Total de visualizações de página

sábado, 4 de junho de 2011

James Arness, ícone do faroeste americano, morre aos 88

Cultura


Portal Terra
!#*#! O ícone da televisão James Arness, astro da série de faroeste Gunsmoke, morreu nesta sexta-feira (3), aos 88 anos, de causas naturais. A notícia foi divulgada em seu site oficial, onde sua mulher, Janet, postou uma carta póstuma do ator dedicada a seus fãs.

O programa que estrelou durante 20 anos (1955-1975) no papel do xerife Matt Dillon lhe deu a oportunidade de trabalhar com grandes nomes como Harrison Ford, Burt Reynolds e Charles Bronson. É também até hoje a segunda série mais duradoura da televisão norte-americana, superada apenas pelo desenho animado Os Simpsons.

Nascido no dia 26 de maio de 1923, Arness fez parte da Baljac, produtora de filmes do renomado John Wayne, e atuou ao lado dele em grandes sucessos como Hondo, The Sea Chase e Big Jim McLain. Sua estreia como ator ocorreu em 1947, quando fez parte do longa Ambiciosa (Father´s Daughter), estrelado pela atriz Loretta Young.
Antes disso, ele serviu no exército dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial, sofreu um ferimento na perna e acabou condecorado com a medalha Coração Púrpura (Purple Heart), dada a soldados feridos ou mortos em serviço.

Arness ainda interpretou o monstro do clássico de ficção cientifica The Thing from Another World (A Coisa do Outro Mundo), em 1951, refilmado 31 anos depois pelo diretor John Carpenter.
No total, ele atuou em 33 filmes para o cinema e 15 para a TV.
Leia a íntegra da carta escrita por Arness para a ocasião:

Olá amigos,
Eu decidi escrever uma carta para vocês para Janet postar em nosso website quando eu não estivesse mais aqui.

Eu tive uma vida maravilhosa e fui abençoado em ter convivido com muitas pessoas amáveis e grandes amigos. A melhor parte da minha vida foi minha família, especialmente minha mulher, Janet. Muitos de vocês a conheceram em Dodge City, então entendem o quão especial ela é.

Eu gostaria de usar este tempo para agradecer a todos vocês por serem fãs por tantos anos de Gunsmoke, The Thing, How the West Was Won e todos os outros divertidos projetos que eu tive a sorte de ter feito parte. Eu tive o privilégio de trabalhar com tantos grandes atores ao longo dos anos.

Fui honrado em servir no exército de meu país. Eu estive em Anzio durante a Segunda Guerra Mundial e isso me fez perceber o quão preciosa é a vida.

Agradeço mais uma vez pelas muitas cartas, cartões, emails e presentes que recebemos ao longo dos anos. Vocês são e sempre foram verdadeiramente apreciados.

Sinceramente, Jim Arness

Nenhum comentário:

Postar um comentário