Empresas divulgaram que voos para Argentina e Uruguai estão cancelados.
No Brasil, Congonhas, Guarulhos, Curitiba e Galeão apresentam problemas.
Do G1, em São Paulo
Na sexta-feira, nuvem cinzenta do vulcão encobriu o Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução/TV Globo) |
##=-=## As companhias aéreas divulgaram no início da tarde desta segunda-feira (13) que irão manter para o restante do dia o cancelamento dos voos previstos para Argentina e Uruguai devido à nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue, que encobre o espaço aéreo dos dois países.
Gol, TAM, a Austral e a Aerolineas Argentinas divulgaram que seus voos previstos com destino e origem para Buenos Aires e Montevidéu permanecem cancelados. A Gol também cancelou voos para Rosário, na Argentina.
Até as 13h desta segunda-feira, o movimento nos aeroportos do país era tranquilo, segundo a Infraero. Dentre os 1.275 voos previstos até o horário, 71 foram cancelados. A situação continua ruim nos aeroportos de Cumbica, em Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Galeão, no Rio de Janeiro (Rj) e em Curitiba (PR). Em Curitiba houve 13 cancelamentos. Outros 11 foram registrados em Congonhas e 8, no Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Na sexta-feira, nuvem cinzenta do vulcão encobriu
o Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução/TV Globo)Dentre os 87 voos internacionais previstos até o horário, 24 foram cancelados devido às más condições climáticas e à nuvem do vulcão chileno. A Infraero não soube informar quantos se dirigiam ao Cone Sul.
Pelo menos 7 voos da Gol e 5 da TAM que seguiam para Argentina e Uruguai não decolaram, segundo a Infraero.
O aeroporto de Curitiba também é o que apresenta o maior número de voos com atraso de mais de uma hora. Foram 32 pela manhã, mais de 50% do total previsto para o horário. Outros 18 voos estavam atrasados por volta das 13h.
Em Congonhas, 33 voos sofreram atrasos dentre os 109 planejados. Já em Cumbica, um terço dos voos atrasou mais de uma hora e mais nove voos aguardavam para decolar às 13h.
O aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, operou visualmente nesta manhã. Três voos da Gol procedentes de Montevidéu, Rosário e Buenos Aires foram cancelados. Duas partidas internacionais foram canceladas e não houve grande número de atrasos para os voos regionais.
Nuvem vulcânica
Segundo a Força Aérea Brasileira, boletim do Volcanic Ash Advisory Centres, o centro responsável por monitorar o vulcão no Cone Sul, informou que a nuvem vulcânica voltou a cobrir a Argentina e o Uruguai. Na semana passada, a nuvem cobriu parcialmente o Sul do país, provocando o fechamento de aeroportos em Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba.
As companhias Copa Airlines e American cancelaram seus voos para Montevidéu, informaram funcionários de operações do Aeroporto Internacional de Carrasco, na capital uruguaia. Por outro lado, o site do aeroporto internacional de Barajas, em Madri, dava conta do cancelamento de um voo que devia partir para Montevidéu na noite deste domingo.
A Aerolineas Argentinas e a Austral informaram em seu site que foram cancelados todos os voos a partir das 22h de domingo. Os cancelamentos abrangem voos regionais e internacionais.
A Gol disponibilizou a Central de Relacionamento pelo número 0300-115-2121 (Brasil), 0810-266-3232 (Argentina), e 5098-2403-8007 (Uruguai). Os clientes da TAM devem ligar para a Central de Atendimento antes de se dirigir ao aeroporto ou para remarcar seus voos através dos números 4002-5700 (capitais) e 0800-570-5700 (demais localidades), informou a companhia.
Para clientes de outras localidades que viajariam até Buenos Aires, a TAM disponibilizou os seguintes telefones: 0810-333-3333 (Argentina), 56-2-6767-900 (Chile), 595-21-659-5000 (Paraguai) e 000-4019-0223 (Uruguai).
Nenhum comentário:
Postar um comentário