Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de maio de 2011

Brasília supera Franca, quebra tabu e conquista bicampeonato do NBB

 

por ESPN.com.br com agência Gazeta Pres

 
 
+-#-+ A equipe de Brasília conquistou o bicampeonato do NBB (Novo Basquete Brasil) na noite desta terça-feira. Jogando em casa, o Brasília bateu o time de Franca por 77 a 68, fechando a série decisiva em 3 a 1. No ano passado, o Brasília também ficou com o título, ao derrotar o Flamengo na decisão.

Com o resultado, o Brasília quebra um tabu que durava desde 2007. Em sua quinta final de Nacional seguida, o time não tinha vencido a série decisiva jogando em casa. Em 2007, Brasília levantou o troféu diante de Franca no interior de São Paulo. No ano passado, o time perdeu o mando de quadra após invasão de torcedores no jogo três contra o Flamengo, no ginásio Nilson Nelson, e teve que fazer o quinto duelo da decisão em quadra neutra, em Anápolis, a 150 km do Distrito Federal.

Nenhum jogador sobressaiu nesta terça. O conjunto do Brasília usou a experiência, o talento e, com autoridade, saiu de quadra com a taça. Guilherme Giovanonni manteve a regularidade e foi o cestinha do confronto, com 17 tentos. Além disso, o pivô selecionável foi eleito o MVP (jogador mais valioso) da temporada.

“Tenho que agradecer a Deus pelo momento magnífico da minha carreira, e também a essa torcida maravilhosa, que abraçou a equipe. Então, estou abençoado e tenho que agradecer à minha equipe, meu técnico e minha família. É um momento muito bacana, e essa equipe merecia o título, fez de tudo para ser campeã. Agora é festejar e liberar essa emoção”, disse Nezinho após a partida.

“Quero agradecer todo mundo, toda a cidade de Brasília. Dedico esse título à minha família, sobretudo à minha esposa. Isso (ser o MVP) serve para coroar. Nossa equipe teve altos e baixos na temporada, mas esse grupo tem prazer de jogar junto. Eu tenho muito orgulho de jogar com esses caras. A vontade que eles têm de ganhar é imensa”, elogiou Guilherme Giovanonni.


O jogo


Jogando com o apoio de sua torcida (que lotou o Ginásio Nilson Nelson), o atual campeão nacional tinha a vantagem de decidir em seus domínios. E o fator casa surtiu efeito. Logo no primeiro quarto, o quinteto anfitrião fez 19 a 12 nos visitantes e deu uma amostra de que o título continuaria na capital federal.

Na parcial seguinte, o embate ficou pegado, cheio de faltas e de erros. No entanto, o Brasília continuou superior e foi ao intervalo com uma vantagem considerável de 11 pontos.
Guilherme Giovanonni foi eleito o MVP da temporada
Guilherme Giovanonni foi eleito o MVP da temporada
Crédito da imagem: Agência Estado
 
Na volta do vestiário, o Franca, do técnico Hélio Rubens, reagiu, ofereceu mais resistência, porém apenas empatou por 17 a 17 e não conseguiu amenizar a diferença para o quarto derradeiro. No fim do terceiro período, o pivô Guilherme Giovanonni e o armador Helinho se estranharam e deram início a um entrevero, que, em poucos minutos, foi dissolvido pela 'turma do deixa disso'.

A temperatura dos atletas se transferiu à partida nos últimos dez minutos. Na base do tudo ou nada, o Franca - equipe que fez melhor campanha na primeira fase - partiu para cima, buscando o triunfo e, consequentemente, levar a decisão para o interior de São Paulo.

Já o Brasília, aproveitando-se dos espaços, adotou uma postura inteligente e contra-atacou com eficiência. Resultado: o Franca não chegou nem a ameaçar o grito de bicampeão da torcida local.

Os dois títulos seguidos do Brasília coroam o desempenho do clube, que é finalista da competição há cinco temporadas. O último bicampeão nacional foi o Flamengo (do ala Marcelinho Machado), que conquistou o NBB em 2008 e 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário