Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Sem governo central, Somália é retrato de tudo o que pode dar errado

Aberracividade da Ignorância



Internacional -- Notícias

 

Guerra civil...Violência contra a humanidade!




DE SÃO PAULO


||*=*:*=*|| Futuro é um termo de curtíssimo prazo na Somália. O país ocupa o topo do amaldiçoado ranking de Estados mais falidos do mundo. Fome, doenças, ruína econômica e balas perdidas estão sempre à espreita.

Por quatro dias, sob forte escolta armada, o correspondente da Folha Marcelo Ninio circulou pelas esburacadas ruas de Mogadício, visitando hospitais, campos de refugiados e a sede do governo transitório, que controla alguns distritos da capital.

Andre Liohn/Folhapress
Cidade de Mogadicio capital da Somalia, ja foi chamada de "a perola do oceano Indico"; clique e veja mais fotos
Cidade de Mogadicio capital da Somalia, ja foi chamada de "a perola do oceano Indico"; clique e veja mais fotos

Os grandes blindados da Amisom (missão de paz da União Africana) dividem as ruas da capital com carroças puxadas por burros e um comércio informal, a porção mais ativa da economia.

A seca arruinou boa parte da agricultura familiar e do rebanho de vacas e ovelhas. Até camelos estão morrendo de sede. Serviços municipais são praticamente inexistentes e o errático fornecimento de eletricidade é um luxo para poucos. Vans caindo aos pedaços fazem o transporte de quem tem como pagar.

Uma montanha de lixo tomou conta do píer perto da parte antiga da cidade, onde o casario italiano dos tempos de colônia está em ruínas.

Único país do mundo sem um governo central, após duas décadas de guerra civil, a Somália é um retrato de tudo o que pode dar errado quando desastre natural e disputas tribais se unem.

XX____________________________________________________________________________________XX

Nenhum comentário:

Postar um comentário