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São modelos híbridos de todos os tipos, que chegam a ter consumo de combustível semelhante ao que é encontrado em algumas motos pequenas, como a CG 160 Titan.<<<===+===.=.=.= =---____-------- ----------____---------____::____ ____= =..= = =..= =..= = =____ ____::____-----------_ ___---------- ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por André Fogaça, g1
Postado em 02 de setembro de 2024 às 06h10m
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Carros híbridos podem custar a partir de R$ 134.990 — Foto: divulgação/GWM
Os carros híbridos são a grande aposta das montadoras para popularizar o mercado de eletrificados no Brasil. Eles aliam benefícios dos veículos movidos a combustão com dos totalmente elétricos, por preço mais baixo.
A maioria dos tipos destes automóveis sequer exige recarga das baterias em eletropostos, uma infraestrutura ainda rara nas vias brasileiras, e ainda assim oferecem dois pontos muito importantes: economia de combustível e redução na emissão de gases responsáveis pelo aquecimento global.
Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a venda de carros híbridos no Brasil teve uma alta de cerca de 67% nos sete primeiros meses deste ano.
Foram 34.890 emplacamentos entre janeiro e julho do ano passado. Neste ano, já são 58.419 unidades.
O g1 reuniu nesta lista os 11 carros híbridos mais baratos do Brasil. Antes, porém, não custa lembrar os três tipos de veículos híbridos disponíveis no país:
- Híbrido leve (MHEV): onde a bateria pode ser utilizada para dar suporte ao motor em arrancadas, ou para suprir a carga elétrica do ar-condicionado e outros itens, reduzindo assim o consumo de combustível. Por aqui o carro consome, em média, 13 km/l.
- Híbrido pleno (HEV): os carros com este sistema utilizam motor elétrico para tracionar as rodas, contam com baterias maiores e o consumo de combustível é ainda menor. Não é raro encontrar veículos híbridos marcando números próximos de 20 km/l.
- Híbrido plug-in (PHEV): estes veículos utilizam baterias ainda maiores e podem trafegar em modo 100% elétrico. Os modelos trazem autonomia entre 30 e 120 km sem utilizar combustível, mas todos precisam recarregar a energia em eletropostos. No modo híbrido, estes veículos podem alcançar consumo superior aos 40 km/l.
▶️ IMPORTANTE: O valor pode mudar conforme a cidade e estado onde você mora, e pela estratégia de vendas da concessionária. O preço utilizado é o sugerido pela montadora, sem incluir frete.
11. Haval H6 PHEV34
Haval H6 PHEV — Foto: divulgação/GWM
O primeiro carro da lista é o Haval H6 na versão PHEV34. Ele conta com bateria de 34 kWh e ela, quando totalmente carregada, oferece autonomia de 116 quilômetros com o carro em modo 100% elétrico. Quando combinados, todos os motores conseguem acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos — o mesmo tempo do Porsche 718 Cayman.
Além da motorização forte, o Haval H6 PHEV34 traz uma boa lista de itens para auxílio ao motorista, como piloto automático adaptativo, sistema para manter o carro na faixa e o Smart Dodge, que consegue reconhecer o tipo de veículo à frente, além de aplicar pequenas manobras evasivas para evitar colisões.
- Preço: R$ 281.000
- Tipo de híbrido: híbrido plug-in (PHEV)
- Combustível: gasolina
- Motor a combustão: 1.5 turbo
- Potência combinada: 393 cv
- Consumo: 28,7 km/l na cidade e 25,3 km/l na estrada
BYD Song Plus — Foto: divulgação/GWM
O BYD Song Plus é um carro com menor capacidade para rodar apenas no modo elétrico, mas ainda assim alcança 105 quilômetros sem consumir uma gota de combustível. Ele tem menor pretensão de ser uma referência em aceleração, e isso fica claro no 0 a 100 km/h, feito em 8,5 segundos.
O foco é espaço e conforto. Além de bastante amplo, o carro traz central multimídia giratória com 15,6 polegadas, possibilidade de utilizar o celular como chave digital para abertura das portas.
- Preço: R$ 239.800
- Tipo de híbrido: híbrido plug-in (PHEV)
- Combustível: gasolina
- Motor a combustão: 1.5 aspirado
- Potência combinada: 235 cv
- Consumo: 39,1 km/l na cidade e 30,8 km/l na estrada
Ford Maverick Lariat Hybrid — Foto: divulgação/Ford
A Maverick é a única picape híbrida do Brasil — ao menos até a BYD lançar oficialmente a Shark. Ela utiliza motorização do tipo híbrido pleno, com bateria suficiente para tracionar as rodas e retirar o trabalho do motor a combustão por alguns momentos.
Ela é visualmente idêntica ao modelo movido a gasolina, mantendo o apelo off-road, e tem capacidade de carga da caçamba marcada em 659 kg, com volume máximo de 943 litros. A versão perde apenas a tração integral e alguns cavalos na potência.
- Preço: R$ 239.500
- Tipo de híbrido: híbrido pleno (HEV)
- Combustível: gasolina
- Motor a combustão: 2.5 aspirado
- Potência combinada: 194 cv
- Consumo: 15,7 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada
Kia Niro HEV EX — Foto: divulgação/Kia
O Kia Niro é um dos carros híbridos do tipo pleno com maior eficiência quando o assunto é baixo consumo de combustível: são 19,8 km/l na cidade. Ele é um crossover menor que os SUVs dessa lista, mas traz visual mais moderno.
Por dentro, são duas telas de 10,25 polegadas que ficam no painel de instrumentos e central multimídia. O carro é recheado de sistemas de auxílio ao motorista, como piloto automático adaptativo, assistentes de permanência e centralização em faixa, além de regulagem automática do farol alto.
- Preço: R$ 202.990
- Tipo de híbrido: híbrido pleno (HEV)
- Combustível: gasolina
- Motor a combustão: 1.6 Kappa
- Potência combinada: 141 cv
- Consumo: 19,8 km/l na cidade e 17,7 km/l na estrada
Toyota Corolla Cross XRX Hybrid — Foto: divulgação/Toyota
A Toyota tem versões a combustão e híbrida do Corolla Cross. O visual é idêntico, e as únicas diferenças estão no tom azulado no logo da fabricante e nas rodas de liga leve de 18 polegadas. O SUV é um dos poucos híbridos com motor flex no Brasil, tecnologia em que a montadora é pioneira.
Por dentro, o painel de instrumentos tem 12,3 polegadas. Uma curiosidade: o modelo marca o fim do antigo freio de estacionamento manual da Toyota, com acionamento pelo pé. A partir da versão 2025, já disponível para compra, o Corolla Cross utiliza um botão no lugar do terceiro pedal.
- Preço: R$ 202.690
- Tipo de híbrido: híbrido pleno (HEV)
- Combustível: flex
- Motor a combustão: 1.8 VVT-i de 16V
- Potência combinada: 122 cv
- Consumo: 17,7 km/l na cidade e 14,6 km/l na (gasolina) / 12,5 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada (etanol)
BYD Song Pro — Foto: divulgação/BYD
O BYD Song Pro é a versão menos equipada do Song Plus, por mais que o sufixo do primeiro sugira o contrário. Mesmo em um patamar de preço menor, o SUV entrega itens de segurança e conforto, como sistema de câmeras em 360°, farol com acendimento automático, purificador de ar, além de retrovisor externo com sistema de aquecimento.
O carro é um dos modelos híbrido plug-in mais baratos do Brasil. A autonomia total do Song Pro alcança 1.100 quilômetros quando o tanque de 52 litros está cheio e a bateria totalmente carregada.
Existem duas versões deste veículo, uma delas com a autonomia maior da bateria no modo 100% elétrico. Enquanto versão de entrada (GL) pode percorrer 71 km com uma carga, a topo de linha (GS) chega a 110 km.
- Preço: R$ 195.800 (GS) e R$ 199.800 (GL)
- Tipo de híbrido: híbrido plug-in (PHEV)
- Combustível: gasolina
- Motor a combustão: 1.5 aspirado
- Potência combinada: 235 cv
- Consumo: 15,2 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada
BYD King — Foto: divulgação/BYD
O BYD King chegou ao Brasil recentemente com a missão de destronar o Corolla do topo da lista de mais vendidos. Um trunfo do carro é ser o primeiro sedan híbrido plug-in do Brasil.
Assim, o carro também registra um dos menores consumos da lista, marcando 44,2 km/l quando as baterias estão totalmente carregadas. São duas versões do King, um com conjunto capaz de armazenar 8,3 kWh (GS) e outro entregando 18,3 kWh (GL).
Em modo 100% elétrico, as versões do BYD King podem percorrer 32 km e 80 km, respectivamente.
- Preço: R$ 175.800 (GL) e R$ 187.800 (GS)
- Tipo de híbrido: híbrido plug-in (PHEV)
- Combustível: gasolina
- Motor a combustão: 1.5 aspirado
- Potência combinada: 209 cv (GL) e 235 cv (GS)
- Consumo: 44,2 km/l na cidade e 36,7 km/l na estrada (GS) / 43,3 km/l na cidade e 32,7 km/l na estrada (GL)
Tiggo 7 Pro Hybrid Max Drive — Foto: divulgação/Caoa Chery
Este é um SUV médio e o primeiro da lista com sistema híbrido leve, onde a bateria de 48V e um motor gerador oferecem auxílio ao motor a combustão em acelerações e arrancadas, entregando 10 cv de potência extra. Com ação limitada do motor elétrico, o consumo de combustível não é dos menores.
O Chery Tiggo 7 Pro Hybrid Max Drive sai de fábrica com pacote de auxílio ao motorista, como piloto automático adaptativo, freio autônomo de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro e até aviso de saída de faixa.
- Preço: R$ 173.990
- Tipo de híbrido: híbrido leve (MHEV)
- Combustível: flex
- Motor a combustão: 1.5 turbo
- Potência combinada: 160 cv
- Consumo: 11,6 km/l na cidade e 11,4 km/l na (gasolina) / 8,5 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada (etanol)
Tiggo 5X Pro Hybrid Max Drive — Foto: divulgação/Caoa Chery
O Tiggo 5X Pro Hybrid Max Drive é o último dos SUVs desta lista, o menor da dupla da Caoa Chery.
Em motorização este carro tem o mesmo sistema híbrido leve do Tiggo 7 e isso significa motor 1.5 turbo que aceita etanol e gasolina, auxiliado por bateria de 48V capaz de adicionar 10 cv na potência combinada. Assim como seu irmão maior, o consumo não chama atenção.
Por dentro, o Tiggo 7 também é mais comedido. Ele tem central multimídia de 10,25 polegadas e painel de instrumentos digital de 7 polegadas. Parece pequeno, mas é maior que o utilizado pela Volkswagen na Kombi elétrica (ID.Buzz), por exemplo.
- Preço: R$ 147.990
- Tipo de híbrido: híbrido leve (MHEV)
- Combustível: flex
- Motor a combustão: 1.5 turbo
- Potência combinada: 160 cv
- Consumo: 11,8 km/l na cidade e 12,3 km/l na (gasolina) / 8,7 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada (etanol)
Arrizo 6 Pro Hybrid — Foto: divulgação/Caoa Chery
O Arrizo 6 Pro Hybrid é o segundo sedan desta lista e ele foi, por bastante tempo, o carro híbrido mais barato do Brasil. Ele segue a mesma motorização híbrida leve dos outros dois Tiggo, entregando bateria de 48V para 10 cv extras de potência. Mas o consumo deste veículo é menor que os SUVs.
Mesmo em um patamar mais econômico, o sedan conta com direção elétrica, painel de instrumentos com 10,25 polegada e central multimídia de mesmo tamanho, sistema de câmeras em 360° e alertas para ponto cego e tráfego cruzado.
- Preço: R$ 139.990
- Tipo de híbrido: híbrido leve (MHEV)
- Combustível: flex
- Motor a combustão: 1.5 turbo
- Potência combinada: 160 cv
- Consumo: 12,5 km/l na cidade e 13,5 km/l na (gasolina) / 8,9 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada (etanol)
Kia Stonic — Foto: divulgação/Kia
Por fim, o carro híbrido mais barato do Brasil é o Kia Stonic. O foco dele está na economia e por isso é o único carro desta lista com motor 1.0 turbo. O sistema elétrico é híbrido leve e ele, assim como os carros Chery, utiliza bateria de 48V.
Como estamos no menor patamar de preço, a lista de itens do Kia Stonic é menos pomposa. Ele tem ar-condicionado automático e acendimento automático de faróis, mas fica devendo um sistema de auxílio ao motorista.
Para aproveitar melhor o sistema híbrido, um modo de condução chamado de “velejar” desliga o motor quando a inércia consegue manter o veículo em velocidade elevada.
- Preço: R$ 134.990
- Tipo de híbrido: híbrido leve (MHEV)
- Combustível: gasolina
- Motor a combustão: 1.0 turbo
- Potência combinada: 120 cv
- Consumo: 13,7 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada
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