DA REUTERS, EM MOGADÍCIO
*#::#* A polícia da Somália afirmou neste sábado que Fazul Abdullah Mohammed, um dos militantes ligados à Al Qaeda mais procurados na África, foi morto no início da semana.
Arquivo FBI - 26.mai.04/Efe |
Foto Fazul Abdullah Mohammed, morto na Somália nesta semana, foi distribuída pelo FBI em 2004 |
"Temos confirmado que ele foi morto pela nossa polícia em um posto de controle nesta semana", disse à Reuters Halima Aden, da força de segurança nacional.
"Ele tinha um passaporte falso da África do Sul e, é claro, outros documentos. Após investigação, nós confirmamos que era ele."
O jornal "New York Times" cita que funcionários do governo americano confirmaram neste sábado a morte de Fazul Abdullah Mohammed.
Mohammed era tido como líder da Al Qaeda no leste da África e operava na Somália, que está sem um governo central efetivo desde a saída do ditador Mohamed Siad Barre em 1991.
Os Estados Unidos procuravam pelo líder da Al Qaeda há dez anos e ofereciam recompensa de US$ 5 milhões por informações que levassem à captura. Ele é acusado de papel relevante nos ataques a embaixadas em 1998 em Nairóbi e Dar es Salaam, que mataram 240 pessoas.
Fazul Abdullah Muammad também estava envolvido nos atentados anti-israelenses de Mombasa (sudeste), que deixaram 15 mortos em 28 de novembro de 2002.
Naquele mesmo ano, ganhou a chefia das operações da Al-Qaeda para toda a África Oriental, segundo os serviços secretos americanos.
SOMÁLIA
O chefe da polícia do Quênia, Mathew Iteere, confirmou que Fazul Abdullah Muammad, morreu na quarta-feira passada em Mogadício, capital da Somália.
"Recebemos esta informação das autoridades somalis. Elas nos disseram que dois terroristas foram mortos na Somália na quarta-feira. Foram identificados como Fazul Mohammed e Ali Dere", declarou Iteere.
De acordo com os serviços de segurança do governo de transição somali, dois membros dos shebab, um deles estrangeiro, foram mortos na madrugada de quarta no norte da capital somali durante um confronto num posto policial.
"Um dos mortos eh Fazul Abdullah, que Deus abençoe sua alma", declarou um dirigente dos shebab.
Nenhum comentário:
Postar um comentário