Morte de Osama Bin Laden...Jogada de marketing eleitoral para elevar o moral político de Obama!...
"Antes tinha 40% de aprovação entre os americanos...agora 76%..."
## = ## Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo Pew Research Center e pelo  jornal "The Washington Post" revela um aumento dos índices de aprovação do  presidente americano, Barack Obama, imediatamente após a morte do líder da rede  Al-Qaeda, Osama bin Laden. 
 
Os resultados da pesquisa -realizada na noite de segunda-feira, menos de 24  horas depois de Obama ter anunciado a morte de Bin Laden em uma operação de  forças especiais americanas no Paquistão- revelam que 56% das pessoas  consultadas aprovam a atuação do presidente. 
 
Segundo o "Washington Post", o resultado representa um aumento de nove pontos  percentuais em relação a uma pesquisa anterior, feita em abril também em  conjunto com a rede de TV ABC, e é o melhor índice de aprovação recebido por  Obama desde 2009. 
 
A pesquisa revela que 69% dos entrevistados aprovam a maneira como Obama está  lidando com a ameaça de terrorismo, um aumento de 13 pontos percentuais em  relação ao levantamento anterior. 
 
Quando a pergunta é sobre a situação no Afeganistão, 60% aprovam a atuação do  presidente, aumento de 16 pontos percentuais sobre a pesquisa anterior. 
 
No entanto, apenas 40% dos entrevistados disseram aprovar a maneira como  Obama está lidando com a economia, uma redução de dois pontos percentuais sobre  a pesquisa de abril. 
 
Os Estados Unidos enfrentam uma lenta recuperação após a crise econômica  mundial, com grande deficit e alta taxa de desemprego. 
 
Segundo a pesquisa, houve um aumento de dez pontos percentuais no índice de  satisfação dos americanos, chegando a 32%. Apesar disso, 60% dos entrevistados  ainda se dizem insatisfeitos com a situação atual do país. 
 
CRÉDITO 
 
Quando questionados sobre a morte de Bin Laden, 76% dos entrevistados  disseram que Obama merece crédito e 51% afirmaram que o ex-presidente George W.  Bush merece crédito. 
 
Entre os republicanos, 61% disseram que Obama merece pelo menos algum  crédito, e 81% puseram Bush na mesma categoria. 
 
O resultado mostra ainda que 97% dos americanos afirmam que as forças  militares do país merecem crédito pela morte do líder da Al Qaeda, e 89% dão  crédito à CIA (central de inteligência americana) e a outras agências de  inteligência. 
 
Quase metade dos entrevistados disse que a morte de Bin Laden os deixa mais  confiantes de que os Estados Unidos podem atingir seus objetivos na guerra do  Afeganistão e 68% afirmaram que deverá contribuir para a segurança americana no  longo prazo. 
 
No entanto, apenas 5% afirmam acreditar que a morte de Bin Laden acaba com a  ameaça de terrorismo, e 67% se dizem preocupados com a possibilidade de ataques  da Al-Qaeda contra alvos americanos em retaliação. 
 
A pesquisa mostra ainda pouca mudança no percentual de americanos que querem  a retirada das tropas de seu país no Afeganistão: 48% são favoráveis à saída dos  militares, resultado quase igual aos 50% registrados no levantamento anterior.  
 
Segundo o "Washington Post", a pesquisa foi feita a partir de entrevistas por  telefone com 654 adultos e tem margem de erro de 4,5 pontos percentuais. 
 


Nenhum comentário:
Postar um comentário