Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Primeiro filme de Alfred Hitchcock é encontrado na Nova Zelândia



'The white shadow'

 

CULTURA -- INFORMAÇÃO E UTILIDADE PÚBLICA

 

Primeiro filme de Alfred Hitchcock é encontrado na Nova Zelândia



O Globo
Cena do filme de Alfred Hitchcock 'The white shadow' / Reprodução

]*#:#=#:#*[ RIO - Três rolos do filme "The white shadow", rodado em 1924, foram encontrados por restauradores na Nova Zelândia. Acredita-se que o longa-metragem seja o primeiro em que o mestre do suspense Alfred Hitchcock tenha trabalhado. As informações são do site Hollywood Reporter .

Em "The white shadow", rodado na Inglaterra e distribuído nos Estados Unidos pela Lewis J. Selznick Enterprises e dirigido por Graham Cutts, Hitchcock aparece creditado como assistente de direção, diretor de arte, editor e roteirista. Ele tinha 24 anos quando trabalhou no filme, e sua estreia na direção aconteceu um ano depois, com "The pleasure garden", de 1925.

O filme, que traz a atriz Betty Compson como irmãs gêmeas - uma angelical e a outra malévola - foi descoberto entre negativos de filmes americanos não identificados guardados no Arquivo Cinematográfico da Nova Zelândia, na cidade de Wellington.

Somente os três primeiros dos seis rolos do filme foram encontrados. Não se sabe se existe outra cópia do longa.

"Esses três primeiros rolos de 'The white shadow' - mais da metade do filme - oferece uma rara opportunidade de estudar as ideias visuais e narrativas de Hitchcock quando elas estavam ainda ganhando forma", disse ao Hollywood Reporter David Sterritt, presidente da Sociedade Americana de Críticos de Cinema e autor do livro "The films of Alfred Hitchcock".

O filme será restaurado pela Park Road Post Productio, na Nova Zelândia, e uma nova master, além de uma cópia para exibição, serão mandadas para os Estados Unidos para uma "reestreia", que será anunciada até o fim da semana.

O filme de Hitchcock estava entre várias produções da era do cinema mudo reunidos pelo projecionista e colecionador neozelandês Jack Murtagh. Depois de sua morte, em 1989, sua coleção altamente inflamável de negativos de nitrato foi enviada para o New Zealand Film Archive, sob a guarda de Tony Osborne, neto do colecionador.

Yxx===================================================yyX

Nenhum comentário:

Postar um comentário