O nome foi divulgado nesta quinta-feira (23) e é mais uma etapa do processo para a criação da joint venture - até então chamada de NewCo.
Por André Luís Rosa, G1 Vale do Paraíba e região
Postado em 23 de maio de 2019 às 20h00m
Boeing Brasil - Commercial é como vai ser chamada a nova empresa em parceria com a Embraer — Foto: Reprodução/Twitter
Postado em 23 de maio de 2019 às 20h00m
Boeing Brasil - Commercial é como vai ser chamada a nova empresa em parceria com a Embraer — Foto: Reprodução/Twitter
A nova empresa formada a partir da parceria entre a Boeing e Embraer vai se chamar Boeing Brasil-Commercial. O nome foi divulgado nesta quinta-feira (23) e é mais uma etapa do processo para a criação da joint venture - até então chamada de NewCo.
Apesar da negociação entre as fabricantes de aeronaves prever a transferência de 80% da divisão comercial da brasileira à Boeing, na escolha do nome, Brasil foi escrito com 's'.
No Twitter da companhia americana, o anúncio foi divulgado como 'expadindo horizontes, agora com um novo nome'.
A divulgação ocorre dois dias depois do encontro do executivo presidente da nova companhia, Marc Allen, com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Na ocasião, ele falou da expectativa para a conclusão do negócio.
"Nós estamos ansiosos com essa parceria comercial na indústria global do espaço aéreo, com a junção da Embraer e Boeing.", disse.
Allen é o responsável pela integração das operações entre as duas empresas. O comando da Boeing Brasil-Comercial será do executivo John Slattery. (veja abaixo)
A expectativa é que, até o fim deste ano, o negócio seja concluído. Pelo acordo entre as empresas, a Boeing deve pagar cerca de US$ 4,2 bilhões pelo negócio. A joint venture tem valor calculado em US$ 5,26 bilhões.
Projeto
Conforme o G1 apurou, um dos projetos que podem ser desenvolvidos após o início das operações da nova gigante da aviação comercial seria uma aeronave intermediária, com dimensões entre os atuais Boeing 737 e Boeing 787. O mercado especula que o nome do modelo será Boeing 797.
A Boeing desde 2017 vem estudando a criação desta aeronave. O projeto é chamado de NMA (abreviação do termo em inglês New Midsize Aircraft), ou seja, 'novo avião médio'. Ele será projetado para acomodar entre 200 e 250 passageiros.
Isso tornaria a Boeing mais competitiva no cenário mundial, segmento onde a principal concorrente, a Airbus, atua com o modelo A-321.
Organograma
Toda a estrutura de comando da Boeing Brasil-Commercial vai contar com lideranças que atuam hoje pela fabricante brasileira. (veja abaixo os nomes)
Para especialistas no setor aeronáutico, com essa nomeação, as empresas parceiras demonstram uma mensagem de continuidade nos negócios da aviação comercial desenvolvidos pela Embraer, sem ruptura brusca da engrenagem em operação atualmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário