Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de junho de 2024

Cidade na Bahia registra menor temperatura do nordeste nas últimas 24h; confira ranking do 'invernou' baiano

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


Barreiras foi a cidade mais fria da região nas últimas 24h, segundo o Inmet. Na primeira semana de inverno, menor temperatura do estado foi registrado em Piatã.
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por g1 BA

Postado em 28 de junho de 2024 às 10h45m

#.*Post. - N.\ 11.247*.#

Barreiras, no oeste da Bahia — Foto: Ricardo Lucas/Arquivo Pessoal
Barreiras, no oeste da Bahia — Foto: Ricardo Lucas/Arquivo Pessoal

Uma semana após o início do inverno no Brasil, a cidade de Barreiras, no oeste da Bahia, registrou a menor temperatura do nordeste nas últimas 24h. A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em boletim divulgado na quinta-feira (27).

As menores temperaturas do país são registradas no sul do Brasil, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os termômetros chegaram a 0,5ºC negativos na cidade de Bom Jardim da Serra - Morro da Igreja, em Santa Catarina.

Na Bahia, o frio passa longe das temperaturas negativas, mas, quando comparado a outras cidades do nordeste, ocupam a primeira posição no ranking do "invernou".

A cidade de Correntina, no sudoeste do estado, é um outro exemplo do frio baiano. Assim como Barreiras, ela entrou na lista das mais frias do nordeste nas últimas 24h, após os termômetros atingiram 12.5ºC.

No nordeste, o ranking do frio ficou da seguinte forma neste período:

  1. Barreiras (BA), com 12.4ºC
  2. Correntina (BA), com 12.5ºC
  3. Arco Verde (PE), com 13ºC
  4. Vitória da Conquista (BA), com 13.3ºC
  5. Luís Eduardo Magalhães (BA), com 13.6ºC

🔥 Além de fazer parte do ranking das menores temperaturas registradas, Barreiras também integra o ranking das maiores. Nas últimas 24h, os termômetros também chegaram a 34.3ºC, a maior temperatura de todo o estado.

🌡Isso significa que, em Barreiras, a variação de temperatura ao longo do dia pode chegar a 21.9ºC.

Ranking estadual

Com mineração, cresceram vagas emprego e estabelecimentos comerciais em Piatã — Foto: PAULO KOBA/BBC
Com mineração, cresceram vagas emprego e estabelecimentos comerciais em Piatã — Foto: PAULO KOBA/BBC

Desde o início do inverno, em 21 de junho, algumas cidades do sudoeste e oeste baiano disputaram o ranking das três mais frias do estado. Confira alguns dados:

A menor temperatura foi registrada em Piatã, na região da Chapada Diamantina. No segundo dia do inverno, 22 de junho, os termômetros chegaram a 10.9ºC na cidade.

🌡Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, ambas no oeste da Bahia, foram as cidades que registraram as menores temperaturas mais vezes. [Veja ranking abaixo]

Menores temperaturas na Bahia

Data Cidade mais fria Temperatura
21 de junho Luís Eduardo Magalhães 12.5ºC
22 de junho Piatã 10.9ºC
23 de junho Luís Eduardo Magalhães 11.1ºC
24 de junho Barreiras 12.6ºC
25 de junho Barreiras 11.9ºC
26 de junho Luís Eduardo Magalhães 11.5ºC
27 de junho Barreiras 12.4ºC

Cidades como Correntina, no oeste, e Vitória da Conquista, no sudoeste, também registraram temperaturas baixas. Nos municípios, os termômetros chegaram a 12.5ºC e 13.3ºC, respectivamente, nas últimas 24h.

🌤 Os moradores de Salvador podem até ter reclamado do frio durante a madrugada, mas na capital baiana os termômetros passaram longe do frio do oeste e sudoeste. Nas últimas 24h, a menor temperatura registrada na cidade foi de 21.9ºC.

Previsões para o inverno na Bahia

Parque Nacional da Chapada Diamantina na Bahia — Foto: Divulgação
Parque Nacional da Chapada Diamantina na Bahia — Foto: Divulgação

De acordo com a meteorologista do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Mary Diniz, a maior influência dos ventos do sudoeste são uma característica dessa época do ano. O calor dá espaço a temperaturas mais amenas e as ocorrências de chuvas são ainda mais frequentes.

Em 2023, a estação foi marcada por menos registros de chuvas, devido ao fenômeno El Niño. Ele é caracterizado pelo aquecimento anormal e persistente da superfície do Oceano Pacífico, o que causa alterações na umidade e deixa o ar mais seco, dificultando a formação das chuvas.

Neste ano, o fenômeno dá lugar ao La Niña, que funciona basicamente de forma contrária.

"Há um resfriamento maior do que o normal das águas do Oceano Pacífico. Isso aumenta as chances de precipitação e de temperaturas mais baixas", explicou.

Segundo a meteorologista, as temperaturas mais baixas desse inverno vão se concentrar nas regiões sudoeste, oeste, Chapada Diamantina e Vale do São Francisco.

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

------++-====-----------------------------------------------------------------------=======;;==========--------------------------------------------------------------------------------====-++---

Nenhum comentário:

Postar um comentário