Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Em Portugal, palácios de Sintra recebem festival de música

TURISMO



DE SÃO PAULO


*//<<\\* Os palácios e quintas --casas de campo-- centenárias na vila de Sintra, distrito de Lisboa, em Portugal, abrem suas portas nesta sexta-feira (24) para receber a 46ª edição do Festival de Sintra, que vai até 10 de julho.

O evento leva música clássica e espetáculos de dança e ópera para lugares marcados por sua história e tradição, como o Palácio de Sintra e Queluz, as Quintas da Regaleira e da Piedade, a Adega de Colares e o Centro Cultural Olga Cadaval.

O festival homenageará os compositores Franz Liszt (1811-1886) e Gustav Mahler (1860-1911), ambos nascidos em território que hoje faz parte da Áustria.

Nesta edição haverá também espaço para assistir a obras emblemáticas do cinema onde a música é coprotagonista da história, na seção Contrapontos do Festival. Os filmes em exibição serão "Morte em Veneza", de Visconti; e "Song without End", película de Charles Vidor e George Cukor.

Turismo de Portugal/Divulgação
Palácio Nacional da Pena, uma das edificações portuguesas que recebe festival musical em Sintra
Palácio Nacional da Pena, uma das edificações portuguesas que recebe festival musical em Sintra

PATRIMÔNIO MUNDIAL

Sintra é uma vila divulgada como "charmosa", ao pé da serra que leva o mesmo nome. Ela tem características que fizeram com que a Unesco a classificasse como Patrimônio Mundial de Paisagem Cultural, que considera tanto a riqueza natural como o patrimônio construído na vila e na serra.

A região foi muito apreciada por reis e nobres, exaltada por escritores e poetas, como lorde Byron, que a chamou de Éden Glorioso. Possui um rico acervo de quintas - muitas oferecem alojamento nas modalidades de Turismo Rural ou de Habitação.

Destaque vai para os palácios da Pena, construídos na época do Romantismo, num dos picos da serra; o de Seteais, do século 18, hoje convertido num elegante hotel; e o de Monserrate, célebre por seus jardins que possuem espécies exóticas e raras no país.

Nas redondezas, merecem destaque as praias (Maças, Praia Grande, Adraga); o cabo da Roca, o ponto mais ocidental do continente europeu; Colares, que dá nome a uma região vinícola demarcada; e a pitoresca aldeia das Azenhas do Mar, incrustada numa falésia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário