Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Petrobras recebe propostas para unidade de liquefação flutuante

 

ECONOMIA --\\ -- NOTÍCIAS




Petrobras!...patrimônio dos Brasileiros




Plantão | Publicada em 09/08/2011 às 17h19m

Valor Online
 

#**$:$**# RIO - A Petrobras recebeu hoje as propostas técnicas para a produção de uma unidade de liquefação de gás natural em alto mar. A diretora de gás e energia da estatal, Graça Foster, afirmou que os consórcios formados por Technip, Modec e JGC; SBM e Chiyoda; e Saipem entregaram envelopes, que serão abertos no dia 25, quando a companhia brasileira começará o processo de escolha do FSO - sigla em inglês para uma embarcação que, além da liquefação, é capaz de armazenar e transferir o gás liquefeito -, que terminará em 31 de outubro.

"Estamos cumprindo o cronograma do FSO de gás", frisou Graça, que apresentou hoje os detalhes do Plano de Negócios 2011-2015 para a área de gás e energia. "Os consórcios estão competindo porque temos convicção de que essa será a alternativa escolhida, em algum momento, pelo EP [Exploração e Produção]", acrescentou.

O objetivo inicial do projeto era a implantação nos blocos BM-S-9 e BM-S-11, na bacia de Santos, mas a necessidade de aproveitar o etano para utilização no Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj) levou a companhia a optar pela construção de um gasoduto até Maricá ou Cabiúnas, no norte do Rio.

"Com o FSO, algum volume do etano seria consumido dentro da própria embarcação", afirmou Graça, ressaltando que a possibilidade de utilização de todo o etano no Comperj trará mais ganhos para a companhia.

A diretora afirmou que poderia se mudar o projeto para permitir a maior transferência de etano, mas a decisão teria que ser tomada em cima do dia previsto para entrega das propostas, o que causaria atrasos no cronograma.

Agora, segundo Graça, a Petrobras poderá decidir com mais calma por um dos três projetos para o navio com capacidade de liquefação de até 12 milhões e metros cúbicos por dia de gás natural.

"Não havia tempo para alterar projeto que tínhamos com os três consórcios. O próximo projeto poderá ser adaptado para recuperar etano", destacou Graça. "O FSO agora vai para onde o EP mandar", acrescentou.

** (Rafael Rosas / Valor)

//______________________________________________\\o//o\\o//__________________________________\\

Nenhum comentário:

Postar um comentário