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sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Singapore Airlines e Qantas acham rachaduras na asa do A-380

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DA REUTERS, EM SIDNEY E SINGAPURA

|!#=-=*!| A Singapore Airlines (SIA) e a Qantas Airways disseram nesta sexta-feira que encontraram rachaduras nas estruturas das asas de modelos dos seus Airbus A-380, mas afirmaram que as fendas não significam uma ameaça para a segurança, e que reparos foram feitos.


A observação ocorre depois de a Airbus ter dito na quinta-feira que engenheiros descobriram rachaduras menores nas asas em um "número limitado" de A-380, mas disse que as rachaduras não afetariam a segurança das aeronaves.


"Rachaduras foram localizadas em um pequeno número das estruturas das asas do A-380 durante inspeções na segunda metade do ano passado. Isso não representa um problema de segurança e reparos foram feitos nas aeronaves", disse o porta-voz da SIA, Nicholas Ionides, em e-mail à Reuters.


"Reparos subsequentes foram feitos em um segundo avião. Nós mantemos as autoridades regulatórias totalmente informadas e faremos outras inspeções e outros reparos necessários em outros A-380 como verificações de rotina", adicionou.


Separadamente, a Qantas disse que uma "minúscula rachadura" foi encontrada em estruturas de asas do A-380 da companhia, sendo reparado em Cingapura depois de um dos motores da Rolls-Royce sofrer um problema em pleno ar, em 2010.
AP
A-380 da Singapore Airlines. O avião tem capacidade para mais de 550 passageiros
A-380 da Singapore Airlines; avião leva mais de 550 passageiros
"Investigações descobriram que as fendas não estão ligadas ao incidente de falha no motor vivido por essa aeronave em novembro de 2010 e não é exclusivo da Qantas. Isso já foi reparado", disse a companhia aérea em comunicado.


"Nenhuma ação imediata foi pedida pelos operadores do A-380 porque as rachaduras não mostravam qualquer risco para a segurança do voo", disse a Qantas.


A Airbus disse que determinou a origem do problema e desenvolveu um procedimento de inspeção e reparo que será feito durante a rotina e planejado nas verificações de manutenção, a cada quatro anos.


A SIA, segunda maior companhia aérea mundial em valor de mercado e primeira empresa a usar a aeronave, possui 14 aviões A-380 e cinco pedidos, enquanto a Qantas recebeu 10 dos 20 aviões pedidos, de acordo com o website da companhia.


Tanto os aviões da Singapore Airlines quanto da Qantas utilizam o motor Trent 900 da Rolls-Royce nos aviões A-380. 

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