Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Promotor do TPI diz que prisão de Kadafi é questão de tempo e pede ajuda da Interpol


Haia


INTERNACIONAL -- NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.


Revoltas Árabes


O GloboCom agências internacionais

A mensagem de áudio foi transmitida emissora de televisão Al-Rai TV - Foto: AFP

*^:^~.~^:^* TRÍPOLI e HAIA, Holanda - O promotor-chefe do Tribunal Penal Internacional (TPI), Luis Moreno-Ocampo, disse nesta quinta-feira que a prisão de Muamar Kadafi é questão de tempo e pediu que a Interpol emita um mandado de busca. Os rumores são de que o ditador espera apenas uma brecha para fugir da Líbia, mas ele, em nova mensagem de áudio, garantiu que não vai deixar o país.

Ocampo solicitou ajuda da Interpol também para prender Saif al-Islam, filho de Kadafi, e Abdullah al-Sanoussi, chefe de inteligência do regime. Em junho, o TPI emitiu uma ordem de detenção para os três por crimes contra a Humanidade, mas não tem força policial para prendê-los.

- Prender Kadafi é apenas uma questão de tempo - disse o promotor.
Mesmo diante de uma eventual prisão, a Otan disse nesta quinta que as forças leais ao ditador podem continuar a resistência e que, por isso, os bombardeios vão prosseguir enquanto for necessário.

Ditador promete não abandonar Líbia
De seu esconderijo, Kadafi negou rumores de que teria fugido da Líbia e prometeu "nunca deixar a terra de seus antepassados" em uma nova mensagem divulgada em áudio, nesta quinta-feira, em um canal de televisão leal ao ditador líbio. Pouco depois, tropas fiéis ao ditador deram nova demonstração de resistência, disparando foguetes da cidade de Bani Walid, cercada pelos rebeldes.

Pelo menos 10 fortes explosões foram ouvidas nos arredores da cidade do deserto e a fumaça provocada pelo ataque chegou a Wadi Dinar, a cerca de 15 quilômetros. Na mensagem de áudio de cinco minutos, transmitida pela emissora Al-Rai TV, Kadafi convocou seus seguidores para a luta.

O ditador também criticou os rebeldes, classificados por ele como "um bando de mercenários, assassinos e traidores", e conclamou seus seguidores a pegar em armas.

"Estamos prontos para começar a luta em Trípoli e em todo lugar, e se levantem contra eles", disse Kadafi. "Todos esses germes, ratos e vermes não são líbios, pergunte a qualquer um. Eles têm colaborado com a Otan... Kadafi não vai deixar a terra de seus antepasssados", acrescentou o ditador.

Kadafi não aparece em público há meses e seu paradeiro é desconhecido há mais de duas semanas, quando os rebeldes invadiram Trípoli, em 21 de agosto. Os combatentes que tentam concluir a derrubada do ditador ainda lutam contra forças leais a ele em três bastiões: Bani Walid, Sabha e Sirta.

Confrontos aconteceram nesta quinta-feira perto da cidade de Bani Walid, a sudeste de Trípoli. Tiroteios e explosões duraram várias horas, mas diminuiram ao amanhecer.

A liderança rebelde confirmou nesta quinta-feira que o banco central líbio vendeu 29 toneladas de ouro (20% do estoque do país) entre abril e maio, quando ainda tinha o regime Kadafi no controle. O CNT, que está no comando do BC desde que tomou Trípoli, garantiu que não tomará grandes decisões econômicas enquanto estiver na liderança de forma interina.
..=--_________________________________________::::::________________________________________--=..

Nenhum comentário:

Postar um comentário