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quarta-feira, 23 de abril de 2014

Aceleramos o BMW com o primeiro motor turbo bicombustível do mundo


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Sedã 320 Active Flex tem disposição de sobra, mas consumo com álcool assusta
“Álcool? Tem certeza?”. A pergunta foi proferida não só por um, mas por quatro frentistas de postos diferentes. Pudera: provavelmente era a primeira vez que abasteciam um BMW com etanol. A versão 320i Active Flex do sedã (que será feito no Brasil a partir de 2015) foi avaliada por 500km e já nasce com uma primazia: tem o primeiro motor turbo bicombustível do mundo.

Só que é difícil entender a lógica do carro — explicaremos adiante o por quê. Por fora, a única pista de que este Série 3 é diferente é a plaquetinha com o nome Active Flex na tampa do porta-malas.

Dentro do carro, botão “start” apertado no painel e um ronquinho (por enquanto) tímido agrada aos ouvidos. Câmbio de oito marchas em drive por meio de um seletor todo moderno e lá vamos nós.

Sim, as arrancadas são empolgantes. Sim, a força nas retomadas impressiona. Sim, o carro tem disposição de sobra. Mas, no uso normal, é quase impossível perceber diferenças entre este BMW flex e o movido apenas a gasolina.

A versão bicombustível foi desenvolvida exclusivamente para o Brasil e não chegará a qualquer outro país, segundo a marca. 
Inclusive, esta é a primeira vez que a BMW faz um motor para um mercado em particular.

Números iguais
O biturbo alemão de quatro cilindros foi trabalhado numa parceria entre engenheiros da Bosch no Brasil e da Alemanha. Componentes como dutos, injetores e linha de combustível foram modificados para suportar o poder corrosivo do álcool. Alguns passaram a ter desenhos diferentes neste Active Flex.

Curiosamente, potência e torque são idênticos aos do motor que bebe só gasolina: 184cv e 28,1kgfm. A pressão máxima dos dois turbos foi mantida. Também continuam em cena a injeção direta e a variação eletrônica de fase nos comandos de admissão e escape das válvulas.

A partida a frio não tem o famoso tanquinho de gasolina: é a própria injeção direta de alta pressão que faz o álcool queimar no motor — mesmo que lá fora esteja fazendo -10°C...
O que mais chama a atenção, porém, é que a taxa de compressão (10:1) não foi aumentada. 

Em geral, motores originalmente projetados para usar apenas gasolina têm sua compressão aumentada para buscar um “meio termo” e poderem trabalhar também com álcool. Com isso, se consegue mais eficiência. Ou seja, melhor desempenho e menor consumo — pelo menos na teoria.

Viva a eletrônica
No caso do Active Flex, porém, foi preciso mexer só na parte eletrônica. Luiz Estrosi, gerente técnico da BMW do Brasil, explica que um sensor posicionado no duto de combustível processa a informação sobre a mistura que está no tanque muito mais rapidamente — na maioria dos carros flex, esse sensor fica no escapamento (a tal sonda lambda).

— Pudemos manter a taxa de compressão graças a uma solução de software em que os sensores dão informações sobre a queima do combustível em tempo real — garante o engenheiro.
Na prática, o motorista só notará qualquer diferença se for para a pista livre de algum autódromo ou aeroclube — mesmo assim, é bom levar aparelhagem para poder aferir melhor as arrancadas e as etomadas com álcool.

No uso urbano, o 320i Active Flex é aquele carro ágil nas saídas de sinal e ajuizado no engarrafamento. Em resumo: o bom Série 3 de sempre — com gasolina, álcool ou a mistura dos dois.

Muito deste acerto é fruto de um casamento quase perfeito entre transmissão, turbo e motor. A caixa automática de oito velocidades faz as trocas com uma agilidade que sempre impressiona. E o melhor, com “tranquinhos” na dose certa, que não comprometem o conforto, mas dão aquele tempero esportivo que todo BMW tem que ter.

Ao gosto do freguês
Estamos no modo “Comfort” do sistema que atua nas respostas do motor e do câmbio, mas o consumo mostrado no computador de bordo assusta: 4,6km/l com álcool.
Hora de pôr na opção “Eco Pro”, que promete ajustar todos os componentes para melhorar o consumo — inclusive em itens como o ar-condicionado, como no Honda Civic. 

Mesmo andando manso e em trechos sem tráfego, não há milagres e o carro marca 5,1km/l.
O divertido mesmo é levar esse Série 3 para a estrada. Apontamos na Rio-Petrópolis e o ponteiro do velocímetro sobe com aquela facilidade. 

Depois do primeiro pedágio, teclinha do console no modo “Sport” e o 320 Active Flex incorpora o velocista Usain Bolt.
O motor passa a trabalhar em rotações mais altas e fica mais estimulante. Num piscar de olhos estamos nos 110km/h.

Conforto limitado
Pintou uma reta plana? Em oitava marcha, na velocidade máxima permitida na estrada, vamos cruzando com o ponteiro do conta-giros ligeiramente abaixo de 2.000rpm. O isolamento acústico é perfeito.

O ambiente é agradável, com qualidade impecável no acabamento e nos materiais usados. O conforto só não é completo devido ao espaço: o console e a lateral da porta restringem o vão para pernas e joelhos do motorista. Já o banco é estreito e — para quem gosta de condução esportiva — bem baixo. 

O joelho esquerdo chega a ficar excessivamente articulado.
Na subida da Serra de Petrópolis, agradeço aos alemães por saberem fazer automóveis tão bem. O sedã vence as curvas com total equilíbrio e sensatez. A tração traseira, a suspensão multibraço atrás e os diversos controles eletrônicos fazem bem seu trabalho.

E para vencer as ladeiras, nada de esforço: a 1.000rpm, é chamar com o pé direito que o motor enche num instante.

Equilíbrio total
Na descida, o carro se mantém grudado no chão e procuro as aletas do volante para reduzir marcha. Nada: as trocas no modo manual só podem ser feitas pelo seletor.
Pelo menos, no ciclo rodoviário, o consumo melhorou: passou dos 9,0km/l.

A questão é se um cliente habitual da BMW, que pagaria os R$ 134 mil pedidos por este sedã, pensa em motor flex como um motivo de compra.
Mesmo que se preocupasse com isso, faz tempo que não há vantagem econômica em abastecer com álcool (a não ser em certas regiões de São Paulo). 

Motores turbo com álcool são uma grande pedida para quem gosta de carros brabos, mas já vimos aqui que não houve aumento de potência... O consumo aumentou. Qual a vantagem então?

Segundas intenções
A intenção da BMW vai além de “dar uma opção de escolha ao cliente” ou do marketing do ecologicamente correto. O Active Flex foi mostrado na inauguração da pedra fundamental da fábrica de Araquari (SC), onde serão montados os Mini Countryman, os BMW Séries 1 e 3, além dos utilitários X1 e X3.

Estes últimos terão o motor bicombustível, que continuará importado da Alemanha.
No caso da BMW, ter um carro flex vira marketing em tempos de Inovar Auto e produção no Brasil. Até lá, os frentistas vão desconfiar...

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