Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Dilma diz ter 'muito orgulho' de ser 1ª mulher a abrir assembleia da ONU


POLÍTICA -- NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.

INTERNACIONAL


Presidente está em Nova York nesta semana e discursa na quarta (21).
Ela falou sobre o assunto no programa de rádio 'Café com a Presidenta'.


Do G1, em Brasília e em São Paulo

A presidente Dilma Rousseff é cumprimentada na chegada ao Hotel Waldorf Astoria, onde ficará hospedada (Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência)
A presidente Dilma Rousseff é cumprimentada na
chegada ao Hotel Waldorf Astoria, em Nova York,
no domingo (Foto: Roberto Stuckert Filho /
Presidência)

*$-.=.-$* A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (19), durante o programa semanal de rádio "Café com a Presidenta", que tem "muito orgulho" em ser a primeira mulher a discursar na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, que acontece nesta semana em Nova York.


Dilma chegou aos Estados Unidos para o evento na manhã de domingo (18) e o discurso de abertura será feito na quarta-feira (21).


"Eu tenho muito orgulho de ser a primeira mulher, uma mulher brasileira, a abrir a Assembleia Geral da ONU. Vou falar em nome do Brasil para chefes de Estado de 193 países", disse a presidente Dilma. O Brasil tradicionalmente inaugura a assembleia por ter sido o primeiro país a aderir ao organismo internacional, em 1945.


A presidente Dilma também disse que, durante o evento, serão discutidos "temas importantes, como o papel da mulher no mundo, a transparência nas ações dos governos e o combate a doenças crônicas". 


"E ainda vamos falar sobre a crise econômica mundial. O Brasil tem muito a mostrar em cada um desses temas."
    A agenda nos Estados Unidos inclui também uma série de reuniões sobre segurança nuclear, participação das mulheres na política e aquecimento global.


    Estão previstas ainda reuniões bilaterais com o presidente dos EUA, Barack Obama, da França, Nicolas Sarkozy, do México, Felipe Calderón, e com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron.



    Dilma é retratada na capa da revista "Newsweek" que chega às bancas nesta semana. A reportagem, disponível na versão online, aborda a forma como a presidente conduz o governo, fala da repressão à corrupção federal e também aborda um pouco de sua vida pessoal, lembrando que ela divorciou-se duas vezes e, aos 63 anos, é avó.


    A reportagem de capa da publicação americana tem com título "Don’t Mess With Dilma" (em tradução literal, "Não mexa com Dilma"). O artigo sobre Dilma é parte de uma série de textos sobre o protoganismo feminino destacado na edição da revista.


    Educação e investimentos
    No rádio, a presidente também falou sobre a construção de creches no país. Afirmou que será possível superar a meta estabelecida na campanha eleitoral, de construção de mais de 6 mil cresches.



    "Nós vamos construir 6.427 creches e pré-escolas em todo o Brasil. Esse esforço para oferecer educação de qualidade para todas as crianças de 0 a 5 anos já começou e está sendo feito em parceria com as prefeituras. Esse ano já aprovamos a construção de 1.400 creches. (...) Isso quer dizer que até 2014 vamos construir e superar aquela meta que foi compromisso da minha campanha, de 6 mil creches", afirmou Dilma no programa de rádio.


    São Paulo
    O "Café com a Presidenta" teve uma edição especial para São Paulo nesta segunda. Dilma afirmou, no programa, que o governo federal investirá R$ 3 bilhões em obras no estado de São Paulo. O montante será dividido em três obras: a construção de um estaleiro, em Araçatuba, melhorias na hidrovia Tietê-Paraná e a construção do trecho norte do Rodoanel.



    Todas as obras serão feitas em parceria com o governo paulista. “São obras que vão fazer uma tremenda diferença nas vidas das pessoas e das empresas de São Paulo”, disse Dilma.
    ____________________________________________________________________________________________

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário