Total de visualizações de página

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Ahmadinejad abastece reator nuclear com combustível iraniano

GIPOPE - LOGÍSTICA.

NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.

INTERNACIONAL --\\-- IRÃ -- TECNOLOGIA & ECONOMIA


Governo nega anúncio de TV estatal sobre corte de petróleo para seis países europeus


*** PUBLICIDADE || Gipope® - Gariba's. 2.012


||---------------------------------XX---------------------------------------------------XX---------------------------------||

         
          *** 15 anos de bom atendimento e qualidade de combustível shell ***

Xx._______ _._________..____________.......____________.._________ _________.xX


com agências internacionais
Publicado:
Atualizado:
Imagem da Press TV mostra o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad durante cerimônia nas instalações nucleares de Teerã
Foto: AFP
Imagem da Press TV mostra o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad durante cerimônia nas instalações nucleares de Teerã AFP

TEERÃ — O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, colocou pessoalmente as primeiras varetas de combustível nuclear no Reator de Pesquisas de Teerã, nesta quarta-feira, numa ação que inquieta a comunidade internacional. A ação foi transmitida ao vivo pela TV estatal iraniana, que também divulgou a construção de novas centrífugas para enriquecimento de urânio. É a primeira vez que o reator é abastecido com varetas de combustível produzidas no país.
A TV estatal divulgou nesta manhã que o governo do país teria decidido suspender a exportação de petróleo para seis países europeus, mas o Ministério do Petróleo negou a notícia logo após. O anúncio mexeu com os mercados internacionais e fez o preço do petróleo subir.


“O presidente colocou varetas enriquecidas a 20% no reator de Teerã... É um sinal dos resultados dos cientistas iranianos”, narrou a TV. De acordo com o governo, o país também desenvolveu sua “quarta geração de centrífugas” feitas de fibra de carbono, que são “mais rápidas, produzem menos resíduos e ocupam menos espaço” ao girar em velocidades supersônicas para purificar o urânio.


Mais cedo, o vice-secretário-geral do Conselho Supremo de Segurança Nacional, Ali Baqeri, anunciara a ação à agência de notícias dos estudantes iranianos, a Isna.


— As primeiras barras de combustível nuclear produzidas no próprio país serão colocadas no reator de pesquisa nuclear de Teerã na presença do presidente Mahmoud Ahmadinejad — disse Baqeri, segundo informou a Isna. Ele acenou também para um diálogo sobre seu programa. — Nós também vamos enviar uma resposta hoje ao chefe de Política Externa da União Europeia (sobre conversações na questão nuclear).


As mais recentes conversas entre o país e potências mundiais não funcionaram em janeiro de 2011, por causa da recusa do governo iraniano em suspender o enriquecimento de urânio. A paralisação do programa era exigida pela comunidade internacional e por resoluções da ONU.


Teerã anunciou em janeiro que produziu e testou com sucesso barras de combustível para usinas nucleares, uma ação para mostrar que as sanções internacionais não conseguem impedir o país de ampliar seu conhecimento e sua habilidade na área nuclear.


O Irã se diz forçado a produzir seu próprio combustível para seus reatores após não conseguir acertar detalhes de um acordo para obtê-lo de países ocidentais. Muitos analistas, porém, duvidavam da capacidade do país para converter urânio em combustível de reatores nucleares.


O Ocidente acusa o governo de Ahmadinejad de tentar desenvolver bombas nucleares através de seu programa de enriquecimento de urânio. O Irã diz que suas instalações nucleares são parte de um programa energético pacífico e ameaça retaliar qualquer ataque que possa vir a sofrer.


Ministério diz que só Conselho Nacional pode anunciar corte de petróleo
Após a notícia de que as exportações de petróleo iraniano seriam suspensas para seis países europeus, o governo rejeitou as medidas, que foram divulgadas pela mídia estatal.
— Nós negamos essa informação... Se uma decisão como essa for tomada, será anunciada pelo Conselho Supremo de Segurança Nacional — afirmou um porta-voz do Ministério do Petróleo à agência Reuters.


A Press TV divulgou que o Irã tinha decidido interromper as exportações para Holanda, Grécia, França, Portugal, Espanha e Itália em retaliação aos embargos europeus impostos ao Irã. Os embaixadores desses países também teriam sido chamados para rever os contratos comerciais de petróleo, sendo as informações iniciais.


O preço do barril de petróleo brent subiu para US$ 118,35 logo após o anúncio.
A União Europeia decidiu parar de importar a matéria-prima iraniana em 1º de julho em resposta a seu controverso programa nuclear, que o Ocidente afirma ter como objetivo construir armas de destruição em massa — hipótese negada veementemente pelo governo do presidente Mahmoud Ahmadinejad.


No dia 4 de fevereiro, o ministro do Petróleo iraniano, Rostam Qasemi, disse que o país certamente cortaria suas exportações de petróleo para “alguns” países europeus.
— Não vamos abandonar nosso curso nuclear justo, mesmo que não vendamos mais nenhuma gota de petróleo —disse Qasemi à agência IRNA, na ocasião.


Nesta quarta-feira, o presidente Mahmoud Ahmadinejad colocou pessoalmente as primeiras varetas de combustível nuclear no Reator de Pesquisas de Teerã. A ação foi transmitida ao vivo pela TV estatal, que também divulgou a construção de novas centrífugas para enriquecimento de urânio. É a primeira vez que o reator é abastecido com varetas de combustível produzidas no país.

...---------------==------------------_-------      ---------------__------------_------------------------==--------------...

                     RAUL  MATERIAL  DE  CONSTRUÇÃO - Rua Antônio Edil, 34 - Valente - Bahia.
Telefone. 075 - 3263 - 3207Celular. 075 - 8119 - 7076
Tudo para sua Construção com o melhor preço da Cidade!...
Gipope 
®
 
-----------------_--------_--------------------2.012 -- 2.012-----------------------___-------------------------------
 
-s'abiraG

Nenhum comentário:

Postar um comentário