Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Polícia mata militantes após ataques múltiplos na capital do Afeganistão


Guerra no Afeganistão...


INTERNACIONAL -- NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.



Ofensiva do Talibã em Cabul durou mais de 20 horas.
Quatro militares afegãos, dois civis e seis combatentes morreram.



Do G1, com agências internacionais



*#.=-=.#* A polícia do Afeganistão matou na manhã desta quarta-feira (14) os últimos insurgentes do Talibã que ocupavam um prédio em construção na capital, Cabul, e colocou fim em uma ofensiva múltipla que terminou com pelo menos 12 mortos -4 militares afegãos, dois civis e seis militantes do grupo fundamentalista islâmico.


O ataque terminou com uma ofensiva aérea feita por um helicóptero, por volta das 8h30 locais (1h de Brasília), e que matou os dois últimos militantes que resistiam.

Policiais afegãos observam estragos no prédio ocupado pelos talibãs em Cabul, na manhã desta quarta-feira (14) (Foto: AP)Policiais afegãos observam estragos no prédio ocupado pelos talibãs em Cabul, na manhã desta quarta-feira (14) (Foto: AP)

As ações começaram na manhã de terça, no distrito de Wazir Akbar Kha, a região das embaixadas, no centro da cidade. A Embaixada dos Estados Unidos e o QG da Otan estavam entre os alvos.


Explosões foram intercaladas por trocas de tiros durante toda a tarde de terça-feira e continuaram até depois do amanhecer de quarta-feira. Moradores de apartamentos próximos ficaram dentro de casa e tentaram acalmar crianças em pânico, enquanto helicópteros sobrevoavam a área.


Foi o ataque militante mais duradouro e audacioso na capital afegã em uma década, desde que o Talibã foi deposto do poder, sendo uma forte lembrança dos recursos e do alcance dos insurgentes no momento em que as forças ocidentais se preparam para se retirar do país.


Autoridades da embaixada dos EUA afirmaram que o pessoal diplomático não se feriu.
Os combatentes talibãs tomaram controle e assumiram posição perto de uma base do Exército. A partir dali, eles lançaram os ataques.


O Talibã disse que o grupo estava armado com granadas propulsionadas por foguetes, coletes-suicida e rifles.


Policiais afegãos atiram contra o prédio em que os militantes talibãs se entrincheiraram nesta terça-feira (13) durante ataque em Cabul, capital do país (Foto: Reuters)Policiais afegãos atiram contra o prédio em que os militantes talibãs se entrincheiraram nesta terça-feira (13) durante ataque em Cabul, capital do país (Foto: Reuters)

Homem mostra projétil lançado durante o ataque talibã desta terça-feira (13) no centro de Cabul, capital do Afeganistão (Foto: Reuters)Homem mostra projétil lançado durante o ataque talibã desta terça-feira (13) no centro de Cabul, capital do Afeganistão (Foto: Reuters)

"Executamos um grande ataque suicida contra os serviços de inteligência estrangeiros e afegãos", escreveu Zabiullah Mujahid, porta-voz dos talibãs, em um SMS enviado à agência France Presse pouco depois das primeiras explosões.


O Talibã lidera uma sangrenta insurgência no Afeganistão, invadido após os atentados de 11 de setembro de 2001 nos EUA. O movimento é aliado da rede terrorista da al-Qaeda, autora assumida dos atentados.
A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) lidera uma coalizão de cerca de 140 mil soldados estrangeiros no país.

Fumaça ergue-se durante o ataque desta terça-feira (13) a Cabul, capital do Afeganistão (Foto: AP)Fumaça ergue-se durante o ataque desta terça-feira (13) a Cabul, capital do Afeganistão (Foto: AP)

A incursão foi o segundo grande ataque do Talibã na cidade em menos de um mês, depois que homens-bomba atingiram a sede do Conselho Britânico em meados de agosto, matando nove.

Jornalistas cercam van atingida por tiros durante o ataque desta terça-feira (13) em Cabul (Foto: AFP)Jornalistas cercam van atingida por tiros durante o ataque desta terça-feira (13) em Cabul (Foto: AFP)

___________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário