Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

EUA enviam alerta secreto para Irã sobre o Estreito de Ormuz

GIPOPE - ESTRATÉGIA.

NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
INTERNACIONAL -- E.U.A -\- CONFLITO & GUERRA FRIA

Segundo o ‘New York Times’, funcionários de Obama teriam mandado aviso para Khamenei


*** PUBLICIDADE || Gipope - Garibas. 2.012
    *** TUDO PARA SUA CONSTRUÇÃO COM O MELHOR PREÇO DA CIDADE! ***
Xx._________ ___ __...______ .. _______.......______ .. _______ ... ____ ___ ___________.x

Com agências internacionais
Publicado:
Atualizado:
Crise começou quando Teerã decidiu fazer testes com mísseis na região Foto: AFP
Crise começou quando Teerã decidiu fazer testes com mísseis na região AFP

||#=-=#|| WASHINGTON - O governo dos Estados Unidos usou um canal de comunicação secreto para alertar o líder supremo do Irã, Aiatolá Khamenei, sobre o possível fechamento do Estreito de Ormuz, informou o jornal americano "New York Times" nesta sexta-feira. Washington teria avisado Teerã de que o fechamento é um "sinal vermelho" que poderá provocar uma resposta americana, explicaram funcionários da Casa Branca. As autoridades, no entanto, se recusaram a dar detalhes sobre o raro contato entre os dois governos ou se houve uma resposta do lado iraniano.


A tensão no Golfo Pérsico aumenta a passos largos. A região é uma passagem estratégica para os EUA porque tem conexão com o Golfo de Omã, de onde 16 milhões de barris de petróleo saem todos os dias. Na semana passada, autoridades americanas responderam à ameaça do Irã de fechar o Estreito de Ormuz com a seguinte afirmativa: "vamos agir e reabri-lo". Tal reação, no entanto, só seria possível por vias militares. Na quinta-feira, o secretário da Defesa americano, Leon Panetta, disse a tropas no Texas que não permitirá o fechamento da região.


- Já deixamos muito claro que os EUA não vão tolerar o bloqueio do Estreito de Ormuz. É um outra linha importante para nós e vamos responder a eles (o Irã) - disse Panetta.
O canal secreto de comunicação foi escolhido para dividir secretamente com o Irã a grave preocupação americana sobre o aumento das tensões no Golfo Pérsico, segundo a reportagem do “New York Times”. 


Membros da Marinha no local temem que capitães da Guarda Revolucionária assumam posições provocativas de acordo com a própria vontade, sem nenhuma ordem superior, e detonem uma grande crise.


Apesar de analistas insistirem que a ameaça iraniana é um blefe e uma manobra política para aumentar o preço do petróleo, ninguém nega que o país tem capacidade militar para fechar o Estreito de Ormuz. Nas últimas duas décadas, Teerã vem investindo pesado em armamento. Entre 2007 e 2011, o orçamento militar do país cresceu 380,2%, enquanto o dos EUA aumentou apenas 19%. A agressão, no entanto, poderia atrapalhar a exportação de combustível e também as importações de comida e produtos - que chegam pelo local, agravando ainda mais a crise econômica do país.


- A resposta simples é sim, eles podem bloquear - disse a rede de TV CBS o general Martin Dempsey, chefe do Joint Chiefs os Staffs, principal conselho militar da Presidência.
Os EUA e o Irã têm um histórico de conflitos no Estreito. O mais recente aconteceu em janeiro de 2008, quando o governo de George W. Bush puniu Teerã por um “ato provocativo” depois que cinco barcos armados iranianos se aproximaram de navios americanos em águas internacionais.


EUA enviam segundo porta-aviões para o Estreito
Os EUA enviaram um segundo porta-aviões para o Estreito com cerca de 80 aeronaves e um helicóptero a bordo, informou a 5ª Frota Armada do país na quinta-feira. O porta-voz do Pentágono John Kirby disse, no entanto, que o deslocamento é uma "operação de rotina, planejada há muito tempo" e não está relacionado com as recentes tensões entre Washington e Teerã. Segundo o governo, o novo porta-aviões substituirá o USS John C. Stennis, que voltaria para um base em San Diego.


De acordo com a Reuters, uma outra embarcação, o USS Abraham Lincoln, teria terminado uma visita na Tailândia e estaria no Oceano Índico a caminho do Mar Arábico. Apesar das tentativas de despistar a escalada da tensão, os olhos da comunidade internacional se voltam para a região. Nos últimos dias, 8 mil pilotos e técnicos do Exército americano chegaram em Israel ára participar de manobras militares conjuntas. Tropas israelenses, por sua vez, teriam sido deslocadas para bases americanas na Alemanha.

...---------------==---------------------------------------------------------------------------------------==--------------...
POSTO ALTO BONITO Rodovia BA - 120 , Km 28 -Valente - Bahia.

Telefone 075 - 3263 - 2339

15 Anos de bom atendimento e qualidade de combustível Shell.

Gipope-----------------------------------------------------2.012 -- 2.012---------------------------------------------------------------s'abiraG

Nenhum comentário:

Postar um comentário