"Eu me dedico 100% para conseguir patrocínios. Costumo dizer que eu tenho dois bonés: um de piloto e um para ter patrocinadores."
Para Kanaan, somente os patrocínios não são suficientes para conseguir vaga na pista. Os pilotos também precisam mostrar competência na pista.


"Um está relacionado no outro [desempenho do piloto e patrocínio]. Os dois trabalham juntos. Não adianta nada você conseguir patrocinadores se você não for bem na pista", opinou.


Ainda sem equipe para competir, Vitor Meira afirmou que as negociações continuam e que sua situação está indefinida. Ele apontou que está bastante difícil encontrar um patrocinador e destacou que ele mesmo sai à caça.


"Participo diretamente [da busca por patrocínio]. Não dá para ficar com braços cruzados", desabafou. "Você tem os seus contatos. Nesse mundo, você conhece gente importante e vai procurando oportunidades."


Meira também afirmou que são poucas as vezes que equipe e piloto se unem para procurar juntos patrocínio.
"A equipe vai atrás de [investidor] para a equipe, para ela ter o poder de decisão de escolher quem vai guiar o seu carro. Mas se o piloto encontrar, ele é quem faz a equipe decidir por ele", disse. 

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