Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Netanyahu se diz 'interessado' em negociar com Abbas na ONU


INTERNACIONAL -- NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.



Premiê israelense pede 'abertura de negociações' ao presidente da Autoridade Palestina



estadão.com.br

[*~*:-:*~*] JERUSALÉM - O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu disse nesta segunda-feira, 19, que está "interessado" em se reunir com o presidente da Autoridade Palestina (AP), Mahmoud Abbas, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) nesta semana em Nova York, informa um comunicado de seu gabinete, segundo informações da agência AFP.

Para Netanyahu, demandas palestinas sobre Estado são uma 'iniciativa unilateral' - Ronen Zvulun/Reuters
Ronen Zvulun/Reuters

Para Netanyahu, demandas palestinas sobre Estado são uma 'iniciativa unilateral'.


"O primeiro-ministro está interessado em um encontro com o presidente da Autoridade Palestina em Nova York", diz o comunicado. "Chamo o presidente (Abbas) a abrir negociações diretas em Nova York, para continuá-las em Jerusalém em Ramallah", na Cisjordânia, acrescenta a nota, publicada pouco antes do encontro dos países membros da ONU.


Abbas, que chegou a Nova York nesta segunda, confirmou ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, sua intenção de apresentar na sexta-feira uma petição para a adesão plena do Estado palestino ao órgão internacional. O palestino discursará no mesmo dia que Netanyahu, que deve viajar aos Estados Unidos na terça para expressar "a verdade" de Israel ante às reivindicações palestinas.

O governo israelense, assim como o dos Estados Unidos, se opõe à iniciativa liderada por Abbas, denunciando a medida como "unilateral" e afirmando que o Estado palestino não pode ser criado sem que haja um acordo de paz vigente na região. Washington já anunciou várias vezes que bloquearão o pedido palestino para se integrar à ONU.


'Estado pleno'
Nasta terça, Abbas reiterou seu planos de buscar a adesão plena de um Estado palestino na ONU apesar de "ter-se instaurado o caos" por conta do pedido.

Segundo ele, os Estados Unidos e Israel querem manter o processo de paz restrito a um "diálogo bilateral" supervisionado à distância por Washington. Mas esse diálogo tem fracassado, o que levou à iniciativa de buscar a condição de membro na ONU. "Decidimos tomar essa medida e instaurou-se o caos contra nós", declarou ele a jornalistas durante seu voo a Nova York. 
____________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário