Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Japão teve novo vazamento de água contaminada em Fukushima

Mar da região tinha pelo menos 18 mil vezes mais césio que nível permitido.
Desde acidente nuclear em março, Tepco tenta controlar situação em usina.
 
 
 
Funcionários usando roupas de proteção trabalham próximos à fossa pela qual a água contaminada vazou da usina de Fukushima (Foto: Reuters/Tokyo Electric Power Co) 
 
Do G1, com agências internacionais
$$==$$ A Tokyo Electric Power Company (Tepco), operadora da usina nuclear de Fukushima Daiichi, no Japão, informou nesta quinta-feira (12) que no dia anterior foi detectado um vazamento de água altamente radioativa no mar, mas que a situação foi controlada horas depois.
Na água do mar na região da central foi detectada a presença de césio-134 em concentração pelo menos 18 mil vezes maior que a permitida, enquanto os níveis de césio-137 eram em torno de 22 mil vezes superiores ao limite legal.

Os técnicos da usina de Fukushima, onde teve início uma crise nuclear após o terremoto e o tsunami de 11 de março, detectaram que um encanamento próximo ao reator 3 vertia água a uma fossa, que por sua vez vazava ao mar, segundo a emissora de TV japonesa "NHK".
Na fossa em questão, o nível de césio-134 na água era 620 mil vezes superior ao permitido, e o de césio-137, 430 mil.
Desde o terremoto seguido de tsunami de dois meses atrás, a Tepco luta para baixar a temperatura dos reatores da central Fukushima Daiichi, objetivo que a empresa espera alcançar entre outubro deste ano e janeiro de 2012.
A parada abrupta do resfriamento provocado por uma onda de 14 metros provocou um colapso parcial e os técnicos injetam há dois meses milhões de toneladas de água nos reatores para impedir um superaquecimento.
Os técnicos da Tepco passaram ainjetar na cuba onde fica o combustível nuclear aproximadamente sete toneladas de água por hora e esperam inundar as áreas vizinhas para acelerar o resfriamento.
Estas operações são realizadas com o auxílio de caminhões-tanque, bombas de concreto e outros sistemas de irrigação, que teriam provocado vazamentos expressivos de água contaminada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário