Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Onda de projetos coletivos está só começando

GIPOPE - INTELLIGENCE.
NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
ECONOMIA & NEGÓCIOS

Focado na área criativa, crowdfunding (financiamento coletivo) tende a atingir nichos como serviços e produtos

*** PUBLICIDADE || Gipope - Gariba's. 2011













        
          Gipope - Marketing -\- Competência e Credibilidade sempre fazem a diferença!                                                                                                                                                                                                                                                         - 0 - Visibilidade com Credibilidade em Branding - 0 - 
Z.z________ _____________-- _____________ _________z.Z

Mariana Durão
Publicado:
Atualizado:
||!*+$+*!|| RIO - O modelo de crowdfunding, financiamento coletivo, ganhou força no Brasil no último ano mas pode alçar voos mais altos. Focada até agora em viabilizar projetos criativos por aqui — shows, CDs, revistas, cinema e espetáculos teatrais —, a ferramenta tem potencial quase ilimitado para tirar do papel produtos, serviços, novas tecnologias e iniciativas sociais. Para que o conceito deslanche, porém, é fundamental difundi-lo no país já que, como diz o próprio nome (a tradução do inglês >sav


A dinâmica é simples e democrática: o projeto e seu custo estimado são apresentados num site. Os interessados em apoiar a ideia fazem doações e recebem algum tipo de recompensa caso os recursos captados sejam suficientes para realizá-la. Já os responsáveis pela plataforma on-line ganham, na maioria das vezes, comissão de cerca de 5%.


Conceito ainda é pouco difundido no país
A avaliação de especialistas é que o modelo ainda não é suficientemente conhecido pelo público brasileiro. A República Marketing Universitário, agência de ativação de projetos para estudantes, promove debates com alunos e professores de UFRJ, Uerj, ESPM e Facha na Semana Global do Empreendedorismo. Nos en$, eles vão conhecer cases de sucesso no Brasil como Catapulta, Movere.me, Catarse e Benfeitoria.
— Além de atrair novos colaboradores para os projetos, nosso objetivo é mostrar aos jovens que é possível colocar ideias em prática de uma forma diferente — diz Vinicius Oberg, da República.


O caminho para inovar den$do crowdfunding pode ser pensar em novas contrapartidas para os colaboradores, diz Frederico Lacerda, sócio da aceleradora de negócios 21212. Ele cita o caso de sites voltados a financiar projetos do terceiro setor.


— Prestar contas em uma rede pode ser uma solução interessante para ONGs, que podem convidar o colaborador a conhecer seu projeto social e comprovar o emprego do dinheiro doado — diz.


O movimento brasileiro foi inspirado no portal americano Kickstarter, criado em 2009 e o maior do mundo em projetos $. Mas o universo do >savsav


Outra possibilidade é a prestação de serviços. Apoiada pe$21212 a startup Simpply, de soluções para vendas diretas, já utilizou o site estrangeiro oDesk para executar tarefas mais pesadas de digitação dentro do seu sistema.


— É possível reunir comunidades de designers, desenvolvedores de projetos e tecnologia, que vão propor diversas soluções e preços para uma demanda — diz Lacerda.
Criado em janeiro deste ano, o Catarse já registrou nove mil colaborações e arrecadou R$ 1,1 milhão para 110 projetos bem-sucedidos. Integrante do grupo, Pedro Struchiner diz que as iniciativas no país não passam de uma dezena. Ele aponta que o modelo ainda está em fase de aprendizado e solução de questões legais. Ele cita, por exemplo, o debate sobre possível enquadramento de projetos culturais financiados na Lei Rouanet.


Mais que empresas, as plataformas on-line de crowdfunding são realizadores. Após dois anos e US$ 53 milhões arrecadados para 20.371 projetos (7.496 com sucesso na captação, somando US$ 40 milhões), o Kickstarter teve receita de módicos US$ 2 milhões.


— Somos uma ferramenta para o público se manifestar, seja o apoiador ou o realizador. No nosso caso, a meta é que o Catarse se sustente e o que sobrar de dinheiro seja reinvestido em novos projetos — diz Struchiner.
.._________________________________.____________________________________..
___GIPOPE - GARIBA'S..___-_____2.011_.__2.012_____-____..SNOITULOS & ACITSÍGOL___    


  Gipope - Marketing -\- Competência e Credibilidade sempre fazem a diferença!
- - Visibilidade com Credibilidade em Branding - -
Xy.________________ - _______________ . _______________ - _________________.yX

Nenhum comentário:

Postar um comentário