Crise americana
ECONOMIA
Obama ameaça vetar plano orçamentário de republicanos e Congresso já pensa em liberar teto da dívida em parcelas
Publicada em 18/07/2011 às 21h14m
$$--%--$$ WASHINGTON - A Casa Branca emitiu nesta segunda-feira uma ameaça de veto contra o plano dos republicanos na Câmara para equilibrar o Orçamento e elevar o teto do déficit, afirmando que este é "inconsistente com uma base responsável para restaurar a responsabilidade fiscal".
O texto estabelece o congelamento das despesas do governo em até 18% do PIB, e impõe uma emenda constitucional com novas regras de equilíbrio orçamentário. Parte dos republicanos condicionam a sua aprovação para aceitar um acordo que permita o aumento do limite da dívida do Tesouro, que atingiu o teto de U$ 14,3 trilhões, e evite a moratória no dia 2 de agosto.
Segundo comunicado do governo, o plano "estabelece uma falsa e inaceitável escolha entre um calote das obrigações federais agora e aprovar uma emenda para equilibrar o Orçamento que, no futuro, deixará o país incapaz de cumprir a obrigação de garantir uma aposentadoria digna".
No caso de um impasse, republicanos sinalizaram que se concentrarão na proposta que está sendo costurada pelos líderes dos dois partidos no Senado, que prevê que o teto da dívida seria elevado em U$ 2,5 trilhões até meados do ano que vem. Mas cada vez que precisar usar uma destas parcelas, o presidente Barack Obama precisaria de nova aprovação do Congresso e teria que apresentar uma nova lista de cortes de gastos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário