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sábado, 28 de maio de 2011

Rotina em Paris promete mudar após revitalização das margens do Rio Sena

Versão 2013

Deborah Berlinck, correspondente
 
 
 

Rotina de Paris promete mudar após revitalização das margens do Rio Sena / Foto: Reprodução/*/o\*\ PARIS - Amantes de Paris, preparem-se. A capital francesa vai se submeter a um verdadeiro lifting ao longo do Rio Sena - cartão-postal inevitável da cidade. E a primeira boa surpresa é, sobretudo, para os parisienses que não dirigem: o fim da circulação de carros em alguns trechos ao longo do rio. Cinco hectares às margens do Sena, em pleno centro, vão ser refeitos para abrigar eventos culturais e esportivos.

FOTOGALERIA: Veja como ficarão as mudanças em Paris


Exemplo: na frente do Museu d'Orsay, uma enorme escadaria - como se fosse uma arquibancada -- vai descer até a beira do rio. Sentados nos degraus, parisienses e turistas poderão assistir a espetáculos em um palco flutuante. A escadaria vai passar por cima do que hoje é uma via expressa que será transformada em um boulevard para pedestres, ciclistas e patinadores.
O projeto foi detalhado ao GLOBO por Anne Hidalgo, prefeita-adjunta de Paris e hoje a candidata da esquerda mais cotada para assumir o comando da cidade em 2014, quando o atual prefeito, Bertrand Delanoë, termina seu mandato. Hidalgo desembarca no Brasil nesta semana para participar, em São Paulo, do Rede C40, o encontro de prefeitos das 40 maiores metrópoles do planeta, que começa na terça-feira. E vai falar no encontro sobre esse projeto. As obras no entorno do Rio Sena, estimadas em 38 milhões, começam em 2012 e vão durar um ano. O entusiasmo é grande:
Em certos pontos da margem direita, a prefeitura vai colocar espécies de grandes embarcações para eventos esportivos ou cafés. A ideia é fazer com que as pessoas desçam até a beira do Sena, recuperando o elo dos parisienses com o rio, como no passado. O projeto será ajustável para criar no inverno, por exemplo, um rinque de patinação na beira do rio.
Já a Rive Gauche - isto é, na margem esquerda do rio - a transformação vai ser mais radical. Ao longo de 2,5 quilômetros, a ideia é bloquear mesmo toda a rua para carros perto da água.

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