Ad Exchanges: são plataformas tecnológicas que
facilitam a compra e venda de mídia on- line. A tecnologia oferecida por
uma Ad Exchange cria uma espécie de mercado, no qual aqueles que
ofertam espaços publicitários (como os Ad Networks) podem conectar-se
com aqueles que demandam esses espaços, determinando as regras de oferta
e demanda deste mercado de mídia on- line.
Ad Networks: são redes de sites que ofertam espaços publicitários, por categoria ou pacote geral. Ex.: Lomadee e Hi-Midia.
Add on
- Refere-se a módulos de hardware ou software (subsistemas ou
pseudoprogramas) que suplementam ou aumentam as ferramentas e
possibilidades de uso ou características originais onde são utilizados.
Análise SWOT - O termo SWOT é uma sigla em inglês que significa forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats).
É um processo de identificação desses quatro fatores para posicionar ou
verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em que atua.
Oportunidades são situações externas, atuais ou futuras, que, se
adequadamente aproveitadas pela empresa, podem influenciá–la
positivamente. Ameaças são situações externas, atuais ou futuras, que,
se não evitadas pela empresa, podem afetá-la negativamente. Forças são
características da empresa, tangíveis ou não, que podem ser
potencializadas para otimizar seu desempenho. Fraquezas são
características da empresa, tangíveis ou não, que devem ser minimizadas
para evitar influência negativa sobre seu desempenho.
B2C (Business to Consumer) - São todos os processos que permitem que um consumidor final possa adquirir um produto ou serviço através da internet.
Backup
- É a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento a outro para
que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais, o que
pode envolver a pagamentos acidentais ou corrupção de dados.
Banner
- Forma publicitária mais comum na internet, muito usado em propagandas
para divulgação de sites na internet que pagam por sua inclusão. É
criado para atrair um usuário a um site através de um link.
Benchmarking
- É simplesmente o método sistemático de procurar os melhores
processos, as ideias inovadoras e os procedimentos de operação mais
eficazes que conduzam a um desempenho superior. É a busca das melhores
práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior.
Blog
- Página da web constituída de informações atualizadas e breves,
atualizada regularmente e organizada em ordem de data, com objetivos de
entretenimento, profissionais, acadêmicos e outros. Ferramenta de
comunicação que dá suporte à interação de pequenos grupos por meio de um
sistema simples e fácil de troca de mensagens, podendo ser utilizada
por membros de uma família,uma empresa ou qualquer instituição.
Brainstorming
- Atividade desenvolvida para explorar o potencial criativo de uma
pessoa ou grupo de pessoas com determinado objetivo. Na prática do brainstorming, não se devem ter críticas ou restrições às ideias que surgirem.
Branding
- Envolve o processo de gestão da marca, construindo-a de forma a
deixar clara a sua importância da marca. Deve-se considerar as
impressões do consumidor em relação ao produto ou serviço representado
pela marca e a imagem que o consumidor tem da mesma e sua
representatividade.
Briefing - Conjunto de
informações sobre um determinado produto ou serviço, contendo
público-alvo, histórico, estratégia, posicionamento do produto/serviço,
meta desejada, desafio da comunicação, principais pontos positivos e
negativos, diferenciais, entre outras, que dão base para o processo de
planejamento de ações.
Buying Persona - É a
descrição detalhada do perfil de um comprador fictício, visando a
representar o público real. Ou seja, é uma espécie de arquétipo de seu
público-alvo.
CFO (Chief Financial Officer - Chefe do Setor Financeiro ou Diretor Financeiro)
- É o responsável pela administração dos riscos financeiros de um
negócio. Esse executivo é também responsável pelo planejamento
financeiro da empresa.
Ciclo de Vida do Produto/Serviço
- Conjunto de etapas, normalmente quatro (lançamento, crescimento,
maturidade e declínio), pelo qual passa um produto ou serviço.
Cloud Computing
- Se refere, essencialmente, à ideia de utilizarmos, em qualquer lugar e
independente de plataforma, as mais variadas aplicações por meio da
internet com a mesma facilidade de tê-las instaladas em nossos próprios
computadores. Outras vantagens associadas ao cloud computing
são: na maioria dos casos as aplicações podem ser acessadas independente
do sistema operacional ou hardware; facilita o compartilhamento de
dados e trabalho colaborativo; menor custo; e alta disponibilidade.
