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segunda-feira, 26 de março de 2012

Aos 240 anos, Porto Alegre mira a Copa e se prepara para o futuro

Parabéns...Porto Alegre!...Feliz aniversário...

GIPOPE - LOGÍSTICA.

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BRASIL --\\-- PORTO ALEGRE  -- CIDADES

Capital gaúcha é reformulada de Norte a Sul, com mais de 10 obras.
Copa do Mundo de 2014 contribui para avanço das melhorias na cidade.


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Tatiana LopesDo G1 RS

Um dos desenhos do projeto de revitalização da orla do Guaíba, em Porto Alegre (Foto: Divulgação/PMPA)
Um dos desenhos do projeto de revitalização da orla do Guaíba (Foto: Divulgação/PMPA)

Porto Alegre vai mudar. Até 2014, quando a cidade receberá cinco jogos da Copa do Mundo, pelo menos 10 obras devem estar concluídas de Norte a Sul. Além destas, outras melhorias estão previstas, sendo que algumas já estão em andamento, com a promessa de modernizar a capital gaúcha. No aniversário de 240 anos de Porto Alegre, o G1 reuniu as principais obras que darão uma cara nova à cidade. Para as melhorias na mobilidade urbana para a Copa, toda a execução é de responsabilidade da prefeitura, que garantiu por empréstimo R$ 560 milhões junto à Caixa Federal. A maioria das outras obras também terá investimento público.


Duplicação e prolongamento de ruas e avenidas
Avenida Tronco:
Uma exigência da Fifa para a realização dos jogos da Copa em Porto Alegre, a duplicação engloba 5,3 quilômetros. A via também passará a contar com ciclovia e corredor de ônibus, e absorverá o tráfego de veículos que normalmente utilizam as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Padre Cacique. Para a reformulação, 1,4 mil famílias terão de deixar suas casas, localizadas às margens da avenida. A prefeitura garante que todos receberão novas moradias.

Custo: R$ 140 milhões.
Confira o antes e depois abaixo.

Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) e obras na Padre Cacique: 
A duplicação inclui quatro trechos, ligando área central e Zona Sul. Os trechos 1, 2 e 3 estão em execução. A extensão total é de 5,8 quilômetros. A pista contará ainda com ciclovia paralela ao Guaíba. A obra também integra a Matriz de Responsabilidades para a Copa. Uma ponte de 80 metros será construída para ligar os dois primeiros trechos, e um viaduto também será construído.


Custo: cerca de R$ 97 milhões.
Severo Dullius: Ganhará mais 2,4 quilômetros de extensão, que devem facilitar a ligação entre a Zona Norte e o Aeroporto Salgado Filho. Serão três pistas em cada sentido, com canteiro central, passeios laterais, iluminação e mobiliário urbano, além de um anel viário no entorno do aeroporto e canalização de esgoto pluvial. As obras na Rua Dona Alzira estão em andamento, e o restante do projeto é elaborado.
Custo: R$ 40,8 milhões.


Rua Voluntários da Pátria: Parte importante do projeto de revitalização do Quarto Distrito e do Bairro Humaitá, terá 3,5 quilômetros de extensão duplicados, entre a Rua da Conceição e a Avenida Sertório. A via terá três faixas de trânsito em cada sentido, uma delas exclusiva para ônibus, além de ciclovia, canteiro central e calçadas laterais. Um terminal de ônibus também será erguido junto à estação São Pedro da Trensurb.
Custo: R$ 30 milhões

Obras na Terceira Perimetral
A maior via de Porto Alegre receberá cinco obras ao longo dos seus 12,3 quilômetros de extensão. Serão três passagens subterrâneas e dois viadutos. A licitação para as obras da Rua Anita Garibaldi está em fase final, enquanto os demais projetos estão sendo elaborados.

Custo: R$ 120,4 milhões.

