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Esportivo inglês chega ao Brasil em três versões, a partir de R$ 426,3 mil.
Versão topo de linha tem um V8 de 550 cv, e alcança os 300 km/h.
Depois dele, a marca passou por diversas mãos, mas nunca teve outro esportivo com o mesmo apelo. Em 2008, tudo mudou quando a Ford vendeu a Jaguar para a indiana Tata Motors.
A nova dona, a mesma que lançou o Nano, "carro mais barato do mundo", resgatou na Jaguar um passado glorioso e resolveu investir em modelos com foco no desempenho, trazendo de volta a face mais esportiva da marca.
Duas delas são equipadas com motor V6, de 340 ou 380 cavalos e a outra, inédita, tem um V8 de 550 cv. Na comparação com o V8 do Cabrio, o cupê é 55 cv mais potente. No Brasil, os preços começam em R$ 426,3 mil, na versão V6. Na V6 S, de 380 cv, o valor sobe para R$ 497,7 mil. E na V8 R chega aos R$ 662 mil.
Além da diferença de 170 cv e R$ 165 mil, o V8 R conta com mais aparatos tecnológicos, como o Diferencial Eletrônico Ativo e a vetorização de torque. Os dois sistemas trabalham juntos.
Ao menor sinal de que a roda interna está perdendo tração, a central aciona o freio destas, impedindo que elas girem em falso, e envia mais torque para a roda externa, a fim de melhorar a dirigibilidade e o desempenho do veículo. Com eles, a experiência de conduzir o F-Type V8 se torna ainda mais próxima à de guiar um carro de corrida.
Além de um desempenho melhor do que os discos padrão (de, respectivamente, 380 mm e 325 mm na S e 380 e 376 mm na R), o conjunto ainda reduz o peso do esportivo em 21 kg. Quando o carro é equipado com o opcional, as pastilhas ganham capas amarelas.
Jaguar F-Type Coupé (Foto: Divulgação)
A partida é feita por um botão dourado, no console central. Toda programação de suspensão, câmbio, direção e motor pode ser feita na tela sensível ao toque no console central. Ela também reúne outras funcionalidades, como GPS, rádio e aceleração lateral, mostrada em um gráfico de Força G.
Jaguar F-Type Coupé (Foto: Divulgação)
O evento de lançamento do F-Type Coupé aconteceu no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Lá, estavam disponíveis as versões V6 S e V8 R. O G1 avaliou as duas na pista, por aproximadamente 6 voltas, ou pouco mais de 25 km.
Segundo a marca, o F-Type V6 acelera de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, com velocidade máxima de 260 km/h. O V6 S cumpre a mesma prova em 4,9 segundos, com 275 km/h de máxima. Já o V8 R acelera da imobilidade aos 100 km/h em 4,2 segundos e atinge 300 km/h.
Durante o teste em Interlagos, o carro permaneceu longe de seu limite, até porque a pista estava úmida, mas em momento algum deixou de ser veloz. Além de uma aceleração exemplar nas retas, o comportamento em curvas é equilibrado.
A transmissão automática de oito marchas fabricada pela alemã ZF é rápida e eficiente nas trocas, tanto para cima como para baixo. Mesmo com opção de mudar as marchas na alavanca ou nas borboletas de alumínio atrás do volante, o melhor conselho, se o piloto busca desempenho, é deixar a alavanca no modo Sport.
Jaguar F-Type Coupé (Foto: Divulgação)
Nas versões V6, há duas saídas centrais do escape, enquanto na V8, são quatro: duas duplas, posicionadas nas extremidades. A explicação é que o F-Type R conta com escapamento ativo: duas das quatro saídas fazem a função de reforçar o ronco do motor.
O recurso altera o fluxo dos gases, tornando a trajetória até a saída mais rápida e direta.
Mesmo nas versões V6, é possível ouvir de longe o F-Type se aproximando. Ainda mais evidente é a sinfonia do motor V8. Quando equipado com o escapamento ativo, o ronco acaba se tornando (ainda) mais estridente e se faz notar de longe.
A cada redução de marcha há um estalo seco, que, mesmo com os vidros fechados, é possível ouvir claramente.
O som do motor é tão chamativo que aqueles mais puristas ou apaixonados por carros talvez nem notem um outro som do veículo, vindo do ótimo rádio Meridian, com 12 alto-falantes e dois subwoofers, que totalizam 770W de potência.
Jaguar F-Type Coupe (Foto: Divulgação)
Uma remissão clara ao E-Type são os contornos musculosos das rodas traseiras, assim como a caída do teto e as lanternas, posicionadas horizontalmente e com linhas finas e suaves.
Mesmo homenageando um carro de mais de 50 anos, o F-Type inspira modernidade, desde o símbolo da Jaguar na grade até o ponto mais extremo da traseira.
Alguns detalhes são marcantes, como as luzes diurnas, que, do lado direito, lembram um J. A empresa afirma que a coincidência é proposital. As maçanetas, para melhorar a aerodinâmica, ficam recolhidas, aparecendo apenas no momento de abrir ou fechar as portas.
Outra solução para melhorar o fluxo de ar pelo carro é o aerofólio traseiro, que é acionado eletronicamente aos 112 km/h em acelerações e é recolhido quando a velocidade fica abaixo de 80 km/h. Com o aparato, é adicionada uma força equivalente a 120 kg na traseira do carro, ajudando na estabilidade.
O desenho é praticamente idêntico ao da versão conversível, com exceção, obviamente, do teto. Este, inclusive, pode ser de alumínio, assim como a carroceria, ou receber um vidro, tornando-se um teto panorâmico. Segundo a marca, o cupê é até 80% mais rígido do que a versão sem teto.
A carroceria, nos dois casos, é toda de alumínioe não tem sequer um parafuso ou ponto de solda. Para conseguir tal façanha, a marca utiliza uma única placa de alumínio, prensada a frio.
Porsche 911: guerra declarada
Durante toda a apresentação do F-Type, a Jaguar deixou muito evidente que tem um grande rival a bater: o Porsche 911. “O 911 é um carro de corrida, assim como o nosso. Hoje, o território é deles, mas logo será nosso”, afirma o gerente de produtos da Jaguar Land Rover do Brasil, Marcos Saade.
Na prática, o F-Type V8 R concorre diretamente com o 911 Carrera S, que custa R$ 629 mil. Apesar de ter motor menor e menos potente, o alemão tem desempenho semelhante ao do esportivo inglês, que vai de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e tem velocidade máxima de 302 km/h.
A estratégia da Jaguar para combater o rival alemão, é oferecer, além de um ótimo produto, uma rede de concessionárias mais recheada, amparada por uma marca de maior volume de vendas, como a Land Rover.
Atualmente, há 9 concessionárias, mas a marca prevê que, até o final de 2015, sejam 16. Mais pra frente, a empresa espera unificar os showrooms com a Land Rover, expandindo a visibilidade da marca mais esportiva, e levando seus modelos para 42 pontos de venda.
Com a guerra contra a Porsche declarada, a Jaguar corre em busca do território deixado pelo lendário E-Type quase 40 anos atrás. E, assim como seu "avô", o F-Type tem tudo para ser lembrado daqui 40 anos com um dos ícones da indústria automotiva.
Jaguar F-Type Coupé (Foto: Divulgação)
Rua Décio Monte Alegre, 20
Bairro Santa Cruz -Valente - Bahia - Brasil.
Funcionamento:
das 05:00 às 00:30
das 05:00 às 00:30
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