Criptografia
- é o nome dado ao processo de codificação de informações. As
informações são codificadas (embaralhadas) na origem e decodificadas no
destino, dificultando, dessa forma, que sejam decifradas durante o
tráfego na internet.
CRM (Customer Relationship Management - Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- É um processo contínuo e evolutivo de conhecimento e comunicação
interativa com os clientes. Compreende três etapas básicas que são
continuamente ativadas: análise profunda das características e
comportamentos do cliente, Planejamento de campanhas de marketing e de
interação com o cliente; e efetivação das ações de marketing e vendas.
DBM (Data Base Marketing)
- É utilizado na busca por informações que permitem a aquisição de
conhecimento estratégico sobre o público-alvo desejado, possibilitando
uma abordagem assertiva aos diferentes perfis de clientes, prospects e
suspects, ajudando a sua empresa a alcançar os objetivos da marca ou
produto.
Demand-Side Platform (DSP): é um sistema
que permite que os anunciantes digitais gerenciem múltiplos Ad
Exchanges e participem de Real-time bidding, ou seja, leilões de espaços
publicitários em tempo real. Desta forma, a DSP avalia o perfil do
usuário do site dos Ad Networks e decide se o perfil deste se encaixa no
público-alvo da campanha publicitária do cliente e quanto o cliente
pode pagar por aquela impressão (a divulgação da campanha publicitária
naquele Ad Network, que pode ser um banner, por exemplo), naquele
específico acesso de referido usuário. Este procedimento acontece em
milésimos de segundos para não afetar a navegação, de forma que, se o
usuário do site das Ad Networks solicitar a atualização da página, é
possível que outra impressão esteja sendo divulgada.
DW (Data Warehouse)
- É um sistema de computação utilizado para armazenar informação
relativa às atividades de uma organização em bancos de dados, de forma
consolidada. O desenho da base de dados favorece os relatórios e análise
de grandes volumes de dados e obtenção de informações estratégicas que
podem facilitar a tomada de decisão.
E-business (Negócios Digitais) - Modalidade que utiliza a tecnologia digital, especialmente a internet, para realização de negócios.
E-commerce (Comércio Eletrônico)
- É a transação comercial realizada através de um equipamento
eletrônico, como por exemplo o computador ou tablet. O melhor exemplo de
e-commerce é a venda e compra pela internet.
ECR (Efficiente Consumer Response - Resposta Eficiente ao Consumidor)
- Trata-se de software que permite o gerenciamento automático de
estoques visando a reposição automática de itens, utilizando-se de
código de barras scanner, EDI etc. É um modelo estratégico de negócios,
no qual fornecedores e varejistas trabalham de forma integrada, visando a
melhorar a eficiência na cadeia de abastecimento, de forma a entregar
maior valor agregado ao cliente/usuário final. Procura-se relacionar
vendas finais no varejo com as programações de produção e a expedição com
a cadeia de abastecimento. Também chamado de Programa de Resposta
Rápida (quick response) ou, simplesmente, Resposta Rápida.
EDI (Eletronic Data Interchange - Intercâmbio Eletrônico de Informações)
- É a troca automatizada, computador-a-computador, de informações de
negócios/estruturas, entre uma empresa e seus parceiros comerciais, de
acordo com um padrão reconhecido internacionalmente. Trata-se da troca
eletrônica de documentos padronizados entre parceiros de uma cadeia de
abastecimento ou entre unidades de uma mesma empresa separadas
fisicamente. Quando associado ao uso do código de barras, leitoras óticas
e sistemas de informações logísticas,constitui a base sobre a qual se
viabiliza a implantação do ECR.
ERP (Enterprise Resource Planning - Planejamento de Recursos da Empresa)
- É um sistema de gestão Integrada, uma solução modular para
informatização integrada de processos de negócio, uma arquitetura de
sistemas que facilita o fluxo de informações entre todas as atividades da
empresa.
ETL (Extract Transform Load - Extração Transformação Carga)
- São ferramentas de software cuja função é a extração de dados de
diversos sistemas, a transformação desses dados conforme regras de
negócios e, por fim, a carga dos dados em um data warehouse.
GIF (Graphic Interchange Format) -É um formato gráfico com grande capacidade de compressão. A maioria das imagens na internet é um GIF.
HTML (Hipertext Mark-up Language)
- É uma linguagem padronizada de layout de documentos e links
hipertexto, independentemente de plataforma. HTML é um subconjunto do
SGML (Standard Generalized Markup Language) e é usada para conectar
documentos na web.
Landing Page - A landing page,
em uma tradução direta, é a página na qual o leitor vai, na maioria das
vezes, "pousar" no seu website. Em outras palavras, ela é a página de
entrada de seus clientes, comumente denominada de "home".
M-commerce
- É o comércio eletrônico ou transações eletrônicas realizadas através
de dispositivos móveis (celulares, PDAs, smartphones etc).
Middleware - Programa que cria uma mesma interface para fabricantes e produtores de conteúdo.
MIS (Management Information Systems)
- É um sistema que consiste na rede de canais de comunicação da
organização. É composto por todos os componentes que recolhem, manipulam
e disseminam as informações. Incluem-se hardware, software, pessoas,
sistemas detelecomunicação, e os dados propriamente ditos. As atividades
envolvidas no MIS incluem a introdução de dados, processamento dos
dados em informação,armazenamento de ambos, e a produção de resultados,
como relatórios de gestão.
Mobile marketing - Marketing feito através de meios de comunicação móveis (celular, handheld, notebook com acesso móvel, pager, entre outros).
OLAP (Online Analytical Processing)
- Processamento analítico em tempo real, para rapidamente dar resposta a
questões complexas relacionadas à base de dados. Este tipo de análise, à
base de dados, é essencialmente usada em relatórios de vendas, de
gestão, marketing, data mining e outras áreas do gênero. É a tecnologia
que permite ao usuário extrair e visualizar informações de um banco de
dados de forma seletiva e simples, sob diferentes pontos de vista. Uma
aplicação baseada em OLAP tem a capacidade de responder rapidamente as
solicitações de informações, diferentemente de aplicações tradicionais
baseadas em banco de dados. Outra característica típica é que essas
informações são normalmente extraídas de um grande volume de dados
armazenados.
Plug in - É um programa de
computador usado para adicionar funções a outros programas maiores,
provendo alguma funcionalidade especial ou muito específica.
RFID (Radio frequency identification) -
É um termo usado para identificar as tecnologias que utilizam a
frequência de rádio para captura de dados. Essa tecnologia permite a
captura automática de dados para identificação de objetos com
dispositivos eletrônicos conhecidos como etiquetas eletrônicas, tags ou
transponders, que emitem sinais de rádio-frequência para leitores que
captam estas informações.
RSS (Really Simple Syndication)
- É um recurso desenvolvido em XML que permite aos responsáveis por
sites e blogs divulgarem notícias ou novidades destes. Para isso, o link
e o resumo daquela notícia (ou a notícia na íntegra) é armazenado em um
arquivo de extensão .xml.
SaaS (Software as a Service)
- Sistema pelo qual o software é oferecido pela internet através de
locação, sob demanda. Hoje, o SalesForce.com é um bom exemplo de
aplicativo de automação de força de vendas oferecido em formato SaaS.
SQL (Structured Query Language - Linguagem de Questões Estruturadas) - É uma linguagem de pesquisa declarativa para banco de dados relacional (bases de dados relacionais).
VMI (Vendor Managed Inventory - Inventário Gerenciado pelo Fornecedor)
- Trata-se de sistema que permite o gerenciamento dos inventários do
cliente, diretamente pelo fornecedor (indústria). Assim,
automaticamente, determinam-se quantidades e os itens a serem repostos.
Semelhante ao ECR apenas com a diferença que não está voltado ao varejo.
É um sistema de parceria em que o fornecedor repõe os estoques do
cliente com base nos níveis de estoques informados pelo próprio cliente
por via eletrônica (EDI, Internet etc.)
WMS (Warehouse Management System - Sistema de Gestão dos Centros de Distribuição)
- É uma parte importante da cadeia de suprimentos (ou supply chain) e
fornece a rotação dirigida de estoques, diretivas inteligentes de
picking, consolidação automática e cross-docking para maximizar o uso do
valioso espaço do armazéns.
XML (Extensible Mark-up Language)
- É uma espécie de substituto do HMTL, e ambos pertencem à família SGML
–Standard Generalized Makup Language, padrão internacional para
definição de estruturas e conteúdo de documentos eletrônicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário