NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
TECNOLOGIA & GAMES
Propagandas na TV mostravam simplicidade dos produtos da empresa.Filmes também alfinetavam concorrentes Microsoft e Intel.
*||=-:-=||* Além de inovar na tecnologia, a Apple inovou nos comerciais de TV para vender seus produtos. A simplicidade e o design dos produtos da empresa – além de leves alfinetadas nos concorrentes – são traços marcantes das peças publicitárias.
Alguns comerciais chegaram a se tornar históricas como o "1984", feito por Ridley Scott para o lançamento do Macintosh, inspirado no livro de mesmo nome de George Orwell, a comédia dos personagens Mac e PC, interpretados por Justin Long e John Hodgman, e as sombras que dançam ao som de músicas no iPod.
Conheça 10 comerciais mais famosos da Apple:
-
1 – '1984'
Dirigido por Ridley Scott ("Blade Runner", "Gladiador"), o comercial foi ao ar no dia 22 de janeiro de 1984 durante o Super Bowl, a final de futebol americano, uma das maiores audiências da televisão norte-americana. A peça, inspirada no livro "1984" de George Orwell, apresenta uma teletela, nome usado no livro para uma tela onde o Grande Irmão "olhava o povo", e pessoas hipnotizadas pelo discurso. Uma rebelde lança um grande machado no monitor e a mensagem que entrou para a história aparece: "no dia 24 de janeiro, a Apple lançará o Macintosh e você verá porque 1984 não se parecerá com '1984'". (Assista ao vídeo)
-
2 – 'Crazy Ones' (Os Malucos)
O comercial apresenta imagens de personalidades marcantes como Albert Einstein, Bob Dylan (de quem Jobs era fã), Ghandi, John Lennon, Mohamed Ali, entre outros. "Aos loucos, rebeldes, que viram o mundo de forma diferente", diz a narração. Curiosamente, Jobs narrou uma versão do vídeo que nunca foi ao ar. O ator Richard Dreyfus ("Contatos Imediatos de Terceiro Grau", Mr. Holland - Adorável Professor") deu sua voz ao comercial que ficou conhecido como "Crazy Ones". (Assista ao vídeo com narração de Jobs ou o comercial que foi ao ar)
-
3 – Olá, eu sou um Mac
Com diversas versões que foram ao ar ao longo dos anos, o comercial trazia os atores Justin Long e John Hodgman, o Mac e o PC, respectivamente, que parodiavam a complicação de usar o PC em comparação com o Mac, sempre descolado. Assim, a propaganda falava que os Macs não tinham vírus, que saiam da caixa prontos para usar e que eram compatíveis com diversos periféricos. Até a modelo Gisele Bündchen participou de um comercial, representando "um vídeo" feito em um Mac. (Assista ao vídeo com Gisele Bündchen; do PC 'lotado de arquivos e mais lento' e do 'PC com vírus')
-
4 –Mac Vs. Windows
Em mais um comercial para alfinetar o sistema operacional da Microsoft, dois homens passam "três dias" tentando fazer uma impressora funcionar. Eles tentam de tudo, digitam códigos, consultam o manual e não conseguem imprimir uma única página. Uma mulher pergunta no que eles estão enrolados há três dias. "Estamos configurando tudo para sermos mais produtivos", dizem. "Se ficarem mais dias aí vamos ter que declarar falência", fala a mulher. (Assista ao vídeo)
-
5 – 'Three Steps'
Para tentar mostrar a facilidade de utilizar um computador Mac, a Apple apresentou um comercial do iMac com "três passos" para se conectar na internet. O primeiro era conectar o computador na tomada; o segundo era conectar o cabo de rede (ou da linha de telefone) no plug da parede; e o terceiro não existia, bastava ligar o computador e navegar. No final, a imagem do iMac com poucos cabos fazia um contraponto com os PCs da época, repleto de fios. (Assista ao vídeo)
-
6 – Sombras do iPod
Para o iPod, a Apple usou dançarinos que apareciam como sombras e o aparelho e os fios do fone de ouvido em destaque na cor branca em diversos comerciais. Com músicas de artistas famosos como Daft Punk, Wolfmother, U2 e Coldplay, ele divulgava a ideia de mobilidade do tocador de músicas e a capacidade de poder escutar as músicas de seus artistas favoritos em qualquer lugar. (Assista do vídeo com Daft Punk, com U2 e com Coldplay).
-
7 – HAL e o bug do milênio
O computador do filme "2001 - Uma Odisseia no Espaço", HAL 9000, fez uma ponta em um comercial da Apple em que a empresa brinca com o "bug do milênio", que iria fazer os computadores pararem de funcionar no ano 2000. A falha consistia no computador em reconhecer os anos pelos dois últimos dígitos e, ao virar o ano 2000, ele poderia pensar que era 1900 e poderia apresentar falha. HAL brinca, dizendo que apenas os Macs estavam preparados contra o problema. Na virada do milênio, o bug não parou o mundo. (Assista ao vídeo)
-
8 – Ellen Feiss
A Apple quis que estudantes que usavam PCs migrassem para os Macs e utilizou Ellen Feiss, uma estudante de 14 anos que reclamava do PC do pai que dava problemas. "Eu estava digitando um texto enorme quando, 'pi, pi, pi, pi, pi', perdi tudo. Tive que escrever tudo de novo e rápido, e não ficou tão bom quanto antes".
Em 2002, quando o comercial foi veiculado, especulou-se que a garota estava sob influência de drogas por
conta do modo no qual ela fala e dos
olhos avermelhados. (Assista ao vídeo)
9 –Dinossauros
O pai convida o filho para ver dinossauros no PC e coloca um CD-Rom no computador. Em seguida ele tenta configurar o drive, acessa o DOS enquanto a criança fica perguntando se já pode ver os bichos. No final, o menino está colocando o casaco e o pai pergunta, "onde você vai?". A criança diz que vai no vizinho porque ele têm um Mac. (Assista ao vídeo)
-
10 – Lesma da Intel
Antes da parceria de Apple e Intel, que fornece os processadores atuais dos Macs, a companhia de Steve Jobs quis mostrar que o processador Power Mac G3 era duas vezes mais rápido que o Pentium II. Para isso, usou um caracol que carrega o processador, aludindo à velocidade
do molusco. (Assista ao vídeo)
_________________________________________________
Alguns comerciais chegaram a se tornar históricas como o "1984", feito por Ridley Scott para o lançamento do Macintosh, inspirado no livro de mesmo nome de George Orwell, a comédia dos personagens Mac e PC, interpretados por Justin Long e John Hodgman, e as sombras que dançam ao som de músicas no iPod.
Conheça 10 comerciais mais famosos da Apple:
-
1984', o anúncio mais famoso da Apple
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
Dirigido por Ridley Scott ("Blade Runner", "Gladiador"), o comercial foi ao ar no dia 22 de janeiro de 1984 durante o Super Bowl, a final de futebol americano, uma das maiores audiências da televisão norte-americana. A peça, inspirada no livro "1984" de George Orwell, apresenta uma teletela, nome usado no livro para uma tela onde o Grande Irmão "olhava o povo", e pessoas hipnotizadas pelo discurso. Uma rebelde lança um grande machado no monitor e a mensagem que entrou para a história aparece: "no dia 24 de janeiro, a Apple lançará o Macintosh e você verá porque 1984 não se parecerá com '1984'". (Assista ao vídeo)
-
Albert Einstein, um 'Crazy One' (Foto: Reprodução)
O comercial apresenta imagens de personalidades marcantes como Albert Einstein, Bob Dylan (de quem Jobs era fã), Ghandi, John Lennon, Mohamed Ali, entre outros. "Aos loucos, rebeldes, que viram o mundo de forma diferente", diz a narração. Curiosamente, Jobs narrou uma versão do vídeo que nunca foi ao ar. O ator Richard Dreyfus ("Contatos Imediatos de Terceiro Grau", Mr. Holland - Adorável Professor") deu sua voz ao comercial que ficou conhecido como "Crazy Ones". (Assista ao vídeo com narração de Jobs ou o comercial que foi ao ar)
-
Gisele é filme de um Mac; o feioso é um filme de PC
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
Com diversas versões que foram ao ar ao longo dos anos, o comercial trazia os atores Justin Long e John Hodgman, o Mac e o PC, respectivamente, que parodiavam a complicação de usar o PC em comparação com o Mac, sempre descolado. Assim, a propaganda falava que os Macs não tinham vírus, que saiam da caixa prontos para usar e que eram compatíveis com diversos periféricos. Até a modelo Gisele Bündchen participou de um comercial, representando "um vídeo" feito em um Mac. (Assista ao vídeo com Gisele Bündchen; do PC 'lotado de arquivos e mais lento' e do 'PC com vírus')
-
Manual do Windows ajuda a configurar PC
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
Em mais um comercial para alfinetar o sistema operacional da Microsoft, dois homens passam "três dias" tentando fazer uma impressora funcionar. Eles tentam de tudo, digitam códigos, consultam o manual e não conseguem imprimir uma única página. Uma mulher pergunta no que eles estão enrolados há três dias. "Estamos configurando tudo para sermos mais produtivos", dizem. "Se ficarem mais dias aí vamos ter que declarar falência", fala a mulher. (Assista ao vídeo)
-
iMac se conecta facilmente na web em comercial
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
Para tentar mostrar a facilidade de utilizar um computador Mac, a Apple apresentou um comercial do iMac com "três passos" para se conectar na internet. O primeiro era conectar o computador na tomada; o segundo era conectar o cabo de rede (ou da linha de telefone) no plug da parede; e o terceiro não existia, bastava ligar o computador e navegar. No final, a imagem do iMac com poucos cabos fazia um contraponto com os PCs da época, repleto de fios. (Assista ao vídeo)
-
Sombras' dançam com o iPod (Foto: Reprodução)
Para o iPod, a Apple usou dançarinos que apareciam como sombras e o aparelho e os fios do fone de ouvido em destaque na cor branca em diversos comerciais. Com músicas de artistas famosos como Daft Punk, Wolfmother, U2 e Coldplay, ele divulgava a ideia de mobilidade do tocador de músicas e a capacidade de poder escutar as músicas de seus artistas favoritos em qualquer lugar. (Assista do vídeo com Daft Punk, com U2 e com Coldplay).
-
HAL 9000 faz comercial da Apple (Foto: Reprodução)
O computador do filme "2001 - Uma Odisseia no Espaço", HAL 9000, fez uma ponta em um comercial da Apple em que a empresa brinca com o "bug do milênio", que iria fazer os computadores pararem de funcionar no ano 2000. A falha consistia no computador em reconhecer os anos pelos dois últimos dígitos e, ao virar o ano 2000, ele poderia pensar que era 1900 e poderia apresentar falha. HAL brinca, dizendo que apenas os Macs estavam preparados contra o problema. Na virada do milênio, o bug não parou o mundo. (Assista ao vídeo)
-
Propaganda foca nos estudantes (Foto: Reprodução)
8 – Ellen Feiss
A Apple quis que estudantes que usavam PCs migrassem para os Macs e utilizou Ellen Feiss, uma estudante de 14 anos que reclamava do PC do pai que dava problemas. "Eu estava digitando um texto enorme quando, 'pi, pi, pi, pi, pi', perdi tudo. Tive que escrever tudo de novo e rápido, e não ficou tão bom quanto antes".
Em 2002, quando o comercial foi veiculado, especulou-se que a garota estava sob influência de drogas por
conta do modo no qual ela fala e dos
olhos avermelhados. (Assista ao vídeo)
Pai não consegue mostrar CD-Rom para o filho
no PC (Foto: Reprodução)
no PC (Foto: Reprodução)
O pai convida o filho para ver dinossauros no PC e coloca um CD-Rom no computador. Em seguida ele tenta configurar o drive, acessa o DOS enquanto a criança fica perguntando se já pode ver os bichos. No final, o menino está colocando o casaco e o pai pergunta, "onde você vai?". A criança diz que vai no vizinho porque ele têm um Mac. (Assista ao vídeo)
-
Caracol carrega Pentium II (Foto: Reprodução)
10 – Lesma da Intel
Antes da parceria de Apple e Intel, que fornece os processadores atuais dos Macs, a companhia de Steve Jobs quis mostrar que o processador Power Mac G3 era duas vezes mais rápido que o Pentium II. Para isso, usou um caracol que carrega o processador, aludindo à velocidade
do molusco. (Assista ao vídeo)
_________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário