Vettel na pole. De novo
Ainda falta muito para o alemão Sebastian Vettel se tornar uma lenda na Fórmula 1; na verdade, nem se sabe se chegará a ser! Mas se o assunto é pole-position, o atual campeão mundial está no caminho certo. Depois de ter ficado praticamente de fora do primeiro dia de treinos livres para o Grande Prêmio da Turquia – ele bateu no início da sessão de sexta-feira –, Vettel não tomou conhecimento dos adversários na classificação e cravou mais uma pole. Esta foi a quarta em quatro corridas de 2011, sendo que é a quinta consecutiva (somando a última do ano passado). O alemão já coleciona 19 na carreira.
O Q3 foi disputado pelas cinco melhores equipes do momento. Bem que Rubens Barrichello tentou, mas nos últimos instantes do Q2 perdeu a décima posição e ficou de fora. Se por um lado Vettel confirmou seu favoritismo à pole, a decepção rondou a Ferrari. Felipe Massa, que tinha sido o mais rápido do Q1 com pneus macios, optou por poupar seus compostos e nem entrou na pista na superpole. Fernando Alonso não foi bem e teve de se contentar com a quinta posição do grid.
Se as coisas não vão muito bem para o pessoal de Maranello, na Mercedes a situação é outra: o time prateado apresentou um bom rendimento na classificação. Com um forte ritmo durante todo fim de semana - a evolução deste time desde o início da temporada me impressiona -, a montadora alemã dá sinais de que encostou um pouquinho na McLaren. Uma prova disto é que Nico Rosberg abre a segunda fila, sendo 0s021 mais rápido do que Hamilton.
O GP na pista de Istambul (das que eu conheço, a única boa de Hermann Tilke) será interessante. A começar pela corrida de recuperação que fará Kamui Kobayashi. O japonês da Sauber teve uma classificação para esquecer e largará em penúltimo; só não estará na última posição porque D'Ambrosio perdeu cinco posições e, desta forma, fecha o grid.
De olho em mais uma vitória, o líder do campeonato, Sebastian Vettel, dividirá a primeira fila com seu companheiro de equipe Mark Webber. Lembram o que aconteceu no GP da Turquia do ano passado? Os dois disputavam a ponta da corrida e se enroscaram. A homenagem ao povo turco que Vettel fez em seu capacete (colocando o Nazar Boncugu, símbolo contra o mau-olhado) pode ter um pouco de superstição. Afinal, a vitória na Turquia em 2010 escorreu por entre seus dedos. E não custa nada se proteger, né?!
O grid para o Grande Prêmio da Turquia de F1, em Istambul, ficou assim:
1. Sebastian Vettel (Red Bull-Renault): 1min25s049
2. Mark Webber (Red Bull-Renault): 1min25s454
3. Nico Rosberg (Mercedes): 1min25s574
4. Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes): 1min25s595
5. Fernando Alonso (Ferrari): 1min25s851
6. Jenson Button (McLaren-Mercedes): 1min25s982
7. Vitaly Petrov (Lotus Renault): 1min26s296
8. Michael Schumacher (Mercedes): 1min26s646
9. Nick Heidfeld (Lotus Renault): 1min26s959
10. Felipe Massa (Ferrari): sem tempo
11. Rubens Barrichello (Williams-Cosworth)
12. Adrian Sutil (Force India-Mercedes)
13. Paul di Resta (Force India-Mercedes)
14. Pastor Maldonado (Williams-Cosworth)
15. Sérgio Pérez (Sauber-Ferrari)
16. Sebatien Buemi (Toro Rosso-Ferrari)
17. Jaime Alguersuari (Toro Rosso-Ferrari)
18. Heikki Kovalainen (Lotus-Cosworth)
19. Jarno Trulli (Lotus-Cosworth)
20. Vitantonio Liuzzi (Hispania-Cosworth)
21. Timo Glock (Murussia Virgin-Cosworth)
22. Narain Karthikeyan (Hispania-Cosworth)
23. Kamui Kobayashi (Sauber-Ferrari)
24. Jerôme D’Ambrosio (Marussia Virgin-Cosworth)
Nenhum comentário:
Postar um comentário