Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Reabertura de Rafah, entre Egito e Gaza, vale a partir de sábado




DA EFE, NO CAIRO
O governo egípcio reabrirá de maneira permanente a passagem de Rafah, na fronteira com a faixa de Gaza, a partir do próximo sábado, como forma de consolidar a reconciliação interpalestina, informou nesta quarta-feira a agência de notícias egípcia Mena.
Segundo esta resolução, será aplicado o mesmo mecanismo vigente antes de 2007, que permitia a entrada dos palestinos no Egito através de toda sua fronteira e pelo ar.
A passagem de Rafah, a única saída de Gaza para o exterior, foi fechada em junho de 2007, quando o grupo islâmico palestino Hamas tomou o controle do território, e desde essa data só era aberta de forma esporádica para permitir a saída de doentes e a entrada de ajuda humanitária.
Depois da revolução egípcia que explodiu em 25 de janeiro e encerrou o regime de Hosni Mubarak, o novo governo egípcio se comprometeu a revisar a situação da passagem de Rafah, a fim de aliviar o bloqueio israelense contra a faixa palestina.
A decisão adotada nesta quarta-feira exime de visto prévio as mulheres palestinas de todas as idades, os homens menores de 18 anos e os maiores de 49 anos.
Também não precisarão de visto os palestinos que estudam em universidades egípcias e aqueles que cruzarem Rafah para receber tratamento médico no Egito.
A medida também beneficiará as famílias palestinas de Gaza que precisarem passar por Rafah em sua viagem de retorno ou saída para um outro país, com a condição de que tenham passaportes da Autoridade Nacional Palestina (ANP) e vistos dos países que visitarão.
A Embaixada da ANP no Cairo, em coordenação com os órgãos competentes egípcios, ficará a cargo da transferência dos palestinos que não cumprirem os requisitos de entrada e saída de Gaza.
A passagem ficará aberta todos os dias, exceto às sextas-feiras e os feriados oficiais, entre 9h e 17h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário