Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Enchentes na China matam 52 e forçam retirada de 100 mil

INTERNACIONAL




DA REUTERS, EM PEQUIM (CHINA)


*%!!%* Fortes chuvas atingiram nos últimos dias o sul e leste da China, matando ao menos 52 pessoas e forçando a retirada de 100 mil moradores.

As mortes ocorrem em sua maioria na pobre província de Guizhou (sul), onde dezenas de milhares deixaram suas casas para escapar da cheia dos rios nos últimos dias, informa a agência estatal Xinhua. As outras vítimas são da província de Jiangsu.


Carlos Barria/Reuters
Pessoas caminham pelo rio Huangpu, depois de dois dias de intensas chuvas em Shanghai
Pessoas caminham pelo rio Huangpu, depois de dois dias de intensas chuvas em Shanghai

Outras 32 pessoas estão desaparecidas, afirma a agência, sugerindo que o número de mortos pode aumentar. A água destruiu ainda quase 8.000 casas e inundou milhares de hectares de terras destinadas à agricultura.

A previsão do tempo indica que Guizhou vai ser atingida por mais chuvas nos próximos dias e o governo já enviou uma equipe de emergência às áreas mais atingidas.

A chuva, contudo, também trouxe alívio a uma região que, dias antes, sofria com uma seca. A falta de água havia danificado plantações e levado a cortes no fornecimento de energia elétrica.

As chuvas aumentam a esperança dos fazendeiros de que poderão plantar arroz no meio da temporada, depois que o plantio do começo da temporada sofreu durante a seca. As plantações de arroz em Jiangsu, além de Hunan, Hubei, Jiangxi e Anhui ficam às margens do rio Yangtze e representam quase 50% da produção total do alimento na China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário