Total de visualizações de página

domingo, 16 de outubro de 2011

Concentrado no Google+, Google elimina vários serviços como Buzz e Jaiku

GIPOPE - GARIBA'S.

NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
TECNOLOGIA --\-- DIGITAL & MÍDIA



Publicada em 16/10/2011 às 20h13m
Carlos Alberto Teixeira 



Foto: AP
|.|/#-=-#\|.| RIO - A Google anunciou na sexta-feira em seu blog oficial que descontinuará alguns produtos que não emplacaram como desejado: Google Buzz (produto e API), Code Search (produto e API), Jaiku, as funções sociais do iGoogle, as buscas especiais para pesquisadores acadêmicos e alguns sites de buscas específicas.


"Nossa aspiração é construir grandes produtos que realmente mudem a vida das pessoas, produtos que elas usem duas ou três vezes por dia. Para conseguir isso é preciso pensar muito e focar bastante - pensar sobre as coisas em que os usuários trabalham e, mais importante, no que eles não trabalham. É por isso que recentemente decidimos descontinuar alguns produtos e transformar outros em funções de outros produtos já existentes", declarou no blog Bradley Horowitz, vice-presidente de produtos da Google.


Em poucas semanas será fechado o Google Buzz e a API correspondente, com o foco social passando para o Google+. Usuários não conseguirão criar novos posts no Buzz, mas todo o conteúdo já postado permanecerá disponível no Google Profile, podendo ser baixado para o computador local usando a função Google Takeout.


As outras desativações se darão no dia 15 de janeiro de 2010. O Code Search e sua API serão descontinuados. Eram destinados a permitir a programadores realizar buscas em código-fonte em toda a web.


O Jaiku também morrerá nesse dia. Comprado em 2007 pela Google, o produto permitia enviar atualizações para amigos. Antes, porém, a Google oferecerá uma ferramenta para os usuários exportarem seus dados do sistema.


Com o foco no Google+, as ferramentas de interação social no iGoogle também serão desativadas na ocasião. Vale ressaltar que o resto do Google, bem como os aplicativos não-sociais do produto, continuarão funcionando normalmente.


Deixará de funcionar também o produto denominado "University Research Program for Google Search", que oferecia resultados de buscas mais completos a pesquisadores acadêmicos aprovados. O site do Google Labs parará junto.


Concluindo a limpeza, os sites Boutiques.com e Like.com serão substituídos pelo "Google Product Search". As recentemente anunciadas desativações vêm no rastro de vários outros fechamentos de produtos da Google.


- Aparentemente, a estratégia da companhia vinha sendo algo como atirar um punhado de macarrão cozido numa parece de azulejos para ver o que permanecia grudado - disse um analista ao site TechCrunch.


Em junho, a empresa fechou o Google Health. Em agosto, matou os projetos ligados à aquisição da Slide, e, em setembro, descontinuou o Aardvark.


Apesar de todos os ajustes e desativações, a Google se mantém firme em sua filosofia de conceder 20% do tempo de cada funcionário ao desenvolvimento de projetos pessoais que possam ser úteis à companhia.
+.________________________________________________________________________________________.+

Nenhum comentário:

Postar um comentário