Complexo da Rodoviária
O projeto consiste na construção de um viaduto sobre a Rua da Conceição, ligando a Avenida Júlio de Castilhos à Castelo Branco, e de um terminal de ônibus no canteiro central, com acesso subterrâneo. As obras não começaram e a previsão para conclusão é setembro de 2013.

Custo: R$ 22 milhões.

Confira o antes e depois abaixo.



Corredores de ônibus no sistema BRT: Protásio Alves, Bento Gonçlalves e João Pessoa
Como vão ficar os pontos dos corredores BRT em Porto Alegre (Foto: Divulgação/PMPA)
Como vão ficar os pontos dos corredores BRT
(Foto: Divulgação/PMPA)

Adotado em cidades como Curitiba, Bogotá e Los Angeles, os Corredores BRT (Bus Rapid Transit), sigla em inglês para Trânsito Rápido de Ônibus, chegam a Porto Alegre. O sistema será implementado em três avenidas. Na Protásio Alves a substituição do pavimento já foi iniciada. Serão 7,5 quilômetros de extensão, com 11 estações adaptadas, plataformas de embarque/desembarque e bilhetagem externa. Um terminal será construído na Avenida Manoel Elias.


Na Avenida Bento Gonçalves, serão 6,5 quilômetros. Serão instaladas 12 estações, além da construção de dois terminais, nas avenidas Azenha e Antônio de Carvalho. Na Avenida João Pessoa serão 4,4 quilômetros de corredor, que fará a ligação entre o BRT da Bento Gonçalves e o Centro. Mesmo que tomem vários ônibus, os clientes pagarão apenas uma passagem, desde que não saiam das estações.
Custo: R$ 72 milhões.

Monitoramento Operacional dos corredores BRT
Porto Alegre adotará um centro de monitoramento em tempo real do tráfego nos corredores de ônibus da Avenida Tronco, da Avenida Padre Cacique e da Terceira Perimetral. Serão investidos R$ 14,4 milhões na implementação do projeto, que está em fase final de elaboração e deve começar a operar a partir de janeiro de 2014.


Arena do Grêmio e obras de mobilidade no bairro Humaitá
Projeto Arena do Grêmio (Foto: Divulgação)
Projeto da Arena do Grêmio (Foto: Divulgação)

As intervenções no entorno da Arena, o novo estádio do Grêmio, incluem pavimentação, drenagem, sinalização e esgoto. As obras deverão ser licitadas ainda no primeiro semestre.


Além do estádio com 60 mil lugares em quatro anéis, o projeto Arena prevê um complexo multiuso com centro de convenções de 14 mil metros quadrados, hotel com 240 apartamentos, shopping, centro empresarial e 5,3 mil vagas de estacionamento. As obras do estádio já chegam a 60% de conclusão.


Custo das obras do entorno: R$ 15,3 milhões (custeado em parte por Emenda Parlamentar da bancada gaúcha e pelo município).

Custo da Arena: R$ 600 milhões (parte será pago com o valor do terreno do Estádio Olímpico, que será entregue à empresa OAS, além da participação da construtora de 35% do Lucro Líquido ajustado, a partir do primeiro ano de atividades. Não há, ainda, um valor exato. Por isso, o Conselho Deliberativo do clube considerou como contrapartida básicas a entrega de um Estádio ultrapassado pelo recebimento de um estádio novo).


Projeto do Beira-Rio (Foto: Divulgação)Projeto do novo Beira-Rio (Foto: Divulgação)
Reforma do Beira-Rio

Depois de 270 dias paradas, aguardando a assinatura da construtora Andrade Gutierrez, as obras do estádio do Inter foram retomadas. O novo Beira-Rio terá capacidade para pouco mais de 51 mil pessoas, mas a quantidade de lugares poderá chegar a 56 mil. Um edifício-garagem será construído, com 3 mil novas vagas. O estádio ainda ganhará uma cobertura moderna, com estrutura metálica. No térreo ficarão os espaços comerciais.


Custo: R$ 330 milhões (o Inter aportou R$ 26 milhões e um financiamento será buscado no BNDES de até 75% do valor da obra, além de recursos próprios para completar a diferença. Como contrapartida, a construtura Andrade Gutierrez poderá explorar por 20 anos áreas como camarotes, cadeiras VIPs, edifício-garagem, além de ter direito a realizar eventos no estádio).

Revitalização da Zona Sul - Orla do Guaíba
Previsão de entrega de revitalização inicial da orla do Guaíba, em Porto Alegre, é para o final de 2012 (Foto: Divulgação/PMPA)
Projeto da orla do Guaíba (Foto: Divulgação/PMPA)

A primeira etapa da revitalização está perto de começar, e corresponde a 1 quilômetro de extensão, com 6 hectares de área. O investimento será da prefeitura. O projeto prevê restaurantes, bares, sanitários, vestiários, locais de apoio aos ambulantes e módulo de segurança. Também serão construídos decks de madeira, passarelas, ciclovias, escadarias, jardim aquático, quadras esportivas e estacionamentos.


Ao todo, serão revitalizados 5,9 quilômetros entre a Usina do Gasômetro e o Arroio Cavalhada. A expectativa é que projeto seja totalmente concluído até o final de 2013. Com o orçamento está em andamento, ainda não há valor a ser divulgado.


Ainda na Zona Sul, a campanha "Zona Sul: Eu Curto. Eu Cuido", tem como principal objetivo fazer com que a praia de Ipanema volte a apresentar condições para o banho.
Custo da campanha: R$ 13,7 milhões.

Projeto do novo Cais Mauá (Foto: Divulgação/PMPA)Projeto do novo Cais Mauá (Foto: Divulgação/PMPA)
Revitalização do Cais Mauá
A reforma fica a cargo da empresa Porto Cais Mauá do Brasil, que anunciam o início das obras para agosto deste ano. A conclusão está prevista para 2014. O trecho de aproximadamente 2,5 quilômetros vai da Rodoviária à Usina do Gasômetro. Os 12 armazéns serão revitalizados, prédios comerciais serão construídos, assim como bares, restaurantes, lojas e estabelecimentos culturais.
Custo: R$ 500 milhões.

Segunda ponte do Guaíba
O Governo Federal publicou no dia 16 de março no Diário Oficial o edital de licitação para o projeto da construção. A empresa que vai elaborar a obra deve ser escolhida em até três meses. As propostas devem ser apresentadas no dia 8 de maio. O projeto deve ser elaborado em um ano e meio. Ainda não há estimativas de valores. Se os prazos forem cumpridos, a nova ponte deve começar a ser construída em 2014, com conclusão prevista para 2016.


projeto de rodrigo troyano vencedor ciclovia ipiranga porto alegre (Foto: Divulgação / IAB-RS)
Projeto da ciclovia da Ipiranga
(Foto: Divulgação / IAB-RS)
Ciclovias

As obras na Avenida Ipiranga estão em andamento. A previsão da prefeitura é que o primeiro trecho, de 416 m, seja inaugurado ainda em março. A obra, em toda a extensão da ciclovia, tem 9,4 quilômetros, entre as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Antônio de Carvalho, e deve ser finalizada até o final de 2012.


Custo: aproximadamente R$ 2,3 milhões.
Também está em andamento o serviço de sinalização da ciclovia da Restinga, na Zona Sul. A obra deve ser inaugurada no primeiro semestre deste ano
Custo: cerca de R$ 1 milhão.
A partir deste ano, a prefeitura informa que também será construído o Complexo Cicloviário Sertório, com 12 quilômetros de extensão, incluindo a Severo Dullius e as avenidas dos Estados e das Indústrias. Nos projetos do PAC Copa estão incluídos 20 quilômetros de ciclovias.

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