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terça-feira, 5 de julho de 2011

Megacarreta pode bloquear via de São Paulo até sábado


COTIDIANO




CRISTINA MORENO DE CASTRO
DE SÃO PAULO


::*^^*:: Uma faixa da av. Washington Luís, na zona sul, deve ficar interditada até o próximo sábado (9), segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

O bloqueio no sentido bairro ocorre por causa do tombamento de uma megacarreta, que transportava um transformador, num acesso para a av. Professor Vicente Rao, na madrugada de sábado (2).

A previsão inicial da CET era que a via fosse liberada antes das 6h de ontem. Um superguindaste alemão, com capacidade para 1.200 toneladas, foi levado ao local, mas não foi possível remover a carreta de 428 toneladas (198 da carga) e 92 metros.

Após tentativas no fim de semana e até as 4h de ontem, os técnicos não conseguiram fazer nivelar o guincho na via em declive --medida essencial para evitar que o guindaste tombe na remoção.

Nelson Antoine/Fotoarena
Acidente com carreta superdimensionada interdita via
Acidente com carreta superdimensionada interdita faixa da avenida Washington Luís, na zona sul de São Paulo

Agora, tentarão fazer isso utilizando uma peça de metal de 2,4 por 2,3 metros, que deve ser fabricada até esta terça-feira à noite pela própria transportadora, a Tomé. Ela será colocada embaixo do guindaste.

Assim que isso ocorrer, a CET deve divulgar um cronograma para a remoção.

Segundo o secretário municipal dos Transportes, Marcelo Branco, que esteve no local, pode ser preciso interditar toda a Washington Luís -nos dois sentidos- e, por isso, é provável que a CET opte por autorizar a remoção só de sexta para sábado, aproveitando o tráfego menor.

O cronograma indicará o tempo da remoção, mas estima-se em 12 horas -para retirar o transformador, içar o caminhão e a carreta, desmontá-los e transportá-los.

CUSTOS

O trânsito na região deve ficar comprometido até lá. Ontem, houve lentidão no trecho, mas o fluxo não chegou a parar, informou a CET.

A companhia disse que a Tomé terá de arcar com todos os custos causados, como o controle do trânsito no local por cerca de 20 agentes.

No sábado, o motorista perdeu o controle do veículo --por razões ainda desconhecidas--, que atingiu o muro de um bufê infantil e um poste. A carreta saiu de Guarulhos e ia para o porto de Santos, de onde o transformador seria exportado para o Egito.

A CET diz que, nos últimos dois meses, seis carretas da Tomé fizeram o trajeto. Segundo Antonio Prestes, chefe do departamento de transportes da CET, é o melhor percurso para as megacarretas.

Ele diz que não é possível desviar --indo, por exemplo, pela Jacu-Pêssego e o Rodoanel--, porque para isso teria que passar por vias com pontes e passarelas mais baixas do que a altura do veículo.

Arte/Folhapress

 

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