===+===.=.=.= =---____--------- ---------____------------____::_____ _____= =..= = =..= =..= = =____ _____::____-------------______--------- ----------____---.=.=.=.= +====
Área do planeta vermelho é semelhante ao Monte Roraima, situado na fronteira entre o Brasil, Venezuela e Guiana, por isso leva o nome do estado de Roraima. Imagem foi divulgada nesta terça-feira (4) nas redes sociais do robô.===+===.=.=.= =---____--------- ---------____------------____::_____ _____= =..= = =..= =..= = =____ _____::____-------------______--------- ----------____---.=.=.=.= +====
Por Yara Ramalho, g1 RR — Boa Vista
Postado em 05 de janeiro de 2022 às 19h40m
Post.- N.\ 10.157
Área em Marte é semelhante ao Monte Roraima. — Foto: NASA/JPL-Caltech/MSSS
O robô Curiosity, da Nasa, a agência espacial norte-americana, chegou nesta quarta-feira (5) a um quadrante de Marte que tem o nome de Roraima. O Curiosity também é conhecido como Laboratório de Ciência de Marte (MSL, na sigla em inglês) e está em solo marciano desde 2012.
A região chamada de Roraima em Marte ganhou esse nome porque a área se assemelha ao Monte Roraima, situado na fronteira entre o Brasil, Venezuela e Guiana.
Ao chegar no espaço, o robô publicou no Twitter uma foto em preto e branco do quadrante de mapeamento. Dessa vez, o Curiosity deve seguir em direção a uma passagem estreia delimitada por "algumas mesas planas", conforme a agência espacial.
"Ano novo, nova vista. Cheguei a um quadrante de mapeamento chamado de Roraima. Tem o nome do estado mais setentrional do Brasil e do Monte Roraima. O terreno na região de Roraima na Terra é semelhante a esta área em Marte - colinas de topo plano e algumas encostas íngremes", publicou nas redes.
Área do planeta é semelhante ao Monte Roraima, na fronteira entre o
Brasil, Venezuela e Guiana. — Foto: NASA/JPL-Caltech/MSSS/Evilene Paixão
e Roberto Mebs
O Monte Roraima, na Terra, tem 2,8 mil metros de altura e é considerado uma das 50 maravilhas do mundo, conforme o guia Lonely Planet. Por conta das belezas naturais, o Monte também já foi cenário de filmes de animação como "UP - Alta Aventuras" da Disney/Pixar, em 2009.
O local faz parte de um conjunto de montanhas chamadas tepuis, formações em forma de mesa que parecem levantar do solo. Essas montanhas estão entre as mais antigas formações geológicas do planeta. Estima-se que tenham até dois bilhões de anos –para efeito de comparação, a separação dos continentes teve início há cerca de 200 milhões de anos.
Para chegar ao ponto turístico, é necessário fechar um pacote turístico feito por agências brasileiras ou venezuelanas, pois, apesar de também estar no Brasil, o acesso ao Monte Roraima é feito pelo lado venezuelano.
Ainda de acordo com a Nasa, da área chamada de Roraima é possível ver "o quadrante de Torridon e ver as 'terras altas escocesas' de Marte com a bela vista anexa do entalhe Maria Gordon". Além da borda da cratera de Gale na parte central de Marte à distância.
Monte Roraima fica entre o Brasil, e Venezuela e Guiana — Foto: Evilene Paixão e Roberto Mebs/Arquivo
'Dias marcianos'
O Curiosity está em Marte desde 2012, em uma missão exploratória da Nasa. Desde então, os cientistas que trabalham no programa contam o tempo de estada do robô no planeta vizinho à Terra tanto usando o calendário terrestre tanto com o cálculo de "dias marcianos", que duram 25 horas.
Em 2018, o robô completou 2 mil dias caminhando na superfície de Marte. No mesmo ano, a Nasa fez uma seleção de algumas das imagens mais bonitas do planeta vermelho já enviadas pelo Curiosity.
Robô comemorou 2 mil 'dias marcianos' em 2018. — Foto: NASA/JPL-CALTECH/MSSS
A primeira imagem que o Curiosity produziu chegou apenas 15 minutos depois da aterrissagem em Marte, no dia 5 de agosto de 2012. O recebimento das imagens e de outros dados depende de um satélite da Nasa que sobrevoa a órbita de Marte, chamado Mars Reconnaissance Orbiter (MRO).
Um ciclo completo do MRO em torno do planeta vermelho determina um "dia marciano", chamado pelos pesquisadores de "sol".
Até 2018, o robô já havia percorrido 18,4km, desde o ponto onde pousou (batizado de Bradbury) até o cume Vera Rubin (VRR, na sigla em inglês), composta por r altas concentrações de hematita, formado por óxido de ferro.
Foto panorâmica mostra parte do caminho de 18,4 km percorrido pelo
Curiosity nos últimos cinco anos — Foto: NASA/JPL-CALTECH/MSSS
Nenhum comentário:
Postar um comentário