Gipope™ - Intelligence & Logística®.
NOTÍCIAS & INFORMAÇÕES.
Internacional ->.$:$.-> Ciências & Tecnologia - Robótica & Cibernética - Fatos & Fotos - ]{ Jogos & Competições }[
Evento acontece desde sábado (19) em João Pessoa.
Competições chegam ao fim nesta quinta-feira (24).
Robôs que competem na RoboCup posam para foto (Foto: Valdecir Becker/RoboCup/UFPB)
As competições terminam nesta quinta-feira (24), mas o evento segue na sexta com um encontro entre estudantes, pesquisadores e professores. Confira abaixo alguns dos robôs que podem ser vistos durante o evento:
A robô humanoide brasileira Lisa joga futebol na categoria TeenSize (tamanho adolescente). Desenvolvido por estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o protótipo não chegou às finais da competição. Na estreia (vídeo), Lisa foi derrotada por 5 a 0 por uma equipe do Irã. Segundo o grupo, ela enfrentou problemas técnicos durante a partida.
No vídeo, é possível ver o robô sozinho em campo, mas sem conseguir sequer tocar na bola. Durante a competição, ela ainda chegou a perder de 11 a 1 para a Alemanha. Apesar dos resultados ruins, o grupo da UFU considerou a participação na RoboCup como uma ótima forma de aprender e evoluir na robótica.
O robô alemão ToBI pode detectar acidentes e auxiliar em emergências domésticas. Quando o robô percebe que alguém caiu ou está acenando para ele, ele vai até o acidentado, fotografa o acidente e pergunta se ele quer que chame uma ambulância. Bastante prestativo, o robô também pode pegar algo que o dono precise, como água ou um kit de primeiros socorros.
A equipe da Bielefeld University compete na liga @Home (em casa, em português) e programa o protótipo também para realizar outras tarefas domésticas, como recolher objetos deixados na mesa após uma festa.
Desenvolvido na Eindhoven University of Technology, na Holanda, o robô AMIGO dança músicas como “Macarena”, “Cabeça, ombro, joelho e pé” e “Gangnam Style” para chamar a atenção do público. O objetivo é conseguir o voto popular em uma das tarefas da liga que disputa, a @Home.
Assim como ToBI, ele também realiza tarefas domésticas, como buscar objetos que o dono pedir ou atender a porta. Segundo o português Luis Ferreira, que faz parte do grupo, o robô participou de sua primeira competição em 2011. A previsão é de que ele chegue ao mercado em aproximadamente 8 anos.
Robôs da Mahidol University, da Tailândia, competem na liga Rescue (resgate, em portguês) da RoboCup e têm como meta encontrar sobreviventes em desastres. Autobot-III e TeleOp V vão para a arena construída no Centro de Convenções e localizam vítimas que ainda podiam ser salvas identificando sinais vitais.
Os protótipos têm que mostrar bom desempenho em terrenos irregulares e em locais de difícil acesso. Eles são teleoperativos e usam câmeras para capturar as imagens do local e das vítimas. Assim, caso o desastre fosse verdadeiro, seria possível enviar uma equipe de resgate para socorrer os sobreviventes no local exato.
Finalista na categoria MiddleSize (tamanho médio) da liga Soccer (futebol, em português), o time Water venceu um grupo do Irã nas semifinais por cinco a um. O time é formado por cinco robôs autônomos de aproximadamente 80 cm equipados com sensores e computadores analisar a situação de jogo.
O time Water foi desenvolvido na Beijing Information Science and Technology University, na China. Eles se comunicam entre eles e com o árbitro humano através de tecnologia sem fio.
Seis robôs programados por estudantes de João Pessoa dançam forró, frevo, samba e hip hop. A equipe é chamada ROBOAPOLOBRASIL e concorre na liga Primary Dance (dança primária, em português) da RoboCupJunior, na qual robôs têm que se apresentar com música, fantasias e coreografia.
O grupo de robôs é formado por uma porta-bandeira, um trio de forró pé-de-serra, um Galo da Madrugada, uma Muriçoca do Miramar, um casal forrozeiro e um rapper. A equipe da Paraíba é formada por alunos dos 7º e 8º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Apolônio Sales de Miranda, em Cruz das Armas.
O Robotino é um robô padrão usado nas competições da liga @Logistics (logística, em português). Na final da liga, as equipes Carologistics e Bavarian Bending Units, ambas da Alemanha, se enfrentaram (veja vídeo). Os robôs têm que solucionar desafios de logística em um sistema de produção desconhecido.
Eles são autônomos e têm sensores para mapear a área e obedecer às ordens do sistema em uma produção industrial. A plataforma é criada pela Festo e programada pelas equipes competidoras. Os Carologistics foram os vencedoras da liga, com 165 pontos, enquanto que a Bavarian Bending Units ficou com a segunda colocação com 124 pontos.
Um dos robôs que mais faz sucesso com os visitantes é o Robô Saúde, levado para a RoboCup pela empresa OrangeLife. Ele não participa das competições, mas foi levado para o evento para mostrar a aplicação dos robôs na vida cotidiana. “Se os robôs forem feitos só para fins fúteis, como brinquedos, eles logo vão acabar dentro do armário.
O Robô Saúde educa a criança nas questões de saúde e é mais eficiente que os humanos, porque ele chama atenção”, explicou o médico italiano Marco Collovati. O robô conversa sobre a Dengue com crianças, traz formas de prevenção, sintomas da doença e faz um quiz. Futuramente, ele será programado para falar de outras doenças. O robô foi desenvolvido pela empresa coreana Aldebaran.
O Youbot foi desenvolvido na University of Applied Sciences, na Alemanha, para ajudar em questões relacionadas ao trabalho. Na demonstração, o robô tem que pegar um objeto previamente definido e levá-lo para outra plataforma. O Youbot concorre na liga @Work (no trabalho, em português) com a equipe WF-Wolves.
Rua Décio Monte Alegre, 20
Bairro Santa Cruz -Valente - Bahia -Brasil.
Funcionamento:
das 05:00 às 00:30
das 05:00 às 00:30
|||---------------------------------------------------------------- ------------------------|||
Gipope® - Gariba's ™ // Bar & Lanches. ._._._._._|||
|||--------------------------------------------------------___________________------ ----------------_-----------------------------------|||
Nenhum comentário:
Postar um comentário