GIPOPE - GARIBA'S.
NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
INTERNACIONAL - ECONOMIA & MERCADOS
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
O forte avanço apresentado pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor) superou a expectativa de que a taxa ficaria em torno de 4,9%.
Em ritmo mensal, o IPC registrou alta de 0,6% em setembro, segundo o ONS (sigla em inglês para Escritório Nacional de Estatísticas), mas os gastos com gás cresceram 13%, enquanto o com eletricidade subiram 7,5%.
Os setores de alimentos e transporte também ajudaram a alavancar índice de preços.
A última vez em que a inflação medida no Reino Unido atingiu um patamar tão alto foi em setembro de 2008, quando a taxa de 5,2% foi a mais alta desde que o indicador começou a ser medido, em 1997, de acordo com o jornal britânico "The Guardian".
Com isso, o mês passado foi o 22º consecutivo em que o avanço dos preços supera a meta oficial de 2% ao ano.
"É uma notícia muito desagradável e intensifica as sérias restrições atuais no poder aquisitivo dos consumidores", afirmou Howard Archer, economista da IHS Global Insight, que recordou que os últimos dados sobre a média dos salários anuais mostram um aumento de apenas 1,6% em agosto.
Além disso, o novo dado aumentará a fatura para o governo, pois a taxa de inflação de setembro é a que serve para determinar o valor dos pagamentos sociais, como as pensões e o seguro-desemprego, a partir de abril do próximo ano.
==.=..--_______ .. __________ - _________ .. ________--..=.==
Nenhum comentário:
Postar um comentário