Total de visualizações de página

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Crescimento desordenado pode ter causado acidente em base na Antártica

GIPOPE - LOGÍSTICA.

NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
BRASIL --\\-- CIÊNCIA & TECNOLOGIA -- [ ESTAÇÃO CIENTÍFICA NA ANTÁRTICA ]


Especialistas avaliam que base deveria ser menor.


*** PUBLICIDADE || Gipope® - Gariba's. 2.012
Quem pesquisa compra aqui!
Rua Antônio Edil , 34 - Valente - Bahia



Contato: 075 - 3263 - 3207 --\\-- 075 - 8119 - 7016

||____________._____________-_______ __________$.$_______________-______ ______________________||

*** TUDO PARA SUA CONSTRUÇÃO COM O MELHOR PREÇO DA CIDADE! ***
||Xx.___________________ ___ __...______ .. _______....--....______ .. _______ ... ____ ___ ____________________________.xX||

Publicado:
Atualizado:
*$.-=-.$* RIO - O ministério da Ciência e Tecnologia divulgou esta tarde nota oficial na qual "lamenta profudamente" o acidente na Estação Comandante Ferraz, na Antártica, que resultou na morte de pelo menos um militar. Na nota, o ministro Marco Antônio Raupp afirma que, apesar do acidente, está disposto "em manter, sem interrupções, em parceria com a Marinha, as importantes pesquisas realizadas pelo Brasil na Antártida".


Heitor Evangelista, professor do Departamento de Biofísica e Biometria da Universidade do Estado do Rio (Uerj), disse que o crescimento desorganizado da base pode ter proporcionado as condições para o acidente deste sábado.


- O conceito da base não é muito bom. Enquanto em quase todas as outras os módulos são independentes, nela, são contínuos. Mas todo mundo que trabalha lá sabe dos perigos e está preparado - disse o pesquisador, que não estava na Antártica hoje - Muita coisa pode ter acontecido. Há muitas formas de aquecimento, há tanques de combustível e há muita gente no verão.


Um dos maiores especialistas brasileiros no continente antártico e cientista sênior do programa antártico-brasileiro, Jefferson Cardia Simões, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi informado sobre o acidente na manhã deste sábado. Simões ponderou que o governo precisa, com urgência, reavaliar as dimensões da estação Comandante Ferraz, o que, em sua análise, será determinante para o futuro do projeto brasileiro no continente.


- É preciso que o Brasil estude o tema e veja até que ponto a atual dimensão (física) da estação é adequada. Ela poderia ser menor - afirmou o cientista.


Outro integrante do programa, que pediu para não ser identificado, afirmou, entretanto, que, após um aumento substancial do volume de recursos empregados na operação, o programa voltou a enfrentar dificuldades para estabilizar o orçamento das operações na Antártica. O que chama de estabilização representa a garantia de fluxo financeiro para o desenvolvimento de pesquisas e para assegurar a própria sobrevivência dos pesquisadores na região.


O mesmo cientista, que ainda não tem informações sobre a situação dos colegas transferidos para Punta Arenas, falou sobre o naufrágio da embarcação com 10 mil litros de óleo, noticiada pelo jornal “O Estado de S. Paulo”. A "chata", embarcação cujo único propósito é o armazenamento de carga, afundou, mas, no atual momento, não existe risco de vazamento. Ele explicou que a embarcação tem revestimento duplo e que o resgate é a garantia de que não haverá vazamento de óleo no mar.


- O que não pode é deixar a embarcação afundada. Se ela for retirada, não há risco de vazamento. Só se houvesse uma condição muito inesperada - explico o cientista, ao informar que o continente antártico é muito propício a este tipo de acidente, em razão das características do solo.


De acordo com o Ministério da Defesa, não há vítimas entre os cientistas. Leia abaixo, a íntegra da nota do MCT.
"O Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação (MCTI) lamenta profundamente o acidente ocorrido na madrugada deste sábado (25/02) na Estação Comandante Ferraz, na Antártida, que acarretou o desaparecimento de dois militares da Marinha Brasileira.


O MCTI, que sempre contou com apoio da Marinha, lembra a importância da presença estratégica do Brasil na Antártida, por meio da Estação Comandante Ferraz, que tem como fim exclusivo a pesquisa cientifica.


A Estação abriga pesquisadores brasileiros que realizam estudos sobre os efeitos das mudanças climáticas na Antártida e suas consequências para o planeta, além de pesquisas sobre a vida marinha e a atmosfera. Os trabalhos são financiados por bolsas concedidas pelo Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência de fomento vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.


O Ministro Marco Antonio Raupp vem neste momento solidarizar-se com os trabalhadores da Estação Comandante Ferraz, seus familiares, e com os cientistas de todo o país, e reafirmar seu empenho em manter, sem interrupções, em parceria com a Marinha, as importantes pesquisas realizadas pelo Brasil na Antártida".

...---------------==---------------------------------------------------------------------------------------==--------------...
LÊU PIZZARIA - Rua Pedro Álvares Cabral, 477 - Bairro Cidade Nova -Valente - Bahia.
Celular. 075 - 8263 - 0193Celular. 075 - 8123 - 1082
Pioneirismo e Qualidade Conservando a Tradição do Sabor Caseiro!
.__________________________________________________________________________________________________________.
Gipope 
®
 
------------------------__  --------------------2.012 -- 2.012-----------------------___------------------------------
 
-s'abiraG

Nenhum comentário:

Postar um comentário