Proteína presente no alimento é essencial para o crescimento...
Foto: Divulgação/SXC
Alimento está presente em diversas receitas## = ## Presente em muitas receitas, o ovo tem um papel fundamental na alimentação. Tido como um dos agentes responsáveis pela elevação do colesterol até pouco tempo atrás, ele foi "reabilitado" e é cada vez mais recomendado e utilizado na culinária.
"O ovo é uma excelente fonte proteica, o que auxilia na formação e manutenção dos tecidos orgânicos e musculares", destaca a nutricionista Lucila Baroni Bella, da rede Sodexo Brasil. "Além disso, é fonte de cálcio, ferro, aminoácidos e ácidos graxos, essenciais para o crescimento e desenvolvimento", completa.
Apesar das qualidades do alimento, a profissional alerta que seu consumo deve ser controlado, principalmente para aqueles que possuem problemas de colesterol.
A pedido do eBand, Lucila esclareceu alguns mitos e verdades sobre o consumo do ovo, que você confere a seguir.
Consumir ovo regularmente faz mal.
Mito. O ovo é uma excelente fonte proteica e seu consumo adequado não é prejudicial à saúde, desde que não seja ultrapassada a ingestão de duas porções por semana.
Antes de guardar o alimento na geladeira é preciso lavá-lo.
Mito. Não é necessário fazer a higienização do ovo antes de sua armazenagem, porém ela é extremamente necessária antes do consumo, pois a casca do alimento tem uma porosidade que facilita a entrada de microorganismos.
O ovo possui um alto teor de colesterol.
Verdade. O colesterol presente no ovo vem sendo muito contestado hoje em dia e já existem estudos que mostram que o alimento deixou de ser o grande "vilão" na elevação dos níveis do colesterol sanguíneo. Apesar disso, é sempre bom manter uma dieta equilibrada, rica em todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, evitando-se assim o surgimento de doenças cardiovasculares.
Comer ovo cru é saudável.
Mito. O consumo de ovos crus traz um grande risco à saúde humana, pois existem bactérias patogênicas (causadoras de doenças), como a Salmonella, que podem estar presentes nos ovos. Elas causam distúrbios gastrointestinais graves e são eliminadas somente durante o processo de cozimento. Por isto, os ovos devem ser consumidos após a gema estar totalmente cozida.A proteína do ovo pode substituir a da carne.
Verdade. Ambos têm equivalência proteica. Porém, vale ressaltar que o consumo de ovos não deve ultrapassar duas porções semanais, para indivíduos com taxas elevadas de colesterol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário