FELIPE NÓBREGA
ENVIADO ESPECIAL A ZURIQUE
ENVIADO ESPECIAL A ZURIQUE
*!:!:!* Em 2009, na apresentação do Q5, o comentário era que a Audi tinha feito uma cópia reduzida do jipão Q7 -burburinho ouvido agora no lançamento do Q3, só que de forma intensificada pela maior diferença de escala.
O primeiro utilitário compacto da marca, no entanto, abre mão da valentia "fora-de-estrada" para priorizar o caráter urbano. Afinal, 95% dos donos de jipinhos nunca põem seus carros na lama.
Samantha Gostner/Divulgação |
Versão de entrada do Audi Q3 traz motor de 175 cv |
O Q3 chega ao Brasil em fevereiro. Todas as versões terão tração integral e suspensão traseira multibraços.
A direção elétrica bastante direta confirma que a Audi quis fazer do pequeno utilitário um "hatch versátil".
Montado sobre a mesma plataforma do VW Tiguan, mas com 180 kg a menos, o Q3 acaba se comportando melhor até que o A3 de tração dianteira -a redução de peso do jipinho foi uma das obsessões do projeto.
Já em relação ao BMW X1 (150 cv), atual líder do segmento, o Audi parece ser mais disposto. Ao menos na avaliação de 150 km pelos arredores do lago Zurique, na Suíça.
Mérito do câmbio de seis marchas com dupla embreagem e do motor 2.0 com injeção direta e turbo.
Os 175 cv não fazem milagre, mas garantem agilidade na cidade. Haverá também uma versão com o mesmo motor e 214 cv.
Segundo a fábrica, o Q3 vai de 0 a 100 km/h em 8,2s, cerca de 2s mais rápido que o X1, que parte de R$ 120 mil.
A Audi diz que o carro custará cerca de 15% a mais que o rival, ou seja, R$ 140 mil. Outro concorrente é o Volvo XC60, com um preço inicial de R$ 119,9 mil.
Faróis de xenônio e LEDs serão itens de série no Q3, assim como o sistema start-stop (desliga temporariamente ao parar em um sinal, por exemplo). Até o ar-condicionado pode ter o funcionamento otimizado, tudo para economizar gasolina e poluir menos.
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