Total de visualizações de página

domingo, 19 de junho de 2011

Pescadores encontram helicóptero que caiu na Bahia

BAHIA



Claudia Moretz-Sohn 
 
 
 
 
*»»<««* RIO - A cabine do helicóptero que caiu no sul da Bahia , na sexta-feira, foi encontrada nas proximidades de Porto Seguro, por pescadores que trabalhavam na região com redes de arrastão, informou ao Globo uma fonte do governo do Estado do Rio.
Em nota, a Marinha do Brasil divulgou que mergulhadores confirmaram que a aeronave foi encontrada.

O helicóptero encontra-se a 250 metros da costa e a uma profundidade de cerca de 10 metros. Ainda segundo a Marinha, a cabine está muito danificada, o que impossibilitou a verificação de vítimas na aeronave até o momento. As buscas prosseguirão na manhã desta segunda-feira. (Confira a íntegra da nota )

Das sete pessoas que estavam na aeronave (contanto com o piloto Marcelo Mattoso de Almeida), três continuam desaparecidas até a noite de domingo e quatro morreram no acidente, entre elas duas crianças. Entre os desaparecidos, está a estudante Mariana Noleto, namorada de Marco Antônio Cabral, filho do governador Sérgio Cabral.

Na manhã deste domingo já haviam sido encontrados um pedaço da carenagem (peça da estrutura externa), um assento, um apoio de braço e mais uma bolsa, provavelmente de um dos passageiros do helicóptero, de acordo com a Capitania dos Portos.


Piloto tinha quatro licenças vencidas


A assessoria de comunicação da Força Aérea Brasileira informou neste domingo que abrirá procedimento investigatório para saber como o piloto do helicóptero atuava sem licença de voo há seis anos.

A assessoria de imprensa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), por sua vez, informou que não confia na apuração de terceiros e que só se manifestará depois do fim das apurações do acidente, a cargo do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 2), com sede em Recife (PE). O site da Anac , no setor de consulta de licenças, aponta que o piloto Marcelo Mattoso de Almeida está com todas as quatro licenças de voo vencidas.

A licença do helicóptero que caiu, de prefixo PR-OMO, é a H350, que venceu em junho de 2005. Pelo site, é possível constatar ainda que o certificado de capacidade física de Marcelo está inválido desde agosto de 2006. As outras licenças que ele tinha para voar são de aeronaves dos modelos BH06, (vencida em outubro de 2004), EC30 (dezembro de 2006) e RHBS (desde julho de 2005).

Segundo informou a assessoria da Força Aérea Brasileira (FAB), toda vez que um piloto apresenta um plano de vôo tem de ser checada a situação da sua licença de pilotagem, cujo código é informado junto com o plano.

Neste domingo, as buscas passaram a ser feitas também com ajuda de um navio varredor Albardão, que possui um sonar de varredura capaz de identificar objetos no fundo do mar. A região de busca, informa a Marinha, foi estabelecida numa área de 6,9 quilômetros quadrados, "tendo-se como referência o ponto estimado de queda, os pontos de recuperação dos destroços e do aparecimento das quatro vítimas do acidente".

Além de Marcelo Mattoso de Almeida, ainda não foram encontrados os corpos da empresária Jordana Kfouri Kavendish e da jovem Mariana Noleto, namorada de Marco Antônio Cabral, filho do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. Pai e filho ficaram o final de semana em Porto Seguro e permanecerão mais dias na cidade, segundo informou a assessoria de imprensa do governador. Eles estão passando o dia em um hangar privado no aeroporto local e tendo apoio do prefeito Gilberto Pereira Abade e do secretário de Turismo Guto Jones